Início Terapias Alternativas Reiki O que é Reiki? Como ele ajuda na nossa saúde?

O que é Reiki? Como ele ajuda na nossa saúde?

Você sabia que tudo possui uma energia? Nós, seres humanos, também somos constituídos pela energia vital. E para entender o que é Reiki é preciso entender um pouco disso. 

Para começar a explicar o que é Reiki, imagine que cada objeto ou ser vivo emite ondas invisíveis em torno de si. Essa frequência energética está presente em nosso corpo físico, mental e espiritual, acredite você ou não.

Ao longo da vida, vibramos determinados tipos de força num sentido mais amplo, interagindo com os outros seres dentro de um campo de energia universal. No entanto, diante de algumas situações que enfrentamos, nossos potenciais são afetados e geram doenças, como depressão, estresse, ansiedade e outros incômodos constantes.

Como somos formados por energia, da mesma forma que esses desequilíbrios são criados, cada um de nós também carrega dentro de si a capacidade de curar-se desses males. Milhares de pessoas já descobriram, portanto, que esse processo curativo pode estar em suas próprias mãos. 

Mas afinal, o que é Reiki e o que isso tem a ver com essa terapia? Para que serve o Reiki? Vamos te contar tudo sobre a terapia do Reiki, que promove uma qualidade de vida muito melhor por meio da imposição manual.

O que é Reiki? 

Índice do Conteúdo

O nome Reiki tem origem japonesa, sendo que REI significa “energia cósmica universal” e KI significa “energia vital”, dessa forma a tradução literal ficaria como “energia vital universal”

Ele é considerado uma terapia holística e consiste em uma técnica de imposição das mãos que, por meio da troca de energia, tem como objetivo restabelecer sua própria energia vital, a de outra pessoa ou animal. 

A terapia do Reiki trabalha para equilibrar os sete chakras principais, que são pontos energéticos localizados ao longo do nosso corpo; bem como nossos meridianos. Dessa forma, é capaz de oferecer diversos benefícios para o Ser em todos os âmbitos: físico, mental e espiritual. Seu processo de cura é muito simples e natural.

Confira também no vídeo abaixo um pouco mais sobre a origem e como o Reiki funciona:

Além disso, é importante salientar que Reiki não é, nem está ligado a nenhuma religião. É uma terapia alternativa que também não exclui nenhum tratamento da medicina tradicional, ela é complementar. Mas afinal de contas, como funciona o Reiki?

Leia também: Quais são os Níveis de Reiki?

Como funciona o Reiki?

Agora que você viu o que é Reiki, está curiosa para saber como funciona essa terapia, não é mesmo? A aplicação do Reiki, como adiantamos, é feita por meio da imposição das mãos. O terapeuta é responsável por canalizar a energia vital e universal e aplicá-la de maneira a trazer os benefícios do Reiki para o paciente. 

A aplicação do que é o Reiki pode ser realizada tanto se você estiver deitada, sentada ou em pé. Pode variar conforme a intuição do terapeuta. Além disso, é sempre feita em um local calmo, onde não há interrupções. Durante uma sessão de terapia Reiki é bom evitar aparelhos eletrônicos próximos a você, bem como acessórios metálicos no corpo, para facilitar o fluxo energético. 

Outro ponto importante sobre como funciona o Reiki é que como é uma terapia que lida com energias, é comum ter algumas reações como sentir calor, frio, um relaxamento total de forma que você pode até dormir. Cada sessão tem duração média de 15 minutos, podendo ser mais, vai depender de cada reikiano. 

Além disso, também é possível receber Reiki à distância. Para isso, basta combinar com o terapeuta o horário certo, para que você esteja receptivo naquele momento. Você pode deitar em sua cama, sentar em um local tranquilo, aberta a receber as energias do Reiki. 

Não há perda de energia no tratamento realizado à distância, o que vale é você estar receptiva naquele momento marcado para receber todos os benefícios do Reiki. 

Não sabe como encontrar um terapeuta confiável para um tratamento à distância? Conte com os profissionais da iQuilibrio. Eles estão prontos para te ajudar online. Escolha agora um terapeuta de Reiki. 

Esse outro artigo também pode te ajudar: Como é feito o Reiki à distância?

Quais os benefícios do Reiki?

Para entender quais os benefícios do Reiki, e para que ele serve, é preciso compreender também o que o Reiki trata, certo? Muitas vezes, as doenças são provocadas por barreiras negativas que o corpo produz devido a algum desequilíbrio. 

Por isso, a imposição da energia das mãos, como o que é feito no Reiki, pode ajudar a colocar as energias novamente em equilíbrio. Essa é base dessa terapia de cura pela energia que visa restabelecer a frequência adequada.

Dessa forma, a terapia do Reiki age como um processo alternativo e fundamental para captar, armazenar e distribuir corretamente uma energia resgatando a saúde em diversos aspectos. 

Por isso, alguns dos benefícios do Reiki são: 

  • Promove relaxamento e leveza;
  • Combate doenças;
  • Auxilia na recuperação de lesões ou cirurgias; 
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Desintoxica os órgãos; 
  • Purifica e reestrutura seu campo de atividade energético;
  • Ajuda a entender o processo de doenças, por meio da autoaceitação.

Além disso, o pra que mais serve o Reiki? Essa terapia pode ajudar também em várias doenças que estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, como:

  • Ansiedade;
  • Insônia
  • Depressão;
  • Cansaço físico;
  • Estresse.

Quais as contraindicações do Reiki?

Embora os benefícios do Reiki sejam os mais diversos e pode ser uma terapia utilizada por praticamente todas as pessoas, em algumas situações ele não é indicado. Como:

  • Quando existe uma fratura óssea;
  • Doenças com processos inflamatórios, virais ou bacterianas;
  • Quando alguém estiver em processo de cirurgia;
  • Pessoa sob ação de muitos medicamentos;
  • Pessoas que não te deram permissão. 

Quais os 5 princípios do Reiki?

Diante do desânimo, distúrbios do sono, agitações cotidianas e inúmeras preocupações, cada pessoa tem seu jeitinho particular de buscar a organização interior. Algumas se sentem mais acolhidas pela religião, outras pelo esporte, e há aquelas que buscam o lazer e o divertimento nos finais de semana, como forma de se distrair dos conflitos. 

Desse jeito, entramos num ciclo constante de desgaste e busca por válvulas de escape que promovam o tão sonhado relaxamento. No entanto, muitas vezes não conseguimos encontrá-lo sozinhas e precisamos recorrer a outros mecanismos. Buscar a ajuda de terapias como o Reiki pode ser uma ótima solução. 

O Reiki possibilita o desenvolvimento espiritual por meio de práticas que envolvem os pensamentos positivos. Às vezes é difícil evitar pensamentos negativos, mas podemos policiar nossa mente o tempo todo. Por meio dos 5 princípios do Reiki é possível ainda aprender a ter a consciência e a disciplina necessárias para combater esses pensamentos negativos. 

Dessa forma, os 5 princípios do Reiki são:

  1. Tentar isentar-se das preocupações;
  2. Evitar raivas e aborrecimentos;
  3. Praticar a bondade e a gentileza com o próximo;
  4. Trabalhar e cumprir suas obrigações honestamente;
  5. Manter-se sempre em estado de gratidão.

Há energia que atua sobre nós e ao nosso redor a todo momento. Entretanto, entender sua funcionalidade permite que seja possível ter uma vida melhor. Saber o que é Reiki, como funciona e para que serve o Reiki, ajuda a abrir portas que antes não conseguíamos acessar sozinhas, não é mesmo?

Por isso, para começar a sentir os benefícios, você pode colocar em prática os 5 princípios da terapia do Reiki, como mencionamos acima, mesmo que inicialmente eles pareçam desafiadores. O mais importante no fim das contas é viver um dia de cada vez com a leveza imprescindível da proposta “apenas hoje”.

Agora que você viu o que é Reiki, como ele funciona e quais os benefícios, conheça também os Tipos de Reiki. 

5/5 - (1 vote)

Estamos Online