Início Oráculos Tarot Como interpretar o Tarot Egípcio ou Tarot Door?

Como interpretar o Tarot Egípcio ou Tarot Door?

tarot egípcio

A leitura do Tarot Egípcio está relacionada ao fluxo de energia universal. Suas cartas estão divididas em três partes: superior, central e inferior sendo que cada uma delas carrega um simbolismo relacionado aos eventos e personagens míticos da cultura do Egito e de seus deuses. Para saber outras curiosidades sobre esse baralho, confira a seguir. 

A história do Egito Antigo é por si só um baú de surpresas, quando pensamos que deciframos tudo, de repente surgem artefatos que nos levam a uma nova descoberta.O jogo de Tarot Egípcio ‒ também conhecido como Tarot Door, não poderia carregar menos magia que a cultura dos egípcios. 

Por isso, temos no significado das cartas do Tarot Egípcio uma forte expressão e energias espirituais acentuadas. Elas geram a quem as interpretam uma maior conexão com o “eu” do consulente e com o seu lado espiritual.

O Egito é um dos berços da humanidade e sobre sua civilização estão abrigados diversos estudos e conceitos que beneficiaram a evolução do homem. Alguns eventos até hoje são uma incógnita, uma lacuna na história. 

Ainda não somos capazes de provar com exatidão como no Antigo Egito o homem era capaz de desenvolver algumas técnicas consideradas mais desenvolvidas, principalmente quando se trata de arquitetura, por exemplo.

Mas não é somente nessa área que encontramos um vazio a ser preenchido. Além de diversos outros pontos, o conhecimento do Tarot como Oráculo ainda é um mistério para a compreensão do seu surgimento. 

O que é o Tarot Egípcio ou Tarot Door?

Índice do Conteúdo

O Tarot Egípcio, também conhecido como Tarot Door, analisa cada aspecto abordado com grande profundidade. Para domínio da técnica é necessário que o consultor tenha conhecimento sobre a história da cultura egípcia e entenda suas representações expressas nas cartas do Tarot Egípcio.

Sua leitura abrange com profundidade conceitos kármicos. Além disso, necessita que haja uma interpretação não somente do desenho da carta, mas também de suas cores, formas geométricas, simbolismos e da Astrologia.

A análise dos Astros tem uma forte presença ao decifrar a mensagem de cada carta. Como podemos observar na história do Egito, todos seus estudos e crenças estão ligados com aspectos naturais e com uma das mais antigas ciências da humanidade, que é a Astronomia, a qual compõem a essência da Astrologia.

Leia também: Karma — significado e as suas 12 leis

A história do Tarot Egípcio ou Tarot Door

Não existe uma data precisa para o surgimento do Tarot Egípcio. Historiadores acreditam que tudo está ligado à energia do Deus Tot (ou Thot).

Eles afirmam que este seria o jogo de Tarot mais antigo já criado. Segundo a história ele teria sido fruto da essência do deus da sabedoria: Thot. Foi esse deus que o descreveu em um livro (o mais antigo entre os homens) e que posteriormente foi entregue a Moisés, o qual o levou consigo para Israel.

Uma das histórias aponta também para o conhecimento profundo de ciência que os egípcios possuíam. Isso explica que a evolução desse povo deve-se à sabedoria adquirida por meio da população de Atlântida, que tiveram seus estudos propagados também pelo deus Thot para benefício do homem.

Sendo assim, ao seguir sua missão em direção à Israel, Moisés carregou consigo um livro repleto de mistérios e que era também a porta da verdade e a chave de sucesso e paz espiritual para toda uma civilização que daquele ponto se originaria com sua base fortalecida na fé.

Então, as representações imagéticas que haviam nesse livro, foram gravadas em placas de ouro, o que deu origem às primeiras cartas. Elas permitiam que o homem se conectasse com maior facilidade ao plano espiritual e compreendesse acontecimentos e fatos da vida. Além disso, também possibilitava orientar da melhor forma seu caminho, fazendo previsões e buscando com mais afinco por harmonia e autoconhecimento.

