Nossa Senhora de Fátima – O pedido de Oração

Nossa Senhora de Fátima

Há na Igreja católica a chamada invocações marianas, que se tratam das representações diferenciadas do mesmo Santo. Maria ou Nossa Senhora, a Mãe de Cristo possui diversos títulos, todos eles estão associados aos seus milagres, tempos vividos e aparições. Nossa Senhora de Fátima, corresponde a uma de suas aparições mais famosas: a dos 3 pastorinhos.

Qual o Melhor Salmo da Bíblia Para Você? Nossos Especialistas Recomendam

RECEBER AJUDA DE ESPECIALISTA

 

O dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado em 13 de maio, a primeira data das aparições de Nossa Senhora para as três crianças – essas aconteceram todos os dias 13 dos meses até outubro (exceto em agosto que foi no dia 15) -, com origem em Fátima, uma cidade de Portugal, a denominação da Santa foi atribuída por este motivo. Os três pastorinhos que tiveram a graça de recebê-la foram: Lúcia de Jesus Santos (10 anos), Jacinta Martos (7 anos) e Francisco Martos (9 anos).

História de Nossa Senhora de Fátima

No dia 13 de maio do ano de 1917, em Fátima – Portugal, Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez para as 3 crianças que estavam então sozinhas. Elas a descreveram como uma jovem mulher de uma beleza inigualável, que brilhava de uma forma muito forte e resplandecia ainda mais por sua roupa de um branco puríssimo, ornamentada com tons dourados.

A imagem de Nossa Senhora porém tinha um semblante triste, ao mesmo tempo que possuía um olhar acolhedor e materno. Os meninos repararam também que a jovem mulher tinha em suas mãos um belo terço de pérolas com o crucifixo de ouro, que ficou posteriormente conhecido como o Terço de Nossa Senhora.

Ao notar a surpresa e receio das crianças, a Santa pediu que eles se acalmassem, pois ela havia vindo do céu para dar-lhes uma missão. Ela solicitou que, eles rezassem o terço todos os dias para que toda dor e guerra que flagela a humanidade pudesse diminuir. Esse era um recado da Mãe para que o homem aprendesse a se arrepender e redimir de seus pecados, pois Ela estava sempre tentando interceder por todos nós. Pois, a guerra precisava terminar.

Coincidência, ou não, a Igreja teve um papel decisivo na derrubada do muro de Berlin, com o auxílio do então Papa João Paulo II.

Todavia a missão dos pequenos não foi assim tão fácil de ser cumprida, ao passarem adiante a mensagem de Maria, eles foram acusados de calúnia e chegaram até mesmo a serem presos. Mas, em nenhum momento se contradisseram em suas palavras ou negaram a verdade dita pela Santa.

A credibilidade dos três pastorinhos só foi concretizada em sua terceira aparição.

Na sexta aparição, Nossa Senhora realizou um milagre. Ela falou que devotos começariam a realizar doações em seu nome, e que naquele local era para ser construída uma Paróquia, que o dinheiro seria suficiente. A missão foi incumbida a menina Lúcia. Neste momento haviam vários fiéis presentes que viram Maria Santíssima partir, o Sol mudou de cor, ficando prateado e aparecendo com brilhos muitos fortes dentre as nuvens, o mesmo começou a girar muito forte, suas bordas ficaram em chamas, espalhando raios de fogo.

Pessoas que estavam até 40 quilômetros de distância presenciaram esse fenômeno. A capela construída no local foi nomeada de Nossa Senhora do Rosário, onde recebe milhares de fiéis o ano todo.

Aqui no Brasil, a Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi oficialmente inaugurada em 1932, em Sumaré – São Paulo. Ficou também conhecida como Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Representada como a descrição feita pelas crianças, a imagem tão conhecida da Santa é toda vestida de branco com detalhes dourados. Seu semblante expressa tristeza e ao mesmo tempo uma paz acolhedora.

Oração de Nossa Senhora de Fátima

Em uma das ocasiões, Maria ensinou para as crianças como rezar e também as ensinou a seguinte Oração, que ficou conhecida como a Oração de Nossa Senhora:

“Oh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.”

Essa Oração foi acrescentada ao Rosário sempre após cada mistério, esse também foi um pedido da Santa.

Oração à Nossa Senhora de Fátima

“Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar a três pastorinhosos
tesouros de graças
contidos na prática do vosso santo Rosário,
incuti profundamente em nossa alma
o apreço em que devemos ter esta devoção,
a vós tão querida,
a fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
que neles se comemoram,
nos aproveitemos de seus preciosos frutos
e alcancemos a graça (dizer o que deseja alcançar)
que vos pedimos,
se for para a glória de Deus
e proveito de nossas almas.
Assim seja.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.”

Novena de Nossa Senhora de Fátima

Orações que devem ser realizadas todos os dias:

Oração Inicial

“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros das graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais essa santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que, insistentemente, vos pedimos (pedir a graça).

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.”

Após a Oração inicial, rezar 10 Ave-Marias.

Oração Preparatória

“Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de Misericórdia, que vos dignastes manifestar, em Fátima, a ternura de vosso Imaculado Coração, trazendo-nos mensagens de salvação e paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso amantíssimo coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.”

