Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Descubra mais sobre o Guia Preto Velho Umbanda

Descubra mais sobre o Guia Preto Velho Umbanda

Guias Pretos Velhos

Já conheceu em sua vida uma pessoa bem idosa que parece só pelo olhar passar um mar de sabedoria? Assim são as Pretas e Pretos Velhos da Umbanda.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Quem tem aquele costume antigo de pedir a benção das pessoas mais velhas, e de adquirir conhecimento por meio das fantásticas histórias que eles já viveram, irá se emocionar com uma gira de Preto Velho.

Conheça mais sobre a Umbanda e seus costumes em nosso artigo sobre o Dia Nacional da Umbanda.

Esses Guias são mais do que especiais, além de toda inteligência de vida que carregam em seu espírito eles conseguiram aumentar essa qualidade natural e passaram a atender aqueles que os procuram, sendo considerados assim, como entidades elevadas. Portanto optaram por orientar todos que confiam em sua sabedoria e manter toda força e poder para abrir caminhos, por isso nunca os julguem por sua aparente fragilidade física, pois a energia que carregam em seu peito os motivam a alcançarem pontos inimagináveis.

O Preto Velho na Umbanda

Índice do Conteúdo

O Preto, Preta Velha ou até mesmo “Preto Veio“, segue a Linha de regência de Obaluaiê, onde trabalham em seus passes a magia Divina, manipulando com maestria o uso de ervas e realizando as receitas dos melhores banhos para os consulentes.

A Linha para a qual trabalha está direcionada ao mistério Ancião, e tem como fundamento proporcionar a evolução dos seres. Em seu atendimentos ele abre o caminho, limpando a mente, físico e espírito de cada um o colocando no caminho correto para a felicidade por meio da compreensão.

Além do poder com o uso das plantas, na Umbanda o Preto Velho também trabalha de forma primorosa tudo que está ligado à natureza, como os próprios elementos. Ele utiliza desse domínio para aplicar seus passes espirituais, por isso eles são tão conhecidos e eficientes.

As características do Preto Velho – Umbanda

Com pele de cor escura, muitas vezes meio arqueados por dores nas costas, andam vagarosamente e falam de forma tremida e com linguajar simples, assim se apresentam as energias dos Pretos Velhos em uma Gira.

As imagens de Pretos Velhos apresentam em suas qualidades a forte vibração de espíritos humildes, que parecem que enriqueceram suas almas com o sofrimento em vida. Embora nem todos fizeram parte da época da escravidão, a maioria provém deste período, todavia as marcas dessa vida de luta os premiaram com a calma de quem acredita no amanhã e que conhece a verdadeira natureza humana, podendo assim passarem os mais belos, realistas e tocantes conselhos.

Sentados em seus banquinhos e fumando seus cachimbos, os Pretos e Pretas Velhas são sem dúvida alguma as figuras mais impactantes em seus conselhos em um terreiro. Suas orientações contém uma elevada sabedoria espiritual.

Nomes comuns de Preto Velho na Umbanda

Embora os Pretos Velhos (e os outros Guias da Umbanda) pertençam a Linha maior de Obaluaê, eles trabalham também na energia dos demais Orixás e isso faz com que obtenhamos nomes diferenciados de acordo com as regiões das quais eles vieram. Exemplos:

Oxalá – Pai Joaquim de Aruanda: aquele que veio do céu;

Oxóssi – Pai Antônio da Mata;

Obaluaê – Pai Joaquim das Almas;

Iansã – Pai Joaquim do Congo;

Ogum – Pai Francisco D’Angola.

Oferendas aos Pretos Velhos

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá ou Guias possuem suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Comidas e bebidas que mais apreciam: café sem açúcar, aguardente, arroz doce, canjica, pipoca sem sal e bolo de fubá.

Dia dos Pretos Velhos

O dia da semana dos Pretos Velhos é a segunda-feria. E seu dia de comemoração é em 13 de maio.

Cores dos Pretos Velhos

Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.

Oração dos Pretos Velhos

“Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento.

Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrado e harmonizado, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.

Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece.

Amém!

Amado(a) Preto(a) Velho(a),

De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado sagrado, vós possa auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.

Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração, para que equilibrado eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento.

Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliado pelas hierarquias de luz a qual estou ligado.

Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los.

Ó meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus, remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado.

Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me perturbam;

Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra;

Nunca deixe faltar o alimento de todo dia;

Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos;

Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus.

Amém!”

Pontos de Umbanda dos Pretos Velhos

Ponto de Preto Velho 1

“Ele é dono de Terreiro

Já firmou gongá

Saravá meu Pai Antônio

Saravá seu Jacutá.”

Ponto de Preto Velho 2

“Um galhinho de arruda

A vovó me deu

Um galhinho de arruda

Pra me proteger

Eu agradeço a essa linda Preta Velha

Um galhinho de arruda

Ela me ofereceu

Eu agradeço a essa linda Preta Velha

Pois em suas orações

Ela nunca me esqueceu.”

Ponto de Preto Velho 3

“Oi dai-me forças Jesus de Nazaré

Oi dai-me forças pra mim vir trabalhar

Dizem que a Umbanda tem mironga

Tem mironga, Pai Antônio tem gongá.”

Saudação aos Pretos Velhos

Adorei as Almas!

Das energias mais calmas e simples da espiritualidade, surgem os Pretos Velhos. Eles trabalham com uma ação diferente, conscientizando as pessoas dos bons caminhos que o mundo mostra mas que muitas vezes passam despercebidos, pois perde-se tempo aprofundando em sofrimento e amargura. Abra seu espírito para as boas oportunidades e permita-se ser tocado pela boa vibração enviada desses Guias tão amorosos e sinceros da Umbanda.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.5/5 - (4 votes)

Estamos Online