Devido ao florescer das religiões e o grande impacto que elas causaram entre os povos, esse segredo ficou oculto por muitos anos. Essa foi a melhor forma encontrada para que não houvesse destruição total do Oráculo.

Acredita-se que após a situação ganhar um pouco de controle, em meados do século XIV ele foi introduzido na sociedade europeia, tendo sua primeira expressão registrada no norte da Itália. A partir dali, por conta de sua precisão e análises detalhadas, ganhou espaço pelo mundo ao ser difundido pelos ciganos.

A composição do jogo de Tarot Egípcio

O Tarot Egípcio é composto pela quantidade de cartas padrão, ou seja: são 78 cartas, sendo elas compostas por 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores

As cartas do Tarot Egípcio possuem uma arte muito diferente daquela que conhecemos no Tarot de Marselha ou no de Waite, por exemplo. Em ambos as cores e estruturas possuem um significado profundo que deve ser atribuído em uma leitura.

Uma outra grande curiosidade sobre as cartas do Tarot Egípcio, é que elas possuem representações astrológicas e também não há nenhuma ligação com os naipes quando observamos os Arcanos Menores. Ou seja, não há a caracterização de Copas, Ouros, Paus e Espadas.

Os diferenciais nas cartas

Para interpretar o significado das cartas do Tarot Egípcio, além da forma complexa que os Arcanos Menores do Tarot Egípcio representam, também é importante compreender os níveis aos quais eles se conectam e estabelecem a uma mesma essência de informação. 

Portanto, inicia-se uma leitura com atenção ao fluxo de energia Universal. Os egípcios consideravam que essa energia partia do plano espiritual para adentrar ao mental e os acontecimentos e as concretizações partem do lado astral para o físico.

Além disso, as imagens expressas nas cartas dos Tarot Egípcio simbolizam eventos e personagens míticos da cultura do Egito, além de atos dos deuses.

A regra dos três planos do Tarot Egípcio

As cartas do Tarot Egípcio apresentam uma separação em três partes em sua imagem. Algumas delas possuem linhas bem definidas nessas divisões. Em outras, as partes podem invadir um pequeno espaço da outra cena. Todas essas características possuem um significado para este baralho.

  • A parte central:

Representa o plano mental. Contém o significado essencial da carta que é expresso por imagens míticas em cenas cotidianas daquela época. Ela exibe a força motora que rege a ação ou a vida de cada um, está ligada à essência do homem.

  • A parte superior

Trata-se do plano espiritual. Os símbolos em torno da imagem central dos Arcanos Menores do Tarot Egípcio são:

  • Acima: um hieróglifo, 
  • Do lado direito: uma representação alquímica,
  • Do lado esquerdo: uma letra hebraica. 

Já nos Arcanos Maiores do Tarot Egípcio encontramos: 

  • Acima: uma representação do alfabeto dos magos,
  • Do lado direito: a letra hebraica,
  • Do esquerdo: o hieróglifo. 

Essa divisão simboliza tudo que transcende o tempo, a verdadeira sabedoria.

  • A parte inferior

Esse é o plano material. Nele poderemos encontrar imagens que fazem parte da composição do mental, e também representações de símbolos que caracterizam deuses expressos por meio de animais ou cenas. 

Ele simboliza a razão pela qual agimos, o intuito de lutar por algo, a consequência material para aquela atitude.

Comparação e significado das cartas do Tarot Egípcio

Se você está mais habituado ao Tarot de Marselha e está começando a conhecer a agora o Tarot Egípcio, confira abaixo uma comparação das cartas do Tarot Egípcio dos Arcanos Maiores com as do baralho do Tarot de Marselha e seus significados.

