Início Previsões 2022 Como a constelação familiar vai transformar seu 2022?

Como a constelação familiar vai transformar seu 2022?

0
1713
Constelação familiar

A constelação familiar é um método de exploração das dinâmicas que se baseiam na observação da pessoa inserida em sua própria família. Ficou complicado? A gente descomplica!

Em outras palavras, esse método desvenda a origem dos problemas do constelado baseado na interação que ele tem com a família. Pois, muito do que vivemos no momento atual é uma somatória de desejos e frustrações de todos os nossos parentes, tanto os vivos quanto os que já fizeram a passagem.

Quando e como surgiu a constelação familiar?

Índice do Conteúdo

Bert Hellinger é o grande responsável por esse método terapêutico que tanto ajuda as pessoas. Hellinger foi um estudioso de teologia e pedagogia, que expôs suas teorias sobre constelações familiares a partir de 1980 argumentando que:

“a vida de cada um de nós é condicionada por destinos que podem derivar do sistema familiar e que eles não nos tornam completamente livres, embora muitos de nós pensem que o somos.”

As constelações familiares servem justamente para isso, para trazer à luz problemas “escondidos”. Esses problemas causam muito sofrimento em várias partes da nossa vida: do pessoal ao profissional , da saúde ao amor e assim por diante.

Cada um de nós faz parte de uma família com a qual vivemos e à qual estamos vinculados, gostemos ou não. Muitas vezes repetimos conflitos e desconfortos em nossas experiências, ou carregamos nos ombros pesos que não nos pertencem.

Ou ainda, sem o nosso conhecimento, vivemos o trágico destino de um familiar que está desaparecido há muito tempo e nunca foi conhecido. E não estamos falando em desaparecimento do tipo sequestro, estamos falando daqueles parentes que a família isola por um problema ou outro.

Todas essas histórias nos amarram de forma negativa à família, impedindo a gente de olhar para frente com força e alegria para ter sucesso na vida. Quer saber mais? Acompanhe o vídeo abaixo.

Como funciona a constelação familiar?

As constelações familiares ocorrem com muita facilidade e, na maioria das vezes, em grupo.

Após uma breve conversa com o facilitador sobre o problema que quer resolver e os envolvidos, a dinâmica da constelação tem início. O facilitador, ou o próprio constelado (a pessoa que quer fazer a constelação para resolver um problema), escolhe um representante para cada membro da família envolvido na situação.

Em seguida, os coloca diante de um grupo e deixa a dinâmica ter início, como posicionamento das personagens. Nesse ponto, cabe ao facilitador ler os sinais verbais e não verbais que os representantes compartilham.

O facilitador vai guiando toda a constelação até chegar a um ponto que poderíamos definir como “paz”. É nessa hora em que todos os representantes sentem que estão no lugar certo.

Por fim, o facilitador faz uma leitura geral da situação e estabelece as frases sistêmicas (frases de cura) que devem ser faladas pelo constelado para a família que ali está representada. E esse é o momento em que se finda a sessão de constelação familiar.

Conheça algumas das frases sistêmicas mais utilizadas:

  • “Se eu, ou meus ancestrais te causamos algum mal, eu sinto muito, por favor nos perdoe”;
  • “Teve que ser como foi”;
  • “Eu faço algo bom com isso”;
  • “SIM, para tudo como foi”;
  • “Eu respeito o seu destino”
  • “Eu respeito as suas escolhas”;
  • “Está tudo bem”;
  • “Eu vejo você”;
  • “Você veio antes”;
  • “Eu permito que você me veja”.

Quanto tempo dura uma constelação familiar?

Não há um tempo específico para a duração da constelação familiar, ela pode durar 20 minutos, bem como uma hora ou mais. Cabe à sensibilidade do facilitador entender quando surgiu a dinâmica familiar e o constelado conseguiu absorver e entender o que estava acontecendo e como pode ser mudado.

Que tipos de problema a constelação familiar pode tratar?

A constelação familiar consegue cuidar de quase todos (senão todos) os problemas que envolvem a esfera dos relacionamentos. Afinal, nos relacionamos com o mundo a partir do tipo de vivência que tivemos com nossa família.

Mas se eu não conhecer minha família, como posso constelar uma vivência que não tive? Vai constelar essa ausência e como você se relaciona com ela e como isso impacta sua vida atual.

Veja abaixo os problemas mais comuns constelados.

  • Problemas conjugais;
  • Desavenças familiares;
  • Problemas emocionais;
  • Divergências profissionais;
  • Vícios;
  • Saúde física.

Faça de 2022 um ano liberto das correntes negativas!

Quer começar 2022 com menos problemas e mais leveza? Provavelmente a constelação familiar pode fazer isso por você com maestria. Inclusive, quando você participa de uma constelação, seja como constelado ou apenas como observador, isso reverbera não só na sua vida, como na dos seus familiares de forma indireta.

Pense nessa situação como nós sendo desfeitos aos poucos e te desobrigando de carregar as dores e anseios dos antepassados sem ter que cortar relações ou negar a existência deles.

E após a prática da constelação, ela reverbera por sua vida durante meses. Enquanto isso, você pode apostar em terapias holísticas para melhorar sua qualidade de vida. Não conhece as terapias holísticas? Saiba que ela cuida do corpo, da mente e da alma! Conheça as mais famosas:

Gostou dessa matéria e de saber mais sobre constelação familiar? Saiba que nós temos um curso de introdução a constelação familiar que é muito esclarecedor e que poderá lhe auxiliar imensamente.

Além disso, se quiser continuar lendo mais sobre os assuntos tratados aqui nesse texto, separamos as seguintes matérias:

Lembre-se que se precisar de uma ajudinha extra e de mais luz na sua vida, nós estamos aqui para segurar a sua mão. Converse com um de nossos esotéricos e esclareça suas dúvidas.

Grande abraço e até a próxima! ✨

5/5 - (1 vote)

Estamos Online