Início Outros Amizades tóxicas – Aprenda a identificar e se livrar delas

Amizades tóxicas – Aprenda a identificar e se livrar delas

0
1960
amizades tóxicas

Já dizia o ditado: “Me diga com quem tu andas que te direis quem és.” As pessoas que nos cercam podem tanto nos fazer voar quanto nos puxar para baixo, deixando-nos sem autoestima e sem confiança para correr atrás dos nossos sonhos.

Por vezes, é difícil identificar uma amizade tóxica, mesmo que os sinais sejam claros, justamente pelo apego que temos a essa pessoa, às vezes, porque ela fez parte da nossa infância ou passou por um momento importante junto da gente.

No entanto, para ser feliz, é preciso nos cercar de pessoas que nos tragam felicidade e não tristeza.

O que é uma amizade tóxica?

Índice do Conteúdo

Chamamos de amizades tóxicas aqueles laços que temos com pessoas que só nos fazem mal. São “amigos” que fingem querer o nosso bem, mas não fazem nada para nos deixar felizes.

Normalmente, somente nos usam quando precisam de ajuda ou quando veem que podem se beneficiar de alguma forma de algo que temos para dar. Não necessariamente querem se aproveitar da gente de forma financeira ou material, mas de nossas habilidades, influências e sentimentos.

Uma pessoa tóxica sente necessidade de descarregar suas emoções negativas em alguém, sendo esse “amigo” o alvo de sua pior face.

Tipos de amizades tóxicas

Existem diversos tipos de amizades tóxicas, mas os principais são:

  • Amigo vitimista: a pessoa está sempre sofrendo e reclamando por tudo. Muitas vezes, se utiliza do drama para te manipular e sempre conseguir o que quer de você. Esse tipo de amizade tóxica também faz você se sentir culpado por questões que você não tem a menor responsabilidade sobre.
  • Amigo invejoso: é aquele amigo que não fica feliz com seu sucesso e suas conquistas, chegando até mesmo a desqualificar suas vitórias e minando sua autoconfiança. Ele deseja ter o que você tem e não vê os esforços que você faz para conseguir.
  • Amigo competitivo: esse tipo de pessoa sempre vai ter algo melhor ou pior do que aquilo que você tem. Se você comprou um carro novo, ele vai dizer que o dele é melhor porque não gasta tanta gasolina. Você passou por uma situação constrangedora no trabalho? Mas com certeza não foi pior do que a situação pela qual ele passou.
  • Amigo pessimista: é aquele que sempre vê o lado negativo das coisas e consegue te deixar triste mesmo quando você está super feliz com alguma novidade. Ele vai sempre apontar os pontos negativos de qualquer situação.
  • Amigo sem noção: é aquele que está sempre te expondo em público, fazendo piadas de você e te colocando em situações que te deixam vulnerável. O que ele faz com você é o famoso bullying.

Amizade tóxica – Como identificar?

Nem sempre conseguimos identificar os sinais de uma amizade tóxica, mesmo eles sendo bem claros. Isso acontece porque estamos tão envolvidos na manipulação do outro ou temos tanto apego àquele laço, que não enxergamos – ou não paramos para refletir – o quanto aquela amizade nos faz mal.

Para te ajudar a identificar uma amizade tóxica com mais facilidade, listamos abaixo as principais características.

Você está dando mais do que está recebendo

Em qualquer relacionamento, temos que dar e receber na mesma proporção. Se você sempre se esforça para estar com seu amigo, mas não vê esse mesmo esforço vindo do outro lado, ligue o sinal amarelo!

Pense em quantos favores você já fez por seu amigo e quantas vezes você se desdobrou em mil para ajudá-lo em algo. Ele já fez o mesmo por você ou quando você pede algum favor, ele nunca pode realizar?

E nem precisa pensar em situações muito complexas, não. Esse sinal aparece mesmo nos pequenos detalhes. Por exemplo, você sempre escuta com atenção todo o desabafo do seu amigo, suas histórias e reclamações. Mas quando a conversa é sobre você, ele precisa ir embora ou dar um jeito de mudar o assunto e trazer ele para o centro das atenções.

Você não gosta de receber mensagem da pessoa

Quando a pessoa te manda um áudio, você não tem a menor vontade de ouvir porque tem certeza que ela irá te pedir algum favor ou falar algo que você não vai gostar.

Ou então, você fica com receio do que irá responder porque tem medo de como a pessoa irá reagir. Está sempre pisando em ovos nas conversas com ela.

Na verdade, você não gosta muito de trocar mensagens com essa pessoa, já que ela sempre te deixa preocupada, desconfortável ou angustiada.

Você não gosta de si mesma quando está com seu amigo

Uma pessoa tóxica tem uma grande capacidade de influenciar as outras pessoas e fazê-las agir como ela.

Se você sente que acaba se comportando de uma maneira que você não gosta quando está junto desse amigo, alerta máximo! Devemos passar bem longe de pessoas que trazem nosso pior à tona.

Você compete com ele

Pequenas competições entre amigos é até saudável, principalmente dentro de um jogo ou esporte. No entanto, essa atitude começa a ficar preocupante quando ela extrapola os jogos e permeia a relação pessoal.

