Início Terapias Alternativas Cromoterapia Rituais na cromoterapia: cores que tratam e cuidam

Rituais na cromoterapia: cores que tratam e cuidam

0
415
Cromoterapia e Cores

Já ouviu falar em cromoterapia? Cores que podem curar e trazer bem estar para as pessoas? Exatamente, as simples cores do nosso dia a dia podem influenciar nosso humor e alterar a nossa saúde.

A cromoterapia é uma das muitas terapias holísticas que existem. Por meio da vibração das cores é possível cuidar de vários problemas de saúde física e psicológica. Sem falar que é possível alinhar os chacras.

E a cromoterapia não é algo recente. Arqueólogos descobriram no Egito salas cobertas de vidros coloridos que são inundadas pela luz solar. Ou seja, no antigo Egito, muitos nobres utilizavam esses ambientes para tratar doenças de pele e para relaxar com a terapia das cores.

Em algum momento da nossa vida sentimos na pele o quanto as cores alteram nosso estado. Uma caminhada por um lugar com muitas plantas e árvores traz tranquilidade. Por sua vez, estar em um restaurante com detalhes em cores quentes, como vermelho e amarelo, podem deixar você faminto.

Cromoterapia, cores e mudanças perceptíveis

Já ouviu falar em um estudo que um determinado tom de rosa pode acalmar? É quase um “rosa iogurte” que é capaz de acalmar as pessoas em até 15 minutos.

Por isso, muitas celas no Japão e na Suíça utilizam essa cor em suas celas para que os presos mais violentos fiquem mais tranquilos. Além disso, alguns estádios pintaram as dependências de times convidados nesse tom.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que ficar exposto à essa tonalidade por muito tempo, acaba irritando e até mesmo deixando a pessoa agressiva, ainda mais se forem homens. A explicação para tal fenômeno se dá por circunstâncias sociais, no qual muitos cresceram ouvindo que “rosa é cor de menina”.

Por isso, quando tratamos a cromoterapia visando benefícios psicológicos, todo o cuidado é pouco. Afinal, não sabemos que tipo de experiências que essa pessoa teve com essa cor ao longo da vida.

É importante saber que a cromoterapia pode não ser um tratamento para muitos distúrbios e condições. Embora a premissa da cromoterapia seja que certas cores provocam emoções específicas na maioria das pessoas, isso nem sempre funciona.

Nós somos seres únicos. Os efeitos de certas cores podem variar de pessoa para pessoa. Dessa forma, as cores que a maioria das pessoas podem achar calmantes podem ser indutoras de ansiedade ou deprimentes.

Inclusive, posso afirmar que sou um exemplo disso. A cor azul celeste foi, por muito tempo em minha infância e adolescência, algo que me deprimia e deixava triste. Essa cor só não me afetava quando estava em um lindo céu ensolarado.

Em que a cromoterapia pode ajudar?

  • Febre;
  • Insônia;
  • Diabetes;
  • Psoríase;
  • Icterícia (bebês recém nascidos são tratados em incubadoras com cromoterapia azul);
  • Hipertensão;
  • Transtorno afetivo sazonal (relacionado a lugares que ficam muito tempo sem incidência solar, como algumas cidades litorâneas no sul durante o inverno);
  • Feridas;
  • Doenças articulares;
  • Depressão;
  • Ansiedade;

Quem pode realizar a cromoterapia?

Os banhos de luzes coloridas só podem ser realizados por profissionais holísticos treinados. Eles saberão que cores utilizar e por quanto tempo a pessoa deve ficar em exposição.

Caso queira fazer em casa, você tem duas opções: água solarizada (que inclusive escrevemos uma matéria sobre isso) ou pequenos rituais para o bem-estar.

