Início Dicas de Bem-Estar Respiração para ansiedade – Melhore sua qualidade de vida

Respiração para ansiedade – Melhore sua qualidade de vida

0
806
Respiração para ansiedade
Respiração para ansiedade

Para tantos problemas que temos na vida, o nosso corpo responde de forma sutil e direta. Seja gradativamente ou “no susto”, a ansiedade é uma visita indesejada que às vezes demora para ir embora. Sendo assim, vou falar sobre respiração para ansiedade como um meio de controlar este mal.

Índice – Como fazer respiração para ansiedade 🙏

Índice do Conteúdo

Respiração para ansiedade, treine em silêncio

Mesmo que a ansiedade seja parte da realidade de muitas pessoas, não é por isso que temos que conviver com o desconforto dela. Afinal suas principais reações nos pegam pela resposta do nosso corpo, que gradualmente pode provocar sensações de mal estar mais intensas como:

Contudo, essas reações podem piorar a ponto de nos causar:

Aliás, a depressão é um dos males que caminham muito perto da ansiedade, principalmente quando não sabemos lidar com a ansiedade. Neste caso, é sempre importante lembrar que você deve se consultar com um médico, para fazer o devido tratamento.😊

Entretanto, felizmente existem alguns meios de controlar a ansiedade naturalmente e que podem ser feitos independentemente da ajuda de um médico. Pois se trata da sua respiração, e através dela você pode praticar livremente desde que não use aparelhos respiratórios que impossibilitem esses exercícios ou que tenha alguma contraindicação.

Fale agora mesmo com um especialista comece a cuidar da sua saúde com o auxílio de um profissional.

Respiração para ansiedade

Como fazer exercício de respiração para ansiedade

A primeira lição que darei é bem simples de fazer, basta apenas que você se recolha em lugar da sua casa sem barulho por perto nem pessoas para te atrapalhar. Vamos lá?

Comece por sentar ou deitar por um instante, feche os olhos e preste atenção na sua respiração normal. Sinta o ar entrando e saindo pelo seu nariz, para então começar a diminuir a frequência com que o ar entra e sai.

Contudo, troque a velocidade pela intensidade, puxe o ar devagar pelo nariz e comece a expulsá-lo pela boca, neste exercício respire e expire, devagar e continuamente. Faça esse exercício por aproximadamente 10 minutos, ou até você sentir o seu corpo mais relaxado e leve. Desta forma você poderá acabar com a ansiedade quando sentir que ela está chegando ou até mesmo durante uma crise.

Respiração para ansiedade com aromas especiais

Não é novidade que os aromas possuem propriedades muitas vezes medicinais, e também são perfeitos para relaxar e acalmar os nervos. Assim sendo, uma boa dica é climatizar o seu espaço para que os aromas em questão ajudem nos exercícios de respiração para ansiedade. Experimente usar:

Enfim, essas são algumas essências ideais para aromatizar o seu ambiente e criar um bom espaço para praticar os seus exercícios de respiração intensos. Mas antes de experimentar, procure ver se você não é alérgica a nenhum desses óleos e plantas.

Aliás, existem óleos ideais para relaxamento que ajudam nos tratamentos de ansiedade, inclusive são utilizados na medicina natural, basta que você escolha qual aroma é mais agradável e indicado para o seu nível de ansiedade.

Inclusive você pode aprender mais sobre a aromaterapia com um curso que disponibilizamos no blog, confira!

Conheça técnicas especiais de meditação para ansiedade Tenha mais qualidade de vida!

Como controlar a ansiedade antes de dormir?

Para os momentos finais do seu dia você merece um descanso reparador e sem ansiedade. Para isso, experimente fazer seus próprios rituais noturnos, Ou qualquer outro costume que você tenha para se sentir bem antes de pegar no sono, como:

Contudo, ao deitar na cama você pode colocar algum som ambiente ou que remete a natureza, inclusive existem diversos compilados pela internet afora com som de florestas, lagos, chuva, etc.

Enfim, quando criar o ambiente ideal para relaxar, experimente fazer o seguinte exercício:

Puxe o ar e solte normalmente durante 5 minutos, após isso, perceba que a sua respiração está mais lenta. Então respire profundamente e encha os seus pulmões até sentir que não entrará mais ar neles. Termine por soltar o ar o mais lento possível, contando até 10.

Repita este processo até que o sono venha até você, para então se deleitar em um sono profundo e reparador.

Como acabar com a ansiedade?

Vou deixar algo claro aqui, a ansiedade é uma condição física que parte dos nossos problemas emocionais e psicológicos, contudo, sua sensação é uma mistura de:

  • adrenalina;
  • angústia;
  • expectativa.

E com essa junção de sentimentos, a ansiedade se molda causando um grande mal-estar. Porém, é aqui que as opiniões se dividem, pois nem todos concordam que a ansiedade é um ensaio para problemas mais sérios.

Já ouviu de alguém dizer que ansiedade é frescura? Pois é…

Assim sendo, uma coisa que nem todos falam é sobre a respiração para ansiedade ser uma medida provisória para o problema, onde o próximo passo é se consultar com um médico para analisar quais as causas da ansiedade, e o que há por trás dela.

Aliás, a ansiedade pode ser o reflexo, ou a consequência de algo mais sério como:

Entre outros problemas que você pode ter.

Pois bem, tenha em mente que a respiração para ansiedade pode te ajudar no começo, e até servir de muleta para que você supere esse mal, mas nada garante que exercícios de respiração irão eliminar totalmente a ansiedade.

Respiração para ansiedade

Respiração para ansiedade ao ar livre

Para muitos, o contato com a natureza é sinônimo de purificação e dispersão de energias ruins. E isso está correto! Afinal, a natureza pode nos proporcionar energias renovadas enquanto recebe a nossa carga negativa.

É como um filtro, sabe?

Sendo assim, Experimente fazer o seguinte exercício de respiração para ansiedade:

Vá para algum lugar que tenha árvores, grama, jardins, ou o que mais remeter à natureza. Fique sozinha por um instante e sente-se num lugar onde você se sentir confortável, pois você ficará ali por alguns minutos.

Feche os olhos e respire profundamente todo ar que puder, aproveitando as correntes da brisa fresca. Então prenda a respiração com o ar renovado por 10 segundos e expire. Vá fazendo esse exercício com cada vez mais intensidade até que você se sinta em contato com a natureza, parte dela ou abençoado por ela.

Faça um exercício de imersão com o Reiki, e tenha hoje mesmo a calma com a paz interior.


Aproveite e conheça o nosso vídeo sobre respiração diafragmática:

Rate this post

Estamos Online