Mesmo que vocês trabalhem na mesma empresa ou estejam disputando a mesma vaga de trabalho, a pessoa pode até ficar triste por não ter conseguido a vaga, mas se for realmente sua amiga, ficará feliz por ter sido você a selecionada.

É ainda pior quando além de competir com você, o amigo tóxico também tenta puxar o seu tapete. Ou seja, tem atitudes que irão prejudicar você diretamente.

Normalmente, esse tipo de comportamento está ligado a um prazer do outro em ver o amigo se dar mal.

Passou por algo parecido? Fuja dessa amizade porque ela é muito tóxica!

Você acha que seu amigo não tem boas intenções

Ninguém é perfeito e todo mundo comete erros em uma amizade. No entanto, é importante avaliar se a pessoa te feriu de caso pensado ou acidentalmente.

Seu amigo te coloca para baixo

Um sinal claro de amizade tóxica é aquele amigo que vive te colocando para baixo, apontando suas falhas e lembrando seus erros. Só sabe te criticar e nunca te elogia por nada. Ele é mestre em mexer em suas feridas, te deixando mal e insegura.

Fala mal de você pelas costas

Outra característica de uma amizade tóxica é quando a pessoa fala mal de você pelas costas e conta seus segredos para outras pessoas.

Ficou desconfiada que seu amigo andou espalhando fofoca de você, alerta vermelho máximo!

Só fala dele

Seu amigo adora conversar com você sobre os problemas deles, mas nunca para para ouvir os seus desabafos. As suas emoções, vitórias e decepções não são relevantes nem interessantes para ele. Amigos tóxicos acreditam que o mundo gira ao redor deles.

Fazer drama por qualquer coisa

O drama normalmente é uma arma utilizada pelo amigo tóxico para manipular você e conseguir tudo o que quer.

Ele também é mestre em culpar você pelos problemas dele, mesmo que você não tenha nada a ver com a situação. No entanto, a pessoa é tão enfática nas acusações que você acaba se sentindo culpada e fazendo o que ela quer como forma de pedir perdão por algo que você nem cometeu.

Se você tem caído nessas armadilhas, deixando de fazer coisas importantes para você para atender aos milhões de pedidos do seu amigo, fique ligada!

“Discretamente” humilha você em público

Amigos tóxicos têm o péssimo hábito de fazer comentários maldosos em público ao seu respeito, te colocando até mesmo em saia justa.

A pessoa pode até rir ou falar que é brincadeira, mas se você se sentiu mal e incomodada, preocupe-se!

Não fica feliz com seu sucesso

Essa é uma característica clássica das amizades tóxicas. Normalmente, além de não ficar feliz com o seu sucesso, a pessoa fica incomodada e com inveja.

Por exemplo, você conta para seu amigo que foi promovida no trabalho e ele não dá a mínima. Um tempo depois, você comenta que começou a namorar e a pessoa segue sem ter uma reação positiva em relação a sua felicidade. Se essa atitude se repete com frequência, talvez esse não seja um amigo de verdade.

Como se livrar de amizades tóxicas

É claro que às vezes o amigo que está sendo tóxico não está percebendo o quanto está te fazendo mal, por isso, é importante chamá-lo para uma conversa sincera e expor os seus sentimentos, exemplificando com situações que te incomodaram e demonstraram o quanto a pessoa está te fazendo mal.

Coloque limites e diga claramente que tipos de brincadeiras você aceita e até que ponto ele pode ir com as piadas que faz ou com a forma que age com você.

Caso seu amigo demonstre interesse em mudar seu comportamento em relação a você, demonstrando que para ele é importante a sua amizade, sigam em frente aparando as arestas que forem aparecendo.

Ele não irá mudar do dia para noite, por isso é bom sempre conversar com ele quando uma situação desagradável surgir novamente.

No entanto, se você viu que a pessoa se mostrou na defensiva durante a conversa e não fez questão dos seus sentimentos e menos ainda da sua amizade, siga seu caminho sem ele. Deixe claro que essa amizade está te fazendo mal e que você prefere reduzir o contato com ele.

Vá cortando o contato com essa pessoa aos poucos, recuse convites para ir em lugares onde ela irá estar, vá se afastando. Esse será um processo doloroso, mas lembre-se que mesmo que vocês sejam amigos de longa data, nada justifica a forma como ele te trata e te faz sentir.

Não deixe uma amizade tóxica roubar sua autoestima, autoconfiança e até mesmo destruir sua felicidade e sonhos, tirando seu prazer em desfrutar momentos que deveriam ser seus.

Aproveite para verificar se há alguma energia negativa, fruto de mau olhado ou inveja, impedindo você de realizar seus sonhos fazendo uma consulta com um dos nossos esotéricos.

Nossos especialistas poderão inclusive identificar se há alguma amizade tóxica ao seu redor que tem contribuído para estagnar sua vida te enviando más vibrações.

Além disso, esse profissional poderá te indicar rituais, simpatias e banhos que te ajudarão a mudar a energia ao seu redor e trazer até você todos os seus desejos.

Clique aqui e faça agora sua consulta!

Rate this post

Estamos Online