Início Simpatias Amor e Relações 7 dicas importantes de como melhorar a comunicação no relacionamento

7 dicas importantes de como melhorar a comunicação no relacionamento

0
759
como melhorar a comunicação no relacionamento

Um dos principais problemas enfrentados por casais é a falta de diálogo. Dessa forma, como melhorar a comunicação no relacionamento se nenhuma das partes está disposta a “ouvir” de verdade?

Pode ser que você esteja em um relacionamento tóxico e nem saiba. E até se pergunte “como me envolvi com essa pessoa?”. Por isso, é importante prestar atenção aos detalhes e identificar se o problema entre vocês é por falta de comunicação ou se é algo mais grave.

Às vezes, fica complicado saber se é amor ou comodismo, já que não existe mais aquela cumplicidade. Em caso de dúvida, tente resgatar a paixão no relacionamento e identifique o que acabou prejudicando a comunicação.

Não pense que tudo está perdido e nem sofra por antecipação! Estamos aqui para te ajudar e aliviar esse coração que anda pesado demais. Acompanhe nosso texto e descubra por onde você deve começar a abordar e resolver esse problema.

Como melhorar a comunicação no relacionamento: identifique o problema

Inicialmente, vocês formavam um casal feliz e se davam bem. As brigas eram poucas e vocês se entendiam só com o olhar. Entretanto, isso não acontece mais e você se sente cada vez mais infeliz.

Saiba, primeiramente, que a comunicação não se dá apenas por conversas. Ou seja, inclui gestos, posturas e expressões faciais. Além disso, a forma como vocês se comportam sozinhos e na presença de estranhos diz muito sobre o que está acontecendo.

Veja abaixo indícios de que há um ruído na comunicação de vocês.

  • Vocês conversam pouco um com o outro sobre como foi o dia de vocês;
  • pouco interesse em saber se está bem ou não;
  • Temas são evitados;
  • mais brigas que conversas amistosas;
  • Você e ele (a) estão sempre na defensiva;
  • Não fazem muitas atividades em conjunto;
  • dificuldade em entender o que você ou seu parceiro(a) querem;
  • Existe pouca cumplicidade.

Se você identificou algum desses itens, é bom saber como melhorar a comunicação no relacionamento, pois certamente tem um ruído aí. Entretanto, não se desespere! Há uma forma de reverter e ter uma vida plena e feliz.

Acompanhe abaixo, as 7 dicas super importantes de como melhorar a comunicação no relacionamento. E, se você já faz tudo isso que está aqui embaixo, encaminhe esse post para seu parceiro(a) para que ele aprenda a melhorar a comunicação. Confira!

1.Diga como se sente de forma assertiva

Se você está triste, comunique isso. Entretanto, faça de uma forma assertiva, sem indiretas ou brigas. A mensagem tem que ser clara, pois o óbvio só é óbvio para gente, não é mesmo?

Por exemplo, você ficou chateada com a forma que foi tratada. Então, você deve dizer de forma calma que ficou chateada com a forma ríspida que foi tratada e que ninguém merece passar por isso, nem você e nem ele(a).

2.Mostre seu ponto de vista sem ser agressiva

Opiniões divergentes sempre existirão e é preciso inteligência emocional para lidar com isso. Sendo assim, não julgue que sua opinião é a certa e a do outro é errada. Dessa forma, não tem como melhorar a comunicação no relacionamento.

Por exemplo, você não concorda em adotar um cachorro. Mostre o porquê de não querer o animal, como falta de tempo ou espaço, alergia e etc. 

3.Quando errar, admita o erro

Todas nós erramos em algum ponto de nossos relacionamentos. Se tem algo que ajuda como melhorar a comunicação do casal é admitir que falhou de forma humilde. E, isso tem que vir do coração. Ou seja, não é da boca para fora.

Por exemplo, você ficou chateada por ele(a) não prestar atenção em você enquanto estava contando algo e ficou muito brava. Entretanto, ele(a) estava com uma tremenda dor de cabeça, por isso a desatenção. Quando descobrir o motivo, reconheça que errou ao ficar brava antes de perguntar se estava tudo bem.

4.Deixe que ele(a) conclua o pensamento

Por mais que você não concorde com o que a pessoa está falando, deixe-a falar. Ela tem o direito de se expressar, assim como você tem. Ou seja, respeite o tempo de fala dessa pessoa para que ela faça o mesmo por você.

5.Não confronte, busque dialogar

Algumas vezes na vida vamos ficar decepcionadas com coisas que acontecem em nosso relacionamento. Quando esse tipo de situação acontecer, faça um exercício de respiração e só depois vá conversar, com assertividade e sem agressividade.

6.Não colecione desgostos e brigas para usá-las em uma discussão

Foque no assunto principal em que estão conversando. Sendo assim, evite desenterrar outras rusgas e discussões. Essa é a melhor dica de como melhorar a comunicação no relacionamento.

7.Não colecione dúvidas, pergunte sempre

Não entendeu? Pergunte. Está se sentindo sozinha? Pergunte por que não fica mais tempo com você. Quanto mais dúvidas você acumular, mais problemas vai trazer e aí não tem como melhorar a comunicação no relacionamento. Evite uma bola de neve.

Bônus! Mais dicas de como melhorar a comunicação no relacionamento!

Que tal cuidar da alma depois de cuidar do coração? Após exercitar a comunicação com as 7 dicas que demos, essas outras apenas vão reforçar o laço entre você e o seu amor. Nossa especialista em esoterismo, Juliana Viveiros, produziu um vídeo sobre a cura pelo amor que certamente fará toda a diferença!

Além disso, veja abaixo mais dicas para melhorar a comunicação e fortalecer a sua união. Confira!

Esperamos que as dicas tenham ajudado! E lembre-se que você nunca estará sozinha. Estamos aqui para deixar a sua vida melhor!

Um abraço carinhoso e até a próxima! 💗💗💗