Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Egunitá – A Orixá do Fogo, Aplicadora Da Justiça Divina

Tudo Sobre Egunitá – A Orixá do Fogo, Aplicadora Da Justiça Divina

Egunitá ou Oro Iná, a Orixá que pertence ao Trono Feminino da Justiça e da Lei, carrega consigo como símbolos de seu poder : o raio, a estrela de 6 pontas e a espada. Sua missão é purificar os seres de toda energia negativa que os deixam desesperados e perdidos.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Ela foi descoberta na Umbanda como uma Orixá da purificação, que retira os vícios e purifica o homem de todo excesso emocional. No Candomblé, Egunitá é conhecida como uma qualidade de Iansã. Portanto, é dentre os Orixás da Umbanda que seu mistério há pouco tempo foi revelado através de sua irradiação cósmica.

Na linha da Justiça, Egunitá esquenta os ventos de Ogum, irradia o Ar de Iansã e potencializa o Fogo de Xangô, para assim os quatro poderem reger de forma Divina as Leis do mundo e trazer a resposta dos Orixás para todos.

Totalmente racional, assim como Xangô, ela não será comovida por sentimentos e somente ajudará quem julgar merecedor, sua atuação em nossas vidas não depende de nossas própria vontade – já que quando nos encontramos desequilibrados ou viciados em algo, não somos capazes de decidir nada por conta própria – quando ela julgar necessário e de merecimento, Egunitá agirá rapidamente com seu poder de chama dissipada para limpar nossa alma e queimar toda energia negativa. Ela é também responsável pela regência da Linha dos Ciganos.

A diferença de seu fogo para o de Xangô é o a de que ela é de fator negativo, ou seja, suas chamas consomem, enquanto o Orixá Xangô possui o fogo abrasador, que inflama.

História de Egunitá

Índice do Conteúdo

As histórias dos Orixás são repletas de segredos, sobretudo para Egunitá. Isto porque seu Mistério foi recentemente aberto para as pessoas, sendo uma entidade cultuada somente dentre os Orixás de Umbanda. Por isso, ela ainda não possui informações concretas sobre suas manifestações.

Oferenda para Egunitá

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Os pontos da natureza preferidos para receberem as oferendas desta Orixá, são as pedreiras e os caminhos. Suas oferendas preferidas não possuem nenhuma grande dificuldade de preparo, são elas: tangerina, limão e laranja, acompanhadas com velas das cores douradas, azuis, amarelas, brancas e vermelhas, palmas vermelhas e licor de menta.

Dia de Egunitá

O dia da semana de Egunitá é a quinta-feira e a data comemorativa é 24 de maio.

Cores de Egunitá

Suas cores características são: vermelho, dourado, laranja e cobre.

Características das Filhas e Filhos de Egunitá

Os nossos Orixás de cabeça, são nossos principais regentes e por isso acabamos possuindo suas características principais em nossa formação como pessoa. Por isso, os filhos de Egunitá são pessoas impulsivas, que são movidas pela vontade de corrigir e reparar o que julgam errado, possuem um gênio forte, não são facilmente persuadidos e adoram se comunicar.

Pelo lado negativo, quando seus sentimentos estão à flor da pele, eles são capazes de serem vingativos, calculistas, muito teimosos e especialmente insensíveis. Esses filhos e filhas não suportam a monotonia, mas também não podem viver sem o conceito de lar em suas vidas, eles querem sair, mas precisam saber que há um lugar aconchegante para onde voltarem.

Essas pessoas não conseguirão conviver com alguém preguiçoso e que não possua uma conversa inteligente.

Sincretismo de Egunitá

Seu sincretismo é com a Santa Sara de Kali. Esta Santa negra e cigana acompanhou as Três Marias e toda a vida de Jesus Cristo, auxiliando até mesmo em seu nascimento.

Oração ao Orixá Egunitá

Reza a Egunitá

“Espada flamejante, corta a terra, corta o ar;
Traga o fogo da pedreira, ó senhora Egunitá;
Protetora justiceira, mãe guerreira, mãe divina;
Me guarda, me proteja, me ilumina.
Saravá Egunitá, Kaly yê.”

Oração para Evocação

“Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Egunitá, trono todo poderoso da Lei e da ordem, senhora do fogo divino,  vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da lei e da ordem divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força purificadora do fogo divino, purifique e direcione minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência ígnea.
Agradeço minha mãe Egunitá por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto laranja sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino do fogo!
Salve grande trono da lei!
Salve raio de luz laranja divino!
Saravá Egunitá ( Kaly Yê)”

Saudação a Egunitá

Kali-Yê, minha mãe! Significado: Salve a Senhora Negra, minha Mãe!

A Orixá Egunitá é a responsável pela nossa clareza emocional, nossa salvação até mesmo nos momentos em que nos julgávamos desacreditados de superar problemas que nossas emoções nos causaram, por isso, é necessário que sejamos justos para que ela sempre olhe por nós nos momentos que mais estivermos fracos e vulneráveis.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.6/5 - (5 votes)

Estamos Online