Saiba mais sobre os Guias Ciganos na Umbanda

ciganos na umbanda

Barulhos, euforia, risadas e muita, mas muita energia no terreiro. Assim surgem os guias Ciganos, com seu comportamento livre, seus olhares imponentes e com a firmeza de pensamentos necessária para quem compreende o que realmente é essencial na vida. Muito próximos dos sentimentos humanos, a Linha dos Ciganos na Umbanda, trabalha na direita, portanto são seres de luz, mas são seres que passaram por esse mundo tomando consciência de como a corrente do Universo leva os instintos dos homens, o que os tornam importantes guias e orientadores espirituais, com grande compreensão dos nossos anseios e fraquezas.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

O povo cigano é um exemplo de força e empatia. E é por isso que eles hoje representam trabalhos regulares das Giras de Umbanda.

Os ciganos são guias espirituais que trabalharam de maneira respeitosa e que sempre demonstram o caráter fraterno de sua grande tribo. Eles entendem os rituais como forma de evolução e contribuição. Por isso realizam seus trabalhos através da força da alegria para distribuírem as melhores orientações.

É importante lembrarmos que toda a magia cigana não trabalha para serviço do mal. Mas para entregarem bem-estar, saúde, equilíbrio mental, físico e espiritual.

Quem são os Ciganos?

Os ciganos são indivíduos que colocam acima de tudo a liberdade, a fé, alegria e amor. Gostam da riqueza e do bem-estar. E toda sua comemoração origina simplesmente da alegria de viver.

Possuem a vida nômade, e se dedicam ao comércio, trocas de objetos, músicas, poemas e à dança. Acreditam fielmente no poder da natureza e no curso espontâneo da vida, por isso não se prendem em um só lugar.

Desta forma, na Umbanda

eles agem libertando, amando e transformando a vida através da alegria. Jamais serão guias que prendem ou denigrem.

Precisamos também ressaltar que nem todas as pessoas ciganas virarão espíritos de guias, pois a cultura particular desse povo não tem relação alguma com a religião de origem cultural afro. Se tornar um conselheiro espiritual dos homens, é uma decisão particular de cada alma, eles esperam com isso alcançarem um outro nível de conhecimento e sabedoria.

Outro ponto que devemos descrever é que muitas vezes esses ciganos passaram por diversas vidas nessa cultura para poderem alcançar um nível mais elevado e poderem contribuir com seus conselhos, se tornando assim, entidades ciganas.

As características dos Ciganos

O espírito de cigano ou espírito de cigana são regidos naturalmente pela alegria e independência, por isso em uma linha de trabalhos espirituais eles sempre buscam seu espaço próprio.

Todo trabalho será direcionado ao bem-estar pessoal,  social, saúde, amor, dinheiro, alegria e paz. Esse povo acredita e cultua o amor incondicional e a proteção da natureza.

Por isso, eles orientam com grande sabedoria principalmente questões amorosas e financeiras. Pois elas possuem relação com suas principais buscas terrenas. O que os permitem responder com maior profundidade sobre o assunto.

Durante giras com ciganos não é comum vermos trabalhos de quebra de demandas ou algo mais pesado. Simplesmente porque eles estão presentes para ensinarmos a encararmos os obstáculos da vida e entender o seu fluxo natural. Eles querem que todos percebam que tudo é opcional, – a dor também – e que somos livres para buscarmos o que nos trará a verdadeira felicidade.

Sua força e energia estão conectadas com a Santa Sara Kali, e eles são regidos pela Orixá Egunitá, pertencente ao Trono feminino da Justiça e da Lei, purificadora de toda energia negativa.

Nomes comuns de ciganos na Umbanda

São diversos os nomes de atribuição aos ciganos na Umbanda, os mais comuns são: Alba, Aurora, Ramirez, Esmeralda, Carmen, Dalila, Dolores, Gonçalo, Jade, Leoni, Jasmim, Ramon, Sara, Vladimir, Juan, Vladimir e Sandro.

Oferendas aos Ciganos

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá ou Guias possuem suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Suas oferendas precisam ter cores que remetem ao amor e a alegria. Também é de costume forrar o local aonde será ofertado, sendo utilizado normalmente pedaços de tecidos, folhas de vegetais ou folhas de papéis de seda.

Alguns materiais usados nas oferendas: fitas coloridas, perfumes, fumo, defumadores, imagens ciganas, lenços, moedas, Baralho Cigano, músicas, sucos, chás, vinhos, ponches, água, pulseiras, brincos, sais, colares, leques, xales, cristais, incensos, véus, doces, pães, frutas, mel, velas ,especiarias, plantas e flores.