Rituais  das cores utilizando a cromoterapia

Ritual vermelho para energizar 💖

O vermelho é usado para revigorar uma pessoa que pode estar se sentindo cansada ou para baixo. Para se sentir mais energizado, pegue uma fita vermelha e a deixe ao sol por pelo menos uma hora. Em seguida, amarre em seu pulso. Ele precisa ficar visível para que você veja e sinta a vibração do vermelho. Retire quando sentir que não há mais necessidade e descarte em algum jardim bem bonito.

Ritual azul para acabar com a insônia e dores no corpo 💙

Os cromoterapeutas usam o azul para tratar a dor, inclusive tons mais escuros de azul também têm propriedades sedativas e podem ser úteis para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. 

Por isso, para realizar esse ritual você precisará de roupa de cama azul, ou pelo menos um tecido azul que cubra seu travesseiro, óleo essencial de lavanda e uma rosa branca.

Coloque a roupa de cama ou o tecido no sol por pelo menos uma hora. Coloque a Rosa branca no quarto, mentalizando que ela transmute as energias negativas em boas e em paz. 

Por fim, antes de dormir você pinga três gotinhas de óleo essencial de lavanda em um algodão e deixe ao lado da cama. Coloque a roupa de cama azul (ou tecido azul sobre o travesseiro) e tenha uma boa noite de sono.

Ritual verde para relaxamento e proteção 💚

O verde é a cor da natureza e, de acordo com os cromoterapeutas, pode ajudar a aliviar o estresse e relaxar uma pessoa.

Para esse ritual você precisará de um cristal verde (amazonita, quartzo verde ou malaquita, por exemplo). Energize a pedra no sol por um dia inteiro. Guarde-a sempre perto de você e quando sentir que precisa relaxar, segure-a entre suas mãos por alguns minutos. Se a pedra energizada for um quartzo verde, você poderá deixar dentro de um copo com água por 24 horas e depois beber. Não pode ser feito com amazonita ou malaquita pois elas não podem ser molhadas.

Ritual amarelo para atrair felicidade 💛

Na cromoterapia, o amarelo pode ser usado para melhorar seu humor e deixá-lo feliz e otimista. Por isso, esse ritual envolve a utilização de três rosas amarelas, meia colher de açafrão da terra, alecrim e uma roupa amarela.

Ferva 2 litros de água e apague o fogo. Em seguida, coloque as pétalas das rosas, a meia colher de açafrão e uns poucos ramos de alecrim. Mexa 7 vezes em sentido horário e deixe amornar.

Em seguida tome o seu banho higiênico e, ao final, despeje esse banho de felicidade do pescoço para baixo. Deixe a água secar no corpo e vista uma roupa amarela. Você será um imã de felicidade!

Ritual laranja para a clareza mental 🧡

De acordo com a cromoterapia, a cor laranja, assim como o amarelo, pode ser usada para provocar emoções felizes nas pessoas. Acredita-se também que a cor quente e brilhante seja capaz de estimular o apetite e a atividade mental.

Está precisando de concentração, clareza mental e energia para trabalhar ou até mesmo cuidar do seu dia a dia? Então você precisará de uma laranja com casca bem bonita e 12 cravos.

Lave bem a laranja em água corrente, imagine que a está purificando de energias negativas enquanto faz isso. Coloque ela em um prato, rodeada pelos cravos e deixe em um local em que possa receber a luz da lua a noite inteira.

É importante que ela receba também um pouco da luz do sol ao amanhecer. Recolha a fruta e espete os 12 cravos em sua casca. A cada cravo, pense em uma mente mais clara e receptiva.

Ao final, mentalize uma mente sadia, clara e criativa. Agradeça por essa oportunidade, remova os cravos, beba o suco dessa laranja e guarde três dos cravinhos no seu bolso ou deixe perto de você. O restante pode ser descartado no lixo.

Agora que você sabe o poder da cromoterapia, cores e suas vibrações, o que está esperando para pôr em prática?

Um grande beijo e até a próxima! 💖💙💚💛🧡

Rate this post