Oração Final

“Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe dos pobres pecadores, que, aparecendo em Fátima, deixastes transparecer em vosso rosto celestial uma leve sombra de tristeza, para indicar a dor que causam os pecados dos homens, os quais, com maternal compaixão, exortastes a não afligir mais a vosso Filho com a culpa e a reparar os pecados com a mortificação e a penitência, dai-nos a graça de uma sincera dor dos pecados cometidos e a resolução generosa de reparar com obras de penitência e mortificação todas as ofensas que se inferem a vosso Divino Filho e o vosso Coração Imaculado.”

2º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe da Divina Graça, que vestida de nívea brancura aparecestes aos pastorinhos singelos e inocentes, ensinando-os, assim, o quanto devemos amar e procurar a inocência da alma, e que pedistes, por meio deles, a emenda dos costumes e a santidade de uma vida cristã perfeita, concedei-nos misericordiosamente a graça de saber apreciar a dignidade de nossa condição de cristãos e levar uma vida conforme as promessas batismais.”

3º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, vaso insigne de devoção, que aparecestes em Fátima tendo pendente de vossas mãos o Santo Rosário, e que insistentemente repetias:  “Orai, orai muito” para conseguir findar, por meio da oração, os males que nos ameaçam. Concedei-nos o dom e o espírito de oração, a graça de sermos fiéis no cumprimento do grande preceito de orar, fazendo-o, todos os dias, para assim observar bem os santos mandamentos, vencer as tentações e chegar ao conhecimento e amor de Jesus Cristo, nesta vida, e à união feliz com Ele na outra.”

4º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, rainha da Igreja, que exortastes aos pastorinhos de Fátima a rogar pelo Papa e infundistes em suas almas sinceras uma grande veneração e amor por ele, como vigário de vosso Filho e Seu representante na Terra, infunde também a nós o espírito de veneração e docilidade à autoridade do Romano Pontífice, de adesão inquebrantável a seus ensinamentos, e nele e com ele um grande amor e respeito a todos os ministros da Santa Igreja, por meio dos quais participamos da vida da graça nos sacramentos.”

5º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, saúde dos enfermos e amparo dos aflitos, que movida pelo rogo dos pastorinhos, fizestes já curas em vossas aparições em Fátima, e haveis convertido este lugar, santificado por vossa presença, em oficina de vossas misericórdias maternais em favor de todos os aflitos; ao vosso coração maternal acudimos cheios de filial confiança, mostrando as enfermidades de nossas almas e as aflições e doenças todas de nossa vida.

Deixai sobre elas um olhar de compaixão e as remedíeis com a ternura de vossas mãos, para que assim possamos servir-vos e amar-vos com todo nosso coração e com todo nosso ser.”

6º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, refúgio dos pecadores, que ensinastes aos pastorinhos de Fátima a rogar incessantemente ao Senhor, para que os desgraçados não caiam nas penas eternas do inferno, e que manifestastes a um dos três que os pecados da carne são os que mais almas arrastam àquelas terríveis chamas, colocai em nossas almas um grande horror ao pecado e o temor santo da justiça divina; ao mesmo tempo, despertai nelas a compaixão pelos pobres pecadores e um santo zelo para trabalhar com nossas orações, exemplos e palavras por sua conversão.”

7º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, rainha do Purgatório, que ensinastes aos pastorinhos de Fátima a rogar a Deus pelas almas do Purgatório, especialmente pelas mais abandonadas, encomendamos à inesgotável ternura de vosso maternal coração todas as almas que padecem naquele lugar de purificação, em particular as de todos os nossos chegados e familiares e as mais abandonadas e necessitadas; aliviais suas penas e levai-as prontas à região da luz e da paz, para ali cantar perpetuamente vossas misericórdias.”

8º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, que em vossa última aparição vos destes a conhecer como a Rainha do Santíssimo Rosário, e em todas as aparições recomendastes a reza dessa devoção como o remédio mais seguro e eficaz para todos os males e calamidades que nos afligem, tanto da alma quanto do corpo, tanto públicas quanto privadas, colocai em nossas almas uma profunda estima pelos mistérios de nossa Redenção, que se comemoram na reza do Rosário, para assim viverem sempre de seus frutos.

Concedei-nos a graça de ser sempre fiéis à prática de rezá-lo diariamente para honrarmos a vós, acompanhando vossas alegrias, dores e glórias, e assim merecer vossa maternal proteção e assistência em todos os momentos da vida, mais especialmente na hora da morte.”

9º Dia

“Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe nossa dulcíssima, que escolhestes aos pastorinhos de Fátima para mostrar ao mundo as ternuras de vosso coração misericordioso e lhes propusestes a devoção ao mesmo como o meio com o qual Deus quer dar a paz ao mundo, como o caminho para levar as almas a Ele, e como uma prenda suprema de salvação, fazei, ó coração da mais terna das mães, que possamos compreender vossa mensagem de amor e misericórdia, que a abracemos com filial adesão e que a pratiquemos sempre com fervor.

Assim seja vosso coração nosso refúgio, nossa esperança e o caminho que nos conduz ao amor e à união com vosso Filho Jesus.”

Nossa Senhora de Fátima é a representação da dor de Maria ao ver seus filhos guerreando e em disputas. Ela surgiu para três crianças pois elas são representação da inocência e da fé em sua maneira mais pura. O ensinamento de sua Oração, foi sua expressão de amor à humanidade, entregando aos homens a chance de se redimirem de causar dor aos seus semelhantes.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

ESCOLHER UM ESOTÉRICO

Nossa Senhora de Fátima – O pedido de Oração
Avalie esse post!
Compartilhe!
Share

Você Também Pode Gostar De: