Início Terapias Alternativas Conheça os benefícios da Trataka, a yoga para os olhos

Conheça os benefícios da Trataka, a yoga para os olhos

0
1091
Yoga para os olhos

Que a yoga nos ajuda a ter qualidade de vida, muitas pessoas sabem, mas você já ouviu falar na yoga para os olhos

Também conhecida como Trataka, a yoga para os olhos traz alguns exercícios para ajudar na musculatura dos olhos, e por consequência, na saúde deles. Então vamos conhecê-la.

Nesse texto você vai ver: 

    • O que é Trataka: também conhecida como yoga dos olhos, ela ajuda a melhorar a saúde dos olhos relaxando os músculos e trabalhando o foco.
    • Por que cuidar da saúde dos olhos: com o uso cada vez maior das telas os problemas de visão estão cada vez mais comuns, contudo, com os cuidados certos, podemos preservar nossa visão por mais tempo.
  • Exercícios de yoga para os olhos.
  • Dicas para cuidar da saúde dos seus olhos: usar óculos escuros, beber bastante água, se alimentar bem, descansar os olhos do uso constante das telas.

O que é yoga para os olhos?

Índice do Conteúdo

Atualmente, o uso de telas é algo extremamente comum em nossas vidas, seja no trabalho ou em casa. Normalmente usamos:

  • computador;
  • celular;
  • tablet;
  • televisão.

Com isso, acabamos forçando demais nossa visão, e por esse motivo, o uso dos óculos está se tornando cada vez mais comum, inclusive entre crianças

Então, para diminuir um pouco o efeito negativo das telas, foi criada uma técnica chamada Trataka, ou yoga para os olhos, que ajuda a diminuir os efeitos do uso excessivo de telas. Com ela você consegue:

Além disso, a yoga para os olhos também ajuda na diminuição de dores de cabeça causadas pela tensão muscular dos olhos, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Contudo, apesar de ajudar na saúde ocular, a yoga para os olhos não substitui os cuidados de um profissional, sendo assim, se sentir que precisa de acompanhamento, busque ajuda de um especialista.

Mas como fazer yoga para os olhos?

É muito simples!

Você só precisa se sentar confortavelmente, relaxar o seu corpo com algumas respirações profundas, e seguir para os exercícios. Aliás, assim como a yoga comum, a Trataka não tem restrição de idade, sendo assim, você pode tentar criar um momento ‘lúdico’ e fazer com seus filhos se quiser.

Então, vamos a alguns exercícios que você pode fazer para melhorar sua saúde ocular.

Saiba como os oráculos te ajudam a cuidar da sua saúde com os nossos especialistas!

Yoga para os olhos: Palming

Esse exercício é muito bom para fazer logo no início da sua prática, pois vai ajudar a relaxar os músculos dos seus olhos.

Primeiramente, esfregue suas mãos uma na outra até esquentar as palmas. Enquanto faz isso, mantenha os seus olhos fechados e faça respirações profundas.

Assim, suavemente, coloque as palmas da sua mão sobre suas pálpebras e permaneça nessa posição até sentir que suas mãos já não estão tão quentes. Então, ainda com os olhos fechados, repita esse processo por mais 3 vezes, no mínimo.

Piscando

Sente-se confortavelmente com os olhos abertos, e então, pisque 10 vezes rapidamente.

Depois disso, feche os olhos e faça entre 5 e 6 respirações profundas, e então repita o processo 5 vezes.

Visualização rotacional

Sente-se confortavelmente e coloque suas mãos em cima dos joelhos. Então, levante o braço direito na altura do ombro, e feche a mão deixando o polegar para cima (fazendo um sinal de positivo).

Mantenha o seu olhar fixo no seu dedão e faça, lentamente, dois círculos com o braço mantendo o olhar fixo no seu dedo e sem mexer a cabeça. Depois que fizer os círculos, descanse o braço e pisque 10 vezes, e então faça a mesma coisa com o braço esquerdo.

