Início Espiritualidade O que é mindfulness e qual sua importância para nossa rotina

O que é mindfulness e qual sua importância para nossa rotina

0
2036

Hoje em dia, cada vez mais pessoas têm buscado o que é mindfulness e como usá-lo no dia-a-dia. Contudo, ainda tem uma grande parte da população que nunca ouviu falar nesse termo.

Então, para esclarecer algumas dúvidas, hoje vamos ver o que é mindfulness e como podemos incluir suas práticas em nossa rotina.

Nesse texto você vai ver:

  • O que é mindfulness: é uma técnica que ajuda a colocar nossa mente no momento, e por consequência, aproveitar mais o presente;
  • Quais são os objetivos do mindfulness: o objetivo do mindfulness é ajudar a melhorar o nosso foco e atenção durante nossas atividades diárias;
  • Onde fazer os exercícios de mindfulness: você pode praticar as técnicas de mindfulness em qualquer momento, seja em casa, no trabalho ou até na academia;
  • Dicas de práticas de mindfulness.

O que é mindfulness?

Índice do Conteúdo

Já aconteceu de você estar no meio de uma conversa e perceber que não prestou atenção no que a outra pessoa falou?

Se a sua resposta for sim, fique calma, pois isso é mais comum do que você imagina.

Apesar de ser algo que nos incomoda, é bem comum fazermos coisas do nosso cotidiano com somente metade da atenção, pois, ou estamos fazendo algo pensando no passado, ou no futuro.

Mas o que isso tem a ver com o que é mindfulness?

Tudo, pois o mindfulness é uma técnica que vem sendo desenvolvida exatamente para que esse tipo de coisa deixe de acontecer.

Trabalhe no seu foco para o dia-a-dia com o auxílio das cartas do Baralho Cigano!

Qual o objetivo do mindfulness?

Conforme vivemos nossa vida no ‘piloto automático’, acabamos por não aproveitar as experiências que vivemos por completo. Além disso, quando nossa atenção não está nas coisas que fazemos, fica difícil se sentir feliz com as pequenas conquistas diárias que conseguimos.

E foi por isso que o mindfulness surgiu, para que possamos focar no presente e deixar nossa atenção em 100% quando estamos fazendo alguma coisa.

A palavra mindfulness vem da junção de duas palavras da língua inglesa:

  • mind: que significa mente;
  • fulness: derivado da palavra full, que quer dizer cheio ou completo.

Então, esse termo surgiu para dar significado aos momentos onde você coloca a sua atenção e seu pensamento no momento que você está vivendo.

Mas, apesar de ser um termo que ganhou destaque por volta dos anos 80, nas mãos do médico Jon Kabat-Zinn, essa é uma prática que vem sendo usada pelos budistas há séculos. 

Entretanto, além de nos ajudar a focar no momento, a prática do mindfulness pode trazer vários outros benefícios. Vamos conhecê-los.

O que é mindfulness

Benefícios da prática

Como pudemos ver, aprender o que é mindfulness pode nos ajudar a aproveitar mais os momentos que vivemos, porém, existem mais benefícios além desse:

    • Desenvolve inteligência emocional: com o mindfulness conseguimos prestar mais atenção nos nossos sentimentos do momento sem nos deixar levar por reações automáticas;
    • Melhora o autoconhecimento: por esse contato mais aprofundado com os sentimentos, é possível entender melhor nossas reações e processo de pensamento;
    • Melhora a concentração: por estarmos mais presentes no momento é mais fácil focar nas tarefas que temos que fazer;
    • Controla a ansiedade: grande parte da ansiedade se dá por estarmos sempre pensando no futuro, sendo assim, os sintomas da ansiedade são amenizados;
    • Controla o estresse e ajuda a dormir: por não se deixar levar pelas reações automáticas, você fica mais consciente de seus sentimentos, com isso você fica mais tranquila e consegue dormir melhor;
    • Aumenta a capacidade da sua memória: por estar com sua atenção no momento e nas coisas que você está fazendo, seu cérebro consegue guardar melhor as informações;
  • Melhora os relacionamentos: por estar mais em contato com seus sentimentos e seus pensamentos, suas relações interpessoais são favorecidas, pois você está desenvolvendo a inteligência emocional.

