Início Espiritualidade Dia de finados – Celebre a data e seus simbolismos

Dia de finados – Celebre a data e seus simbolismos

0
648

O dia 2 de novembro é marcado por um evento muito especial. Pois se trata do dia de finados, uma  celebração para lembrar daqueles que já foram desta para uma melhor.😀

Mesmo que a temática seja de cunho triste, ou mórbido, o dia de finados é um momento feliz. Para lembrar com carinho dos entes queridos e da memória que nossos antepassados deixaram.

Ademais, continue por aqui e confira a mensagem e o significado do dia de finados como uma data tão especial.

Índice – Dia de finados 😇

Índice do Conteúdo

Dia de finados, um dia para lembrar

O dia de finados é também conhecido como o dia dos defuntos ou dia dos mortos. Popularmente celebrado pela igreja católica, e disseminado pelos devotos e fiéis, que encontram nesta data, um momento de reflexão para com a memória.

Memória esta que se expande em significados, que passam pelos valores das pessoas que morreram e deixaram algum legado. Enfim é uma data muito espiritual.

Mas afinal, qual é o significado do dia de finados? Decerto sua comemoração é tradicionalmente cristã, mas não descarta a perspectiva de outras culturas (mesmo que em datas diversas), aliás, a celebração dos mortos se dá pelo nosso interesse “humano” em evoluir, tendo aprendido com aqueles que já deixaram este mundo.

No entanto, no caso da igreja, a tradição cristã tem como costume lembrar de todos os mártires, sejam eles:

Esta ligação espiritual atravessa os costumes reservados na igreja, especialmente quando olhamos para o espiritismo, que enxerga o dia de finados como o momento máximo da nossa evolução.

Aliás, no próprio livro dos espíritos, é dito que a visita ao túmulo é uma forma de prestígio aos espíritos e da nossa própria evolução. Já que a morte é apenas uma fase, e na próxima visita a tendência é que viremos com novos desafios, que podem ser observados por meio da mediunidade.

Tenha a revelação da sua vida com a mediunidade, e saiba o que está dentro e perto de você!

A tradição – Dia de finados

De acordo com registros históricos, desde o século II os cristãos faziam rezas dedicadas aos mártires, fossem de sua época ou não.

Contudo foi apenas no século V que a igreja determinou um dia próprio para os mortos, prestando homenagens e fazendo ode a suas memórias e feitos, ainda mais se fossem homens santos que passaram e colaboraram com a igreja como uma instituição para a sua época.

No entanto, somente no século XIII foi que a igreja oficializou a data do dia 2 de novembro, celebrada após o dia de todos os santos e valorizando o dia dos mártires. Onde por meio da doutrina a citação bíblica reforçava esta celebração nos seguintes capítulos:

  • II Macabeus – cap. 12,43-46;
  • Mateus – cap. 12 e 32;
  • Tobias – cap. 12;
  • Jó – cap. 1,18-20.

O que significa dia de finados para os católicos?

Enfim, o conceito da igreja sobre os defuntos era de prestar respeito pela passagem da vida eterna, somado ao alento e atenção que eram dados à família no momento da perda. Certamente esta tradição se manteve nas ramificações da igreja, estendendo mais os seus dogmas e corroborando em uma rica cultura.

Este conceito também esteve presente nas tradições:

  • ortodoxas;
  • metodistas;
  • luteranas;
  • anglicanas.

Dia de finados

Faça uma oração no dia de finados

Para esta data preparamos uma oração especial, para que os mortos sejam prestigiados e lembrados com respeito, independente se são familiares, amigos ou membros de sua comunidade e círculo social.

Reserve-se por um momento, feche os olhos e junte as mãos e recite:

“Deus pai todo poderoso, que a terra vigia e os céus habita;

Peço que olhe para nós vivos neste dia como os filhos que viram irmãos partirem;

Que viram pessoas em suas labutas, em suas jornadas e em suas venturas.

Peço que os mártires sejam bem tratados, fazendo deles, instrumento de sua paz e ordem;

E que nada que não condiz com suas almas lhes perturbem.

Façamos deste dia, um tempo de lembranças doces ou amargas, mas acima de tudo sábias.

Pois é com a passagem dos mártires que olhamos para a nossa realidade atual.

Que os anjos mostrem o caminho dos vivos assim como dos mortos, e que apenas o respeito e os bons desejos proliferam na ordem de luz sob a terra.

Por Cristo, nosso maior mártir, prestamos condolências e desejos de boa ventura;

Para que em seu reino os santos possam estar assim como nós na hora de nossa morte.

Em nome do pai, filho e espírito santo…amém.”

Dia de finados

Dia dos mortos: México – Que começe la fiesta!💀

Já até vejo as caçarolas e as cornetas (e uma dose de tequila), pois uma das festas mais animadas do mundo é sem dúvida o dia dos mortos no México.

Decerto, sua comemoração é a celebração que exalta as almas que vêm para a terra. E deste modo elas devem ser recebidas com muita alegria. Pois a ideia de almas ou espíritos de quem já partiu estar perto de nós soa como algo amedrontador.

No entanto, a fiesta de los muertos é comemorada valorizando este encontro. Mas não pense que esta tradição mexicana é derivada da igreja pois sua origem vem da sabedoria indígena.

Aliás, os índios têm uma forte ligação com o plano espiritual em sua cultura, especialmente quando se tratam de seus antepassados e animais que fazem alusão aos seus títulos internos. 

Inclusive, é dito que nos sonhos os mortos podem visitar para mandar mensagens, geralmente ligadas a imagens de animais e sombras, que geram toda a inclinação de uma crença forte e precisa.

Interprete os seus sonhos, faça hoje mesmo uma consulta para desvendar as mensagens presentes nos seus sonhos!

Dia de finados

Dia de finados, um fechamento de ciclo

Por fim, tenha o dia de finados como uma data especial para dizer algumas palavras para as pessoas que já partiram. Seja em orações ou visitando o túmulo de alguém, sempre faça da boa aspiração um meio de bem-dizer às pessoas que você guarda lembranças.

Perdoe quem te fez mal, agradeça quem te fez bem. E procure sempre reproduzir os bons costumes com seus amigos e familiares, afinal a festa é mais doce quando todos estão vivos.

 Tenha paz e harmonia com a força dos mantras, aprenda palavras poderosas para sua vida.


Assista este vídeo e descubra como as suas palavras podem mudar as coisas no seu dia a dia:

Rate this post

Estamos Online