Depois faça o mesmo processo movimentando os seus braços na:

  • diagonal (cruzando o seu corpo);
  • horizontal (de um lado para o outro);
  • vertical (de cima para baixo).

Sempre fazendo o descanso entre um lado e outro. Depois disso, posicione seu polegar bem na frente do seu rosto (na direção do nariz), e estique o braço, afastando-o e depois traga de volta para perto.

Yoga para os olhos

Yoga para os olhos: Mudando o foco

Primeiramente, sente-se com as pernas esticadas em frente ao seu corpo, e então, estique os braços para frente na largura dos ombros. Feche suas mãos e deixe os polegares para cima.

Agora, você vai alternar o seu foco entre diferentes pontos.

  • Olhe para um ponto à sua frente, no mesmo nível que a sua visão;
  • Olhe para o seu polegar direito;
  • Então, volte o foco para o ponto à sua frente;
  • Olhe para o seu polegar direito e volte o olhar para o ponto à sua frente
  • Feche os olhos e descanse por 20 segundos, e então repita esse processo mais 4 vezes.

Melhore o foco também em sua vida desenvolvendo o seu autoconhecimento!

Visão próxima e visão distante

Para que esse exercício seja feito você precisa se sentar de frente para uma janela com visão para o horizonte. Então, mantenha seus braços juntos ao corpo e faça respirações profundas.

Assim, olhe para a ponta do seu nariz e concentre sua visão nele por 10 segundos. Depois olhe para as figuras do horizonte pelo mesmo tempo. Feche os olhos, relaxe por alguns segundos, e então, repita o exercício entre 10 e 20 vezes.

Trabalhando o foco 

Assim como os outros exercícios, para esse você precisa se sentar confortavelmente e fazer algumas respirações lentas. Em seguida, levante o seu braço direito e deixe-o esticado bem em frente ao seu nariz.

Feche sua mão e deixe o polegar esticado apontando para cima e mantenha o seu olhar fixo no dedo.

Agora, comece a dobrar o braço devagar, levando o dedo na direção do seu nariz, até que o dedo encoste nele. Então, mantenha o dedo na ponta do nariz por alguns segundos e comece a esticar o braço, sempre mantendo os olhos focados no seu polegar.

Assim, repita esse processo por mais 4 vezes.

Contudo, além dos exercícios da yoga para os olhos,  existem outras coisas que você pode fazer para cuidar da sua visão. Aí vão algumas dicas.

Yoga para os olhos

Como cuidar dos meus olhos?

Cuidar da saúde dos nossos olhos é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que passam muito tempo na frente do computador. Então, além de se consultar com um especialista você pode:

  • Proteger seus olhos dos raios UV: os raios ultravioleta podem atrapalhar um pouco a sensibilidade dos nossos olhos, sendo assim, use óculos de sol sempre que puder.
  • Hidrate-se: pode não parecer, mas beber água ajuda muito com alguns problemas de visão, pois colabora com a lubrificação dos nossos olhos.
  • Cuide da alimentação: assim como a hidratação, nutrir o nosso corpo também é importante para a saúde dos nossos olhos, sendo assim, alimentos ricos em vitamina A, C, E e ômega 3 são excelentes para a nossa visão.
  • Descanse os seus olhos: descansar nossos olhos não deve ser feito só na hora de dormir. Então, se você trabalha com telas ou estuda, use a regra dos 20, sendo assim, a cada 20 minutos de tela, descanse seus olhos por 20 segundos olhando para um ponto que esteja longe de você (pelo menos 6 metros de distância).

Enfim, agora que você já sabe como funciona a yoga para os olhos, é só incorporar essa prática na sua rotina, e você terá mais uma maneira para melhorar sua qualidade de vida. Até a próxima!

Saiba como o Tarot te ajuda a ter qualidade de vida com os nossos especialistas!


O estresse também pode afetar a saúde dos nossos olhos, então, conheça algumas dicas espirituais para se livrar do estresse.

Rate this post

Estamos Online