Então, agora que vimos o que é mindfulness e qual sua importância para a nossa vida, vamos aprender como fazer mindfulness.

Melhore as suas relações interpessoais com nossos especialistas em Tarot!

Quais são os exercícios do mindfulness?

Por ajudar a melhorar o foco, muitas pessoas confundem o mindfulness com a meditação, porém são duas práticas diferentes. Enquanto a meditação é feita em um lugar calmo e tranquilo, as técnicas do mindfulness podem ser feitas em qualquer lugar.

  • fazendo exercícios;
  • caminhando;
  • limpando a casa;
  • comendo;
  • no trabalho.

Para cada momento existe uma maneira diferente de aplicar o mindfulness, e para te ajudar a iniciar a prática, vamos mostrar os mais conhecidos.

O que é mindfulness: respirando com consciência

Logo que você acordar, preste atenção à sua respiração (faça isso antes mesmo de se levantar). Perceba como o ar entra e sai dos seus pulmões.

Igualmente, vá fazendo esse exercício ao longo do dia. Veja se sua respiração está muito rápida ou se você está fazendo respirações profundas. Como resultado, esse exercício pode te ajudar a acalmar sua mente e relaxar o seu corpo.

Mindful eating: o que é?

Preste bem atenção no seu corpo: o que acontece quando você come? Você simplesmente mastiga a comida e engole ou aprecia o momento?

Saborear os alimentos na hora das refeições também é uma ótima maneira de praticar mindfulness, pois você presta atenção nas texturas, sabores e sensações que o alimento traz. 

Mas não basta conhecer o mindful eating e o que é sem conhecer o próprio corpo.

O que é mindfulness

 

Preste atenção em você

Perceber as sensações do nosso corpo, além de auxiliar no autoconhecimento, também ajuda a percebermos coisas sobre o nosso corpo e conhecer nossos limites.

Sendo assim, sinta o seu corpo quando você está andando ou sentada, se atente nos seus músculos, na sua postura, se você sente alguma dor ao ficar muito tempo sentada ou como seu corpo reage a estímulos como frio, calor, ou quando você faz alguma atividade.

Dessa forma, essa prática pode te ajudar a cuidar mais da sua saúde física, e buscar mais maneiras de ser saudável.

Foque nas suas atividades

É comum nossa mente vagar conforme vamos fazendo nossas atividades diárias, principalmente se é alguma tarefa repetitiva. Entretanto, por mais comum que seja aquela tarefa, tente colocar seu foco total no que está fazendo.

Com isso, além de melhorar sua atenção, você também percebe mais o ambiente e as pessoas ao seu redor.

O que é mindful: atenção nas conversas

Quando não estamos com nossa atenção voltada para as conversas e momentos em que estamos, as chances de falar algo que não deveria são muito grandes. Além disso, da mesma forma como você quer que as pessoas escutem quando você fala, elas merecem a mesma coisa.

Aperte o pause

Saber relaxar também faz parte do nosso crescimento, sendo assim, não fique marcando coisas uma atrás da outra. 

Em outras palavras, dê um tempo para você, pois assim você consegue comemorar suas conquistas e relaxar seu corpo e sua mente, evitando as chances de ficar estressada.

Enfim, essas são algumas das práticas que você pode fazer. Portanto, agora que você sabe o que é mindfulness e qual sua importância, é só buscar o seu foco com pequenos passos, e aproveitar a alegria que é viver no presente.

Até a próxima!

Relaxe seu corpo e sua mente com poderosas meditações guiadas!


Melhore ainda mais o seu dia com esses mantras poderosos.

Rate this post

Estamos Online