Início Terapias Alternativas Saiba como fazer o banho de camomila no bebe!

Saiba como fazer o banho de camomila no bebe!

banho de camomila no bebê

Banho de camomila no bebe.

Os bebês, até o 3º mês de vida, passam por incômodos, como as crises de cólica, dificuldade para adormecer, entre outros desafios. Por terem a pele mais fina e mais sensível, são mais suscetíveis a infecções e também podem apresentar irritação cutânea por conta de calor, contato com alguns tipos de tecidos, entre outros fatores.

Além de buscarem apoio na medicina convencional, os pais podem optar por meios alternativos e naturais, a fim de prevenir e tratar os episódios alérgicos e doloridos nos bebês.

Benefícios do banho de camomila no bebê

Índice do Conteúdo

Por ter efeito antiespasmódico (combate os espasmos causados durante a cólica) e sedativo, a camomila ajuda no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais (como sinusite), má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e nos desconfortos ocasionados por cólicas. É uma das alternativas naturais mais popular e eficaz.

Em forma de chá, o recomendado é que o bebê ingira apenas uma colher de chá antes das amamentações e também como forma de banho, que pode ser dado tanto na banheira, como em um balde (remetendo ao ofurô).

Além disso o banho de camomila no bebê:

  • É muito relaxante
  • Alivia cólicas
  • Ajuda a criança a ter um sonomais tranquilo
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Ajuda na cicatrização de lesões por alergia ou assadura.
  • Ajuda a reduzir dor muscular da vacina

Como preparar banho de camomila no bebê?

  • 1 xícara de chá da camomila (equivale a 1 saquinho de plantas naturais) em 500ml água quente;
  • Deixe o chá em infusão até que fique bem concentrado;
  • Se preferir, coe o chá, para que o bebê não saia com as flores grudadas no corpo;
  • Espere o preparo do banho chegar na temperatura ideal para o banho no bebê;
  • Retire 1 xicara, dos 500 ml do chá preparado e acrescente na água do banho. O restante pode ser armazenado em uma garrafa de vidro e conservado na geladeira para utilizar nos próximos banhos.

Ofurô de Camomila

Uma ótima alternativa para os recém nascidos é o ofurô de camomila.

Pode seguir a mesma forma de preparo do banho, mas será utilizado no lugar da banheira, um balde que melhor comporte o bebê.

Envolva o bebê em uma toalha fina, como um charutinho, de modo que fique em posição fetal dentro do balde, para que ele tenha a sensação de aconchego e segurança.

Além do efeito relaxante que a camomila trará, a inalação do vapor do banho beneficiará o trato respiratório do bebê.

Recomendações sobre o banho de camomila

Esse banho dura o mesmo tempo de um banho relaxante. O ideal é que o bebê permaneça enquanto a água ainda estiver morna. Começou a ficar fria, hora de terminar!

O mais indicado para a pele do bebê é sempre a planta natural, que não foi processada industrialmente. Mas caso não encontre os saquinhos de chás naturais (in natura), pode utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Numa situação de “emergência” pode usar sim que também vai funcionar perfeitamente.

Por ser um banho relaxante, o mais indicado é dá-lo perto do horário da noite, no momento em que o bebê for dormir, em dias mais agitados, quando a criança sente cólica, em dia de vacina e mesmo quando estiver com alguma gripe ou resfriado.

Lembre-se sempre verifique se a criança não possui sensibilidade ou alergia a camomila!

Você pode também conhecer o banho de alecrim:


Conheça mais sobre o Consultor Santiago

Meu nome é Santiago, sou tarólogo profissional há mais de 7 anos. Comecei minha jornada esotérica bem cedo, aos 13 anos, comecei a me interessar por astrologia e espiritualidade, achei que era apenas
um hobbie, nem me passava pela cabeça que o esoterismo seria uma profissão. O tempo passou e cada vez mais eu me aproximava da espiritualidade. Sou formado em Comunicação Social e até 3 anos atrás eu ainda exercia a minha profissão em paralelo, mas senti um chamado espiritual após uma consulta esotérica que mexeu muito comigo e a partir desse momento eu abdiquei de tudo para viver o universo esotérico em plenitude.
Rate this post

Estamos Online