Início Espiritualidade Cristianismo Conheça tudo sobre São Mateus – Discípulo e Apóstolo de Jesus

Conheça tudo sobre São Mateus – Discípulo e Apóstolo de Jesus

Santo Mateus

Celebra-se em 21 de Setembro o dia de São Mateus, um homem que dedicou sua vida para seguir ao Messias Jesus Cristo, deixando sua vida e suas manias mundanas para trás. Ele é um exemplo de Apóstolo, pois acreditou na Palavra de Deus e no amor que Cristo sentia pelos seus filhos.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Não lhe faltava admiração e fé, além de ser fiel seguidor de Cristo, Mateus escreveu o Evangelho. Pois queria que assim como ele, que foi salvo, outras pessoas pudessem ser transformadas pelo amor e proteção de Jesus.

Hoje podemos ter acesso ao Evangelho de Mateus, onde conseguimos extrair todos os milagres de Jesus pelos olhos desse homem que o acompanhou de maneira tão dedicada.

A História de São Mateus

Índice do Conteúdo

Seu nome era Levi, homem muito rico e que trabalhava como cobrador de impostos (profissão mal vista na época). Vivia sobre pecado, através de injustas cobranças que eram recorrentes. Ele morava em Cafarnaum, na Palestina onde vivia em plena abundância de riquezas materiais.

Um belo dia, Jesus passou por Levi olhou-lhe nos olhos e disse de todo coração: ” segue-me”. Levi emocionado levantou-se e sem pensar abdicou de todo o luxo e riquezas para transformar sua vida, acreditando na graça de Jesus Cristo. Sendo assim, ele se sentiu tocado e ouviu o chamado, trocou de nome e de vida, passou a seguir o seu Mestre.

Com o nome de Mateus, como prova de despedida de sua vida mundana, ofereceu um grande e rico banquete aos seus antigos colegas de trabalho e chamou Jesus com seus discípulos. Neste encontro, surgiram muitas críticas, todas julgavam a Jesus, eram diversos questionamentos do porquê Cristo, o Mestre, estava sentado na mesa com diversos pecadores. E o Senhor, com sua sabedoria e paciência, respondia a todos sabiamente, pois conhecia o fato de que quanto mais pecadores aqueles homens eram, mais eles necessitavam de amor para encontrar a verdade e o caminho.

E foi assim que Mateus se tornou um novo homem, seguidor e dedicado ao seu Senhor. Por mérito escreveu o primeiro evangelho, onde fez observações da graça de Jesus Cristo, tanto em sua vida como na de todos que nele confiavam.

São Mateus percorreu vários lugares para evangelizar, mesmo após a crucificação de Cristo, onde relatava sobre a morte e ressurreição de Jesus. Assim o batismo e a fé obteve constante crescimento.

Mateus, muitas vezes também simbolizado como um Anjo do Senhor, encontrou sua morte na Etiópia, onde foi torturado, apedrejado, queimado e por fim decapitado. Mas em nenhum momento deixou de seguir os caminhos determinados por Jesus, pois ele sabia que embora os obstáculos e provações fossem imensos, a fé seria maior do que qualquer dor e promessa do Paraíso, enchia sua alma de força e vida.

A pena de São Mateus

É o símbolo da sua jornada evangelista, a qual criou as primeiras bases da história de Cristo.

O livro de São Mateus

Maior ícone de sua criação literária e contribuição ao Cristianismo, o Livro segundo São Mateus é um dos mais vendidos no mundo todo.

O Anjo com São Mateus

É a representação de sua alma pura como a de um Anjo, a qual ganhava passagem para pregar a palavra de Deus onde quer que fosse. Mateus é considerado um homem iluminado e de grande fé.

Oração de São Mateus

Oração 1

“São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: “Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!” Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Escute minha oração!
Amém.”

Oração 3

“São Mateus, São Mateus, nosso Santo Protetor!
Como pronto não temestes dos mundanos o rancor,
fazei que tudo afrontemos para seguir o redentor.
Glorioso São Mateus que seguiste a Jesus, 
interceda com carinho pelo povo do Senhor.
De publicano éreis, grande Apóstolo vos tornastes
escrevendo o Evangelho vossa fama proclamastes.
Glorioso São Mateus que seguiste a Jesus, 
interceda com carinho pelo povo do Senhor.
O povo de São Mateus com grande fervor 
pede o seu auxílio poderoso ante o trono do Senhor.
Glorioso São Mateus que seguiste a Jesus, 
interceda com carinho pelo povo do Senhor.
São Mateus, São Mateus, nosso Santo protetor!
Glorioso apóstolo São Mateus, meu amado protetor,
dai-nos graça que é necessária para cumprirmos
com prontidão os desígnios do Senhor!”

São Mateus é um dos 12 discípulos de Jesus, sendo que na Bíblia Sagrada possui o livro de Mateus onde declara todo milagre de Cristo. É aclamado e venerado por milhões de pessoas que sabem de seus esforços e de sua fé para propagar as promessas de Deus. Companheiro fiel e honesto, ele é motivo de muito orgulho e exemplo para todos os fieis.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online