Início Outros Meditação no trabalho – saiba como realizar a meditação no seu trabalho!

Meditação no trabalho – saiba como realizar a meditação no seu trabalho!

0
1441
meditação no trabalho

O lugar em que trabalhamos pode trazer diversas dificuldades ao nosso dia a dia. Rotinas enlouquecedoras, pessoas que sugam as energias e o cansaço que a própria atividade traz à tona, tornam-se problemas. A prática da meditação no trabalho pode ajudar a aliviar esse estresse.

O que é a meditação?

Índice do Conteúdo

A meditação é uma técnica que faz com que a pessoa relaxe o corpo e em seguida a mente, fazendo com que surja um estado de concentração de descanso intenso dos pensamentos.

A atividade traz múltiplos benefícios para quem se dedica à prática e acaba influenciando de forma positiva outras diversas áreas da vida.

Onde realizar a meditação no trabalho?

A primeira coisa que devemos fazer quando queremos iniciar a prática da meditação no trabalho é encontrar um lugar em que essa atividade possa ser desempenhada. O banheiro não é o local mais ideal, mas na falta de outro, serve aos propósitos para essa atividade.

Caso você tenha uma chefia com a mente aberta não deixe de conversar com eles sobre esse tema. Veja se existe uma sala, mesmo que pequena, que pode ser direcionada à essa prática e que pode aliviar as tensões das pessoas nas rotinas.

Explique os benefícios da meditação para trabalhar demonstrando como o desempenho das funções pode ficar ainda melhor por conta disso.

Benefícios da meditação no trabalho 

– Redução do estresse: as múltiplas atividades desempenhadas no trabalho fazem com que o estresse seja parte dele. A meditação no trabalho ajuda a reduzir o estresse por aumentar a circulação sanguínea por meio da respiração e da quietude mental.

– Aumenta o foco e a concentração: o aumento do foco e da concentração formam parte dos ganhos dessa atividade. A meditação ajuda a concentrar os pensamentos em pontos focais fazendo com que os demais pensamentos fiquem em segundo plano.

– Melhora da memória: a meditação para trabalhar ajuda nos exercícios de memória fazendo com que a mente libere espaço para guardar somente o que é necessário.

– Aumento da criatividade: as mentes que não ocupam espaço com aquilo que é supérfluo têm maior poder de criação em diversos aspectos. A meditação ajuda nos processos de inventividade que são necessários no trabalho.

E tem mais…

– Aumento da satisfação no trabalho: o trabalho não precisa (e não deve) ser um lugar ruim que você vai somente por obrigação. Quando você melhora a oxigenação do cérebro e a mente fica mais fluida, é possível ficar mais satisfeito e trabalhar melhor.

– Melhora o clima organizacional: se você trabalha bem e está feliz, isso impactará em todas as pessoas que trabalham com você. Isso porque a meditação no trabalho ajuda no desenvolvimento de todas as pessoas que estão ao seu redor. O seu trato com mais paciência e entrega criará uma corrente em que as pessoas agirão com você da mesma forma e isso melhorará, em um efeito dominó do bem, o desempenho de todos.

– Aumenta a produtividade: pessoas que estão bem, com as mentes descansadas e felizes, trabalham melhor.

– Redução do tempo de execução das tarefas: a meditação ajuda no processo de gestão do tempo, aumentando a velocidade das execuções e melhorando a organização das atividades.

– Proatividade: pessoas com mais tempo são mais proativas porque acabam tendo mais facilidade e janelas para criar e utilizar a mente em prol do trabalho.

Meditação no trabalho requer paciência

Eu sei que pode parecer estranho, mas… Precisamos da meditação para termos mais paciência e, para termos paciência, precisamos meditar.

O início é um processo difícil, mas os benefícios a longo prazo são insuperáveis. Então, comece fazendo alguns exercícios de respiração e depois evolua para a meditação.

Exercício 1: respiração 4 por 4

Respire contando até 4, segure contando até 4, solte contando até 4 e segure contando até 4.

Esse exercício de respiração tem o poder de acalmar a mente, o corpo e o espírito por fazer com que os fluidos no corpo se equilibrem e se acalmem. Não se esqueça que, ao respirar, você manda uma mensagem ao seu corpo dizendo que está tudo bem.

Exercício 2: hiperventilação

Sabe aquele exercício que vemos nos filmes com pessoas respirando em sacos de papel? Faça!

O exercício da hiperventilação é, por si só, uma ferramenta que auxilia na meditação no trabalho, isso porque ao respirarmos dentro de um saquinho, consumimos muito gás carbônico, o que faz com que não precisemos mais hiperventilar e fiquemos bem.

Exercício 3: visualização

Para começar a meditar você pode fazer alguns exercícios de visualização. Esses exercícios consistem em fechar os olhos e repassar todos os detalhes do seu escritório ou ambiente de trabalho com os olhos da mente. Não pense no trabalho em si, mas sim no lugar em que você está. Isso fará com que você aprenda a focar naquilo que é de fato importante.

Exercício 4: visualização criativa

Já que estamos falando de meditação no trabalho e de visualização, porque não agregar uma prática que te ajudará a realizar o que deseja, não é mesmo?

Assim que estiver craque na visualização, comece a prática da visualização criativa. Ela consiste em você visualizar aquilo que você quer que aