Início Dicas de Bem-Estar Relacionamento monogâmico: conheça esse modelo de relação

Relacionamento monogâmico: conheça esse modelo de relação

0
1571
Relacionamento monogâmico

Conforme a sociedade moderna foi evoluindo, os modelos de relação foram crescendo com ela, contudo, o relacionamento monogâmico ainda é o mais comum.

 Mas você sabe o que é relação monogâmica?

Apesar de ser o modelo que mais vemos na sociedade, o relacionamento monogâmico ainda deixa algumas pessoas com dúvidas. Então, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse modelo de relação e como ela difere das outras.

Nesse texto você vai ver:

  • O que é relacionamento monogâmico: é quando uma pessoa se relaciona com um único indivíduo em um período de tempo, seja ele curto ou não.
  • O que é relacionamento poligâmico: quando há o envolvimento entre duas ou mais pessoas, porém é uma relação também emocional.
  • Diferença entre não monogâmico e poligâmico: não monogâmico é a definição de todos os relacionamentos fora dos padrões da monogamia: poligâmico, relacionamento aberto, bigamia, troca de casais, e qualquer outro relacionamento onde os indivíduos não tenham um envolvimento emocional.
  • Vantagens e dificuldades de ter um relacionamento monogâmico.

O que é um relacionamento monogâmico?

Índice do Conteúdo

Decerto, quando falamos em relacionamento monogâmico, muitas pessoas já pensam no casamento, contudo, você não precisa casar para ter esse tipo de relacionamento. Igualmente, você também não precisa de um relacionamento sério, e isso não faz de você poligâmico.

E o que significa monogâmico e poligâmico?

Na monogamia, a pessoa se relaciona com um único indivíduo por um período específico de tempo, e não é necessariamente um relacionamento oficial, mas há sentimentos. 

Em outras palavras, mesmo em uma relação casual, se houver o envolvimento somente com uma pessoa, é um relacionamento monogâmico.

Enquanto isso, um relacionamento poligâmico é quando há o envolvimento com duas ou mais pessoas, e ele também tem o envolvimento emocional entre elas. E apesar de muitos acreditarem que esse tipo de relacionamento é sempre casual, existem algumas religiões que aceitam o casamento poligâmico.

Contudo, o que algumas pessoas não sabem é que existe diferença entre poligâmico e não monogâmico. 

Sendo assim, o que é uma relação não monogâmica?

É isso que nós vamos ver!

Saiba se vocês realmente combinam com a Numerologia do Amor!

Relacionamento monogâmico

Diferença entre relacionamento poligâmico e não monogâmico

Relacionamento não monogâmico, como o nome já diz, é todo aquele relacionamento que não se encaixa no modelo de monogamia, e nele podemos encontrar tipos de relacionamentos específicos, como:

  • Bigamia ou Poligamia: onde há o relacionamento entre duas ou mais pessoas, contudo, existe um envolvimento emocional entre elas, ou seja, vai além da relação sexual.
  • Relacionamento aberto: apesar de haver um relacionamento oficial envolvendo emoções, há um acordo entre ambas as partes e elas podem se envolver com outras pessoas, contudo esse envolvimento é somente sexual, ou seja, sem nenhum apego emocional. E aqui se encaixam relações com múltiplos parceiros, troca de casais e qualquer outra relação  sem envolvimento sentimental.

Então, se você já se perguntou qual a diferença entre relacionamento aberto e não monogamia, é isso. A não monogamia é uma definição de relacionamento que engloba tanto modelos de relacionamentos abertos quanto a poligamia.

Contudo, ainda é comum vermos pessoas passarem de relações não monogâmicas para um relacionamento monogâmico, por dizerem ser mais vantajoso. Mas isso não quer dizer que você precise mudar o seu estilo de vida.

Porém, se você é uma dessas pessoas que se pergunta se realmente é vantajoso ter uma vida a dois, vamos conhecer mais do relacionamento monogâmico.

Como funciona um relacionamento monogâmico?

Como vimos antes, um relacionamento monogâmico acontece quando há o envolvimento emocional e físico entre duas pessoas. Com isso, elas concordam em ficar juntas para sempre e se dedicar uma à outra.

Entretanto, assim como qualquer coisa que envolva sentimentos, esse modelo de relacionamento não é a prova de falhas.

Por exemplo, apesar do envolvimento entre as duas pessoas, ainda existem relacionamentos onde não há amor e respeito entre os parceiros. Isso porque a monogamia traz uma certa segurança amorosa para as pessoas.

Mas, se você escolher o parceiro certo, você tem um melhor amigo para o resto da sua vida. Porém ambos devem estar dispostos a fazer o relacionamento funcionar, pois independente do modelo, relacionamentos tem seus benefícios e suas dificuldades.

Sendo assim, vamos conhecer cada um.

Conheça os pontos fortes e fracos do seu relacionamento com a Sinastria Amorosa!

Relacionamento monogâmico

Benefícios da monogamia

Anteriormente vimos que, se você escolher o parceiro certo, você terá um melhor amigo para toda a vida, mas não é só essa a vantagem de ter um relacionamento monogâmico.

  • Auto estima: não importa como você se sinta ou a roupa que você está usando, seu parceiro vai sempre estar pronto para te elogiar.
  • Ombro amigo a toda hora: não apenas ele vai te escutar, como, em um relacionamento mais antigo, ele vai saber quando você está mal mesmo que tente esconder.
  • Menos julgamento: apesar de ter evoluído em alguns sentidos, a nossa sociedade ainda não aceita relacionamentos bígamos ou poligâmicos, por consequência, estar em um relacionamento monogâmico acaba te livrando de alguns julgamentos, principalmente no caso da mulher.
  • Apoio: tem um parceiro no relacionamento também é ter um parceiro na vida, pois você tem alguém para dividir suas dúvidas e angústias, e ao mesmo tempo, essa pessoa te dá forças para que você siga seus sonhos e ambos possam crescer juntos.
  • Amor incondicional: sabe aqueles momentos que você se sente a pior pessoa do mundo? Seu parceiro estará ao seu lado para exaltar todas as suas qualidades e te mostrar o quanto você é incrível.
  • Não há competição: mesmo que em um relacionamento com mais pessoas haja um envolvimento sentimental, pode acontecer de alguém ficar com ciúmes e querer disputar pela atenção do parceiro, e no relacionamento monogâmico você não terá que se preocupar com o fato de estar dando mais ou menos atenção para alguém.

Dificuldades da monogamia

Assim como qualquer relacionamento, a monogamia também apresenta as suas dificuldades, como:

  • Infidelidade: às vezes a pessoa aceita entrar em um relacionamento monogâmico porém acredita que precisa de mais do que uma pessoa para ser feliz, e isso pode levar à traição.
  • Ciúmes: infelizmente, algumas pessoas entram em relacionamentos monogâmicos com a crença de que o parceiro não pode conversar com mais ninguém do sexo oposto ou ter amizades só dela, e isso vai desgastando o relacionamento.
  • Segurança: apesar do uso da camisinha ser algo que acontece na maioria dos relacionamentos, ainda existem pessoas que optam por não usar, sendo assim, quando seu relacionamento é monogâmico você corre menos riscos com a sua saúde sexual.
  • Cobranças: quanto mais tempo você fica no mesmo relacionamento, mais cobranças vão aparecendo. Por exemplo, quando vão casar, quando comprarão a própria casa, se terão filhos ou não.

Além disso, temos outra dificuldade que acontece em qualquer relacionamento, seja ele monogâmico ou não, as brigas. Muitas pessoas acham normal um casal brigar, mas isso pode enfraquecer o relacionamento com o tempo.

Porém, independente da dificuldade que vocês tiverem, o mais importante é que o relacionamento tenha amor e respeito, pois assim, as brigas ficam cada vez menos frequentes, e o relacionamento de vocês cada vez melhor.

Então, agora que você já conhece os detalhes sobre o relacionamento monogâmico, é só refletir sobre o que você realmente busca em um relacionamento, e escolher o que for melhor para você.

Até a próxima!

Tire suas dúvidas sobre o melhor tipo de relacionamento para você com o Tarot do Amor!


Cada pessoa demonstra seu amor de uma maneira, sendo assim, aprenda a reconhecê-la.

Rate this post

Estamos Online