Dias dos Ciganos

Celebra-se no dia 24 de Maio, o mesmo dia de Santa Sara.

Cores dos Ciganos

As cores utilizadas para os ciganos são:

Azul – Para purificação, paz e tranquilidade.

Verde- Saúde, cura, esperança e força.

Amarelo- Estudos, prosperidade financeira e alegria.

Vermelho – Força, proteção, trabalho, alegria, paixão e transformação.

Rosa – Amor e sentimentos bons.

Branco – Paz, purificação e elevação espiritual.

Lilás – Intuição, quebra forças negativas e proteção.

Laranja – Alegria, comemoração e prosperidade.

Essas cores também são denominadas como o arco-íris cigano.

Oração aos Ciganos

Oração 1

“Minha Mãe e querida Santa Sara Kali,que em vida atravessaste os mares
e com vossa fé levaste à vida novamente
todos que contigo estavam;

Vós que Divina e Santa és
amada e cultuada por todos nós,
mãe de todos ciganos e do nosso Povo
Senhora do amor e da misericórdia

Vós que conhecestes o preconceito e a diferença
Vós que conhecestes a maldade muitas
vezes dentro do coração humano
Olhai por nós

Derramai sobre vossos filhos, vosso amor
vossa Luz e vossa paz

Dái-nos vossa proteção para que nossos caminhos
Sejam repletos de prosperidade e saúde

Carrega-nos com vossas mãos e protegei nossa liberdade,
nossas famílias e colocai no homem mais fraternidade
Derramai vossa Luz nas vossas filhas, para que possam
gerar a continuação livre do nosso povo

Olhai por nós em nossos momentos de
dificuldade e sofrimento, acalmai nossos corações
nos momentos de fúria, guardai-nos do mau
e dos nossos inimigos,
derramai em nossas cabeças vossa Paz
para que em paz possamos viver
abençoai-nos com Teu amor

Santa Sara Kali, que ao Pai celestial possas levar
nossas orações e abrandar nossos caminhos

Que Vossa Luz possa sempre aumentar em Teu
Amor, misericórdia e no Pai

Que assim seja!”

Oração 2

“Tu Sara Kali que estás no céu, olhem para nós teus filhos que estamos aqui na terra.

Nos cubra com sua misericórdia e amor.

Que o seu manto nos envolva a todos neste momento, tirando de nós todas as tristezas, as doenças, as invejas, as mágoas.

Tu que sofreste em vida, sabe o que cada um de nós está passando, nos dê força para superarmos todas as provações e as dificuldades, que envolvidos por seu amor, sairemos ilesos de tudo isto.

Tu minha mãe Sara nos conceda, saúde, felicidade, harmonia, prosperidade, amor, fé e paz de espírito.

Segure em minha mão, e como uma mãe bondosa que olha para uma criança, nos leve para os caminhos que devemos trilhar e nunca nos deixe cair, nos caminhos que nos levará para longe de ti.

Santa Sara, que eu seja digno do seu amor e de sua proteção, abençoe minha vida, a de minha família, a de meus amigos e de meus inimigos, para que assim ele possa se distanciar de mim, e não mais me direcionar nenhum mal.

Permita que eu beije suas mãos e o seu coração, que eu seja seu filho abençoado para todo o sempre.

Que assim seja!”

Oração 3

“Salve o Sol, a natureza, o Orvalho da Manhã!

Salve Deus todos Poderoso, que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a Natureza.

Salve o Vento, o Sol, a Chuva, as Nuvens, as Estrelas e a Lua!

Salve as forças das Águas, a Terra, a Areia e o Solo fértil!

Que belo seja seu remédio!

O Pão que parto à mesa, seja multiplicado!

O trigo que trago comigo, seja minha propriedade.

O Universo me abrace.

E que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, me dêem as forças necessárias para todas as dificuldades de minha vida.

Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre, com toda a pureza dos Elementais
e dos Anjos Mensageiros de Deus.

Que assim seja!”

Saudação aos Ciganos

Sua saudação é OPTCHA – que significa Salve! – ou também “Saravá Povo da Rua”.

O povo cigano chega com suas danças, sua alegria, e a fé que contagia a todos que estão por perto. É uma linha espiritual que busca acima de tudo, através da empatia, conservar a generosidade e a paixão tanto pela vida humana, como por nossa querida e amada natureza.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

Saiba mais sobre os Guias Ciganos na Umbanda
4.5 (90%) 2 vote[s]