Início Previsões 2022 Como as terapias holísticas podem te ajudar em 2022?

Como as terapias holísticas podem te ajudar em 2022?

0
4423
Terapias Holísticas

A terapia holística é uma abordagem bio-psico-social-espiritual do tratamento que combina métodos terapêuticos tradicionais com métodos complementares e alternativos. Dessa forma, ao invés de focar unicamente em uma doença, ele vê o ser como um todo.

Sendo assim, o objetivo principal é ajudar você a criar uma consciência da conexão mente-corpo-espírito em um esforço para promover o bem-estar e a reestruturação.

A terapia holística possibilita o bem-estar integrando métodos de tratamento alternativos e complementares, como reiki, yoga, tai chi, massagem entre outros. 

Trabalhando com raízes na medicina antiga e tradicional, bem como em abordagens terapêuticas não tradicionais, a terapia holística vale-se de um autocuidado e autocarinho que reflete tanto no corpo quanto na alma.

O foco desse tipo de terapia é alcançar e manter o equilíbrio em sua própria mente, corpo e espírito para atingir um nível profundo de autocura e consciência. Ele aborda problemas examinando todos os aspectos e variáveis ​​de sua vida diária e hábitos. Dessa forma, monta-se um diagnóstico mais assertivo e efetivo para você que procurou essa terapia.

Agora que você já sabe o que é terapia holística, já deve suspeitar como poderá ajudar em 2022. Afinal, vivemos nos últimos dois anos muitas situações tristes e com energias densas. É quase impossível passar por tanta coisa com a saúde física e mental intacta.

Por isso, vemos nas diversas terapias holísticas a possibilidade de ter momentos de alívio e cura. Aliás, você sabe todos os objetivos de uma terapia holística?

Quais os objetivos da terapia holística?

Índice do Conteúdo

O objetivo mais comum da terapia holística é obter uma compreensão mais profunda de si mesmo – autoconhecimento – como partes integradas que equivalem a um todo.

A redução dos problemas concentra-se em evitar gatilhos (situações que desencadeiam os problemas, como dor de cabeça, estresse, alergias, depressão…). E isso só é possível por meio de autoconhecimento somado a qualquer terapia holística.

No que a terapia holística pode ajudar?

De uma forma geral, pode ajudar em praticamente todas as doenças físicas e emocionais, já que o objetivo é a compreensão e o bem estar.

A terapia holística pode ajudar em:

  • Transtornos de ansiedade;
  • Transtornos por uso de drogas;
  • Transtorno depressivo;
  • Problemas relacionados ao estresse;
  • Problemas relacionados a abuso sexual sofrido e outros traumas;
  • Transtorno de estresse pós-traumático;
  • Somatizações (como alergias, dores de cabeça, dores musculares,…).

Tipos de terapia holística que você deve conhecer

É provável que você já tenha ouvido falar em algumas dessas maravilhosas terapias. Quem sabe até já experimentou alguma e nem sabia que faz parte do grupo das terapias holísticas.

Confira abaixo os tipos mais comuns que encontramos por aqui.

Aromaterapia

O nome já diz tudo: terapia com aromas. Aromaterapia é uma vertente da fitoterapia que utiliza óleos essenciais de plantas, flores e frutas para tratar problemas físicos, psicológicos e até mesmo energéticos.

Dessa forma, é possível tratar corpo e alma de uma forma deliciosa e perfumada. Você pode praticar a aromaterapia de diversas formas: inalação, massagem, aromatizador de ambientes e banhos.

Conheça alguns aromas e seus benefícios:

  • Aromaterapia para problemas respiratórios: hortelã e eucalipto;
  • Aromaterapia para depressão: bergamota, flor de laranjeira e limão;
  • Aromaterapia para ter mais disposição: canela, hortelã-pimenta e gengibre;
  • Aromaterapia para ansiedade: lavanda, jasmim,  laranja e camomila.

Caso goste do assunto e queira se especializar, nossos colegas do Astrocentro tem um Curso de Aromaterapia que é espetacular.

Florais

Os florais surgiram na década de 30, após o estudo de 38 flores realizado pelo Dr. Bach. Ele acreditava que as doenças são causadas pela desarmonia das emoções. Logo, a essência das flores poderia ajudar no equilíbrio, tratando a parte emocional e física ao mesmo tempo.

O ideal é que se use florais (Bach ou Saint-Germain) em conjunto com tratamentos médicos tradicionais. Conheça alguns dos florais e seus benefícios.

  • Cherry Plum (Prunus cerasifera) – combate o medo, ansiedade e afastar maus pensamentos;
  • Agrimony (Agrimonia eupatoria) – combate a angústia e a depressão;
  • Clematis (Clematis recta) – combate a desatenção e falta de foco;
  • Star of Bethelehem (Ornithogalum umbellatum) – combate dores físicas e emocionais.

Se quiser saber mais, nós temos várias matérias sobre florais aqui em nosso blog.

Reiki

O Reiki, apesar de sua origem japonesa, é quase brasilero de tanto que as pessoas gostam e praticam aqui no país. Trata-se de energia de cura transmitida pela imposição das mãos sobre a pessoa ou animal.

E não é apenas colocar as mãos por cima, existe uma série de simbolos que potencializam e canalizam essa energia.

Gosta desse tipo de terapia holística? Separamos algumas matérias para você. Confira!

Acupuntura

Essa terapia holística é milenar: tem cerca de 5.000 anos de existência e vem tratando dores e doenças de forma impecável. A acupuntura é, basicamente, a inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo.

Esses pontos, quando tratados, promovem o bem estar e sensação analgésica. Acredita-se que as doenças são causadas por desarmonias energéticas e as “agulhadas” devolvem o equilíbrio.

Acupuntura pode tratar:

  • Hérnias de disco;
  • Enxaquecas;
  • Miomas no útero
  • Ansiedades

Agora que você conhece um pouco mais sobre terapia holística e algumas de suas práticas, que tal conversar com um de nossos esotéricos especializados nessa área. Basta agendar um horário e falar com qualquer um deles. Tenha certeza de que será acolhida com muito carinho.

Um grande abraço e até a próxima! ✨

Rate this post

Estamos Online