Início Previsões 2022 O melhor da aromaterapia: 2022 será muito mais que cheiroso

O melhor da aromaterapia: 2022 será muito mais que cheiroso

0
2353
Aromaterapia 2022

Está procurando uma alternativa mais saudável para ter qualidade de vida? Aposte na melhor terapia holística: a aromaterapia. 2022 é o ano em que você pode, além de ficar cheirosa, resolver diversos problemas.

Para quem não sabe, a aromaterapia é o uso tópico ou inalado de essências vegetais aromáticas – os óleos essenciais – para apoiar o bem-estar e ajudar a manter o equilíbrio da mente, corpo e espírito.

Sendo uma arte e também uma ciência, o uso dos óleos essenciais e de plantas aromáticas é uma abordagem verdadeiramente holística e dinâmica para o bem-estar. Além disso, ela é enraizada em antigas tradições e pesquisas científicas modernas.

Dessa forma, a aromaterapia é uma forma confiável, eficaz e totalmente natural de otimizar sua saúde e despertar sua vibração. Quer saber mais, veja o vídeo abaixo!

Uma ótima alternativa para quem anda estressado e não quer isso para o ano novo, o ideal é usar a aromaterapia em 2022. Ou seja, a combinação de produtos que podem ser pulverizados, inalados ou em um difusor de óleo essencial promovem o revigoramento, a elevação do ânimo, o foco mental e um relaxamento suave.

Aliás, o relaxamento é, de fato, uma das áreas em que a aromaterapia realmente brilha. E tudo isso começa a partir do momento em que os óleos essenciais começam a ser escolhidos. É comum as pessoas sorrirem ao respirar fundo e perceberem um cheirinho maravilhoso

Os óleos essenciais têm a capacidade única de afetar nossos sistemas nervosos direta e imediatamente. O cheiro é o único sentido que viaja diretamente para o cérebro, interagindo com o sistema límbico sem quaisquer filtros. Quem já não se pegou fazendo uma viagem ao passado quando sente um cheiro de algo comum na infância, não é mesmo?

Óleos essenciais na aromaterapia: 2022 com cheiro de quê?

Índice do Conteúdo

Os óleos essenciais são extratos vegetais concentrados que têm propriedades que são muito benéficas para as pessoas. Para ter uma idéia, é necessário uma quantidade enorme de material vegetal para fazer óleos essenciais.

Por exemplo, para fazer o equivalente a um quilo de óleo essencial de rosa ou erva-cidreira, é preciso de 2 toneladas de pétalas de rosas ou erva cidreira. Ou seja, como é necessário muito da planta para fazer um óleo essencial, é um poderoso medicamento natural.

No entanto, muitos confundem o óleo essencial com a essência. Apesar de terem o “mesmo cheiro”, não possuem as mesmas propriedades. Os óleos essenciais que você utilizará na aromaterapia em 2022 possuem muitos princípios ativos que auxiliam nossa mente e corpo.

Em contrapartida, as essências só servem para perfumar, já que não tem princípios ativos funcionais. Quer entender melhor essa diferença? Assista o vídeo abaixo que nossos colegas do Astrocentro fizeram.

Agora que já sabe que para fazer aromaterapia é preciso de óleos essenciais (e não essências), vamos descobrir qual o cheirinho gostoso mais combina com você?

Aromaterapia: 2022 com cheiro de Gengibre (Zingiber officinale)

Muito usado na culinária, ele também é um poderoso aliado na aromaterapia. Para 2022 ser incrível, use óleo essencial de gengibre para:

  • Evitar ou diminuir náuseas. Queridinho das mulheres grávidas que enjoam com facilidade, o gengibre também é muito utilizado por pacientes em tratamento quimioterápico;
  • Diminuir ou até mesmo eliminar dores nas articulações. O gengibre tem grande potencial anti-inflamatório. O uso desse óleo essencial em banhos e pomadas ajudam bastante nos processos de dores;
  • Ajudar nos processos de prisão de ventre. O que poucos sabem, é que o gengibre tem efeito laxativo e ajuda no trânsito intestinal.

Aromaterapia: 2022 com cheiro de Toranja (Citrus paradisi)

Esse fruto da mistura da laranja com pomelo, não só é delicioso como tem propriedades incríveis nos tratamentos baseados na aromaterapia. Em 2022, utilize esse óleo essencial se quiser:

  • Diminuir o estresse;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Ter uma pele incrível. O óleo essencial de toranja tem propriedades antimicrobianas e anti-infecciosas que auxiliam no tratamento de acne e queimaduras.

Aromaterapia: 2022 com cheiro de Canela (Cinnamomum verum)

Chás, bolos, e doces já contam com esse super ingrediente. O que você não sabe é que ele tem propriedades fabulosas e é muito usado em aromaterapia. Para 2022 ter o calorzinho da canela, saiba as propriedades ocultas:

  • Bactericida;
  • Fungicida;
  • Antioxidante;
  • Antidiabética;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda no crescimento capilar.

Aromaterapia: 2022 com cheiro de Bergamota (Citrus bergamia)

O cheirinho de bergamota é inconfundível e sentido de longe. Muito refrescante e energizante, esse óleo essencial tem mais funções na aromaterapia. Se em 2022 você quer mais saúde, aposte na bergamota. Conheça mais benefícios:

  • Calmante;
  • Bactericida;
  • Anti-inflamatório;
  • Analgésico;
  • Combate intoxicação alimentar;
  • Diminui o colesterol.

Dicas de ouro que valem mais do que dinheiro!

É sempre bom lembrar que a aromaterapia pode ser feita de várias formas, inclusive com uso tópico. No entanto, isso só pode ser feito com orientação adequada, pois, como já dissemos, ele é muito concentrado. Portanto, muito poderoso.

Além de alergias, você pode contribuir para que ele não tenha mais efeitos sobre você. Pensando nisso, vamos relembrar formas de fazer aromaterapia?

  • Vapor: pingue algumas gotas de óleo essencial em uma bacia com água quente o suficiente para produzir vapor. Aspire lentamente esse vapor e segure a respiração por alguns segundos;
  • Difusores eletrônicos: Os difusores atuam de forma similar ao método anterior. No entanto, ele não solta um vapor quente, mas sim uma “nuvenzinha” refrescante e aromatizada. Pingue algumas gotas no difusor e o deixe trabalhar por você;
  • Colares difusores: você pinga algumas gotas no pingente e o usa no pescoço;
  • Aromatizador de ambientes: os óleos essenciais podem ser diluídos e utilizados em borrifadores para deixar o ambiente mais cheiroso;
  • Óleos e cremes: a combinação de óleos essenciais podem ser misturadas em óleos vegetais, como os de semente de uva, abacate e amêndoas, para massagens. Também podem ser utilizados cremes neutros para isso;

Por fim, mas não menos importante, se você gosta muito do assunto e quer saber mais, nós temos um Curso de Aromaterapia que é bárbaro! E se quiser ir além, também tem um curso sobre O Poder das Ervas que complementa o de aromaterapia.

Já que gostou dessa matéria, certamente vai curtir essas outras duas:

 

Grande abraço e até a próxima! 🌺🍃

5/5 - (1 vote)

Estamos Online