Os Arcanos Maiores no Tarot Door, comparado ao baralho de Marselha:

Tarot de MarselhaSignificado no Tarot Door
mago mini
O Mago
mago 01
O Mago
Espiritual: início de uma nova jornada/ Mental:resolução de dúvidas e problemas/ Físico: a força e energia para reconstruir. Dados astrológicos:Planeta Mercúrio com Sol em leão
sacerdotisa mini
A Sacerdotisa
sacerdotiza door
A Sacerdotisa
Espiritual: os pensamentos criam formas/ Mental: as escolhas e dualidade/ Físico: relações e uniões. Dados astrológicos:virgem, com Lua em câncer.
imperatriz mini
A Imperatriz
imperatriz door
A Imperatriz
Espiritual: sabedoria do que era oculto/ Mental:possibilidade de renovar e criar/ Físico: concretização de ideias. Dados astrológicos: libra com Júpiter em sagitário.
imperador mini
O Imperador
imperador door
O Imperador
Espiritual: manifestação de nossas virtudes/ Mental: Solução das questões / Físico: obtenção do que foi construído. Dados astrológicos:escorpião com Urano em aquário.
papa mini
O Papa
hierarca door
O Hierarca
Espiritual: ações do Criador na vida/ Mental: aprendizado e domínio das questões da vida/ Físico: liberdade de agir para obter eficiência. Dados astrológicos:Júpiter com Mercúrio em virgem.
enamorados mini
O Enamorados
indecisão door
A Indecisão
Espiritual: a ação da moralidade/ Mental: a dúvida para tomada de decisões/Físico: ações sem controle. Dados astrológicos: Vênus com Vênus em touro.
carro mini
O Carro
triunfo door
O Triunfo
Espiritual: conhecimento do espírito sobre a matéria/ Mental: o alcance das respostas através da luz própria/ Físico: inspirações para superar. Dados atrológicos: sagitário com Netuno em peixes.
justiça mini
A Justiça
justiça door
A Justiça
Espiritual: razão acima de tudo/ Mental: resolução dos problemas ao se ter análise/ Físico: destino responderá de acordo com a ação exercida, positivo ou negativo. Dados astrológicos: capricórnio com Saturno em capricórnio.
eremita mini
O Eremita
eremita door
O Eremita
Espiritual: ajuda do Divino/ Mental: exercício da caridade com obtenção de sabedoria/ Físico: a plenitude dos planos idealizados. Dados astrológicos: aquário com Marte em áries.
roda da fortuna mini
A Roda da Fortuna
retribuição door
A Retribuição
Espiritual: o que foi plantado, irá retornar / Mental: a organização e construção dos pensamentos/ Físico: a reação de tudo que foi feito. Dados astrológicos: Urano, com Plutão em escorpião.
força mini
A Força
persuasão door
A Convicção
Espiritual: o espírito guiará as forças/ Mental: a sabedoria acima de qualquer conceito/ Físico:estruturação da vida com bases na fé. Dados astrológicos: Netuno, com Sol em áries.
enforcado mini
O Enforcado
apostolado door
O Apostolado
Espiritual:sacrifícios para o encontro da evolução/ Mental:ponderação e repreendimento das próprias ideias/ Físico: mudança de conceitos e ideais. Dados astrológicos: peixes, com Lua em touro.
morte mini
A Morte
imortalidade door
A Imortalidade
Espiritual: renovação da vida por meio da doação/ Mental: uma realização contraditória para alcançar o objetivo sonhado/ Físico: a perda para transformação. Dados astrológicos: áries com mercúrio em gêmeos.
temperança mini
A Temperança
temperança door
A Temperança
Espiritual: a harmonia do exterior e interior/ Mental: a devolução afetiva a qual foi entregue aos outros. Amor recíproco/ Físico:equilíbrio da vitalidade. Dados astrológicos:touro, Júpiter em câncer.
diabo mini
O Diabo
paixão door
A Paixão
Espiritual: a busca por esclarecimentos/ Mental: a força das paixões/ Físico: o despertar dos desejos mais intensos. Dados astrológicos: Saturno, com Netuno em leão.
torre mini
A Torre
fragilidade door
A Fragilidade
Espiritual: consciência do que ocasiona aflições/ Mental: momento frágil e de pobre enriquecimento/ Físico: período de aflições. Dados astrológicos: Marte com Mercúrio em virgem.
estrela mini
A Estrela
esperança door
A Esperança
Espiritual: a fé será a engrenagem motivadora/ Mental: a luz para a superação/ Físico:fortalecimento e otimismo. Dados astrológicos:Gêmeos, com Saturno em libra.
lua mini
A Lua
crepúsculo door
O Crepúsculo
Espiritual: o encontro do mistério que motiva a vida/ Mental: o poder de dizer não quando conhecida a verdade/ Físico: ação das energias ocultas. Dados astrológicos: câncer com Urano em escorpião.
sol mini
O Sol
inspiração door
A Inspiração
Espiritual: a verdade por meio da luz divina/ Mental: a inteligência como base para construção das ações/ Físico: a transformação do que era ideia em algo concreto. Dados astrológicos: leão com Plutão em sagitário.
julgamento mini
O Julgamento
ressurreição door
A Ressurreição
Espiritual: o grande despertar da energia interior/ Mental: poder de transformar, momento de grande inteligência/ Físico:harmonia entre o que é espiritual e mental com o físico. Dados astrológicos: Lua, com Marte em capricórnio.
mundo mini
O Mundo
transmutação door
A Transmutação
Espiritual: o mais alto grau de evolução espiritual/ Mental: busca pelo o que realmente é importante na vida/ Físico: ações que geram benefícios, com muita sabedoria e inspiração. Dados astrológicos: Sol, com Netuno em aquário.
louco mini
O Louco
regresso door
O Regresso
Espiritual: a essência misteriosa do despertar de cada ciclo/ Mental: ousadia, a crença/ Físico: a falta de controle, cedendo aos impulsos. Dados astrológicos: Plutão com Vênus em peixes.

Os Arcanos Menores e suas diferentes nomenclaturas e caracterizações:

23
O Lavrador

24
A Tecelã
25

O Argonauta
26
O Prodígio

27
O Inesperado

28
A Incerteza
29

A Vida Doméstica
30
O Intercâmbio
31
O Impedimento
32
A Grandiosidade
33
A Aliança
34
A Inovação
35

O Desconsolo
36

A Iniciação

A Arte e a Ciência

A Duplicidade

O Testemunho

O Pressentimento

O Desassossego

A Dignidade

A Ilusão

O Pensamento

A Regeneração

O Patrimônio

A Ponderação

A Consumação

A Versatilidade

A Afinidade

O Conselho

A Premeditação

O Ressentimento

O Exame

O Arrependimento

A Peregrinação

A Rivalidade

A Reflexão

A Revelação

A Evolução

A Solidão

A Interdição

A Comunhão

A Veemência

A Aprendizagem

A Perplexidade

A Amizade

A Especulação

O Acaso

A Cooperação

A Avareza

A Purificação

O Amor e o Desejo

A Oferenda

A Generosidade

O Provedor

A Confuão

O Renascimento

Embora não possamos afirmar quando e onde o Tarot Egípcio ou Tarot Door surgiu, ainda podemos desfrutar do poder de aprofundamento nos detalhes que esse baralho nos apresenta.

Suas cartas expressam muito mais do que mensagens padronizadas, elas mostram a verdadeira essência do ser que as procuram para encontrar algum auxílio ou esclarecimento.

Quero saber mais do Tarot Egípcio, como me consultar? 

Se você gostou da história que o Tarot Egípcio carrega, achou interessante tudo que ele envolve e ficou curioso para saber como é uma consulta, busque um tarólogo confiável. Na iQuilíbrio existem vários tarólogos experientes que podem te atender online a qualquer momento. 

Basta você analisar o perfil e escolher o que mais você ache que tenha afinidade. Depois marque a consulta e compre seus minutos. É rápido, prático e assertivo. 

5/5 - (1 vote)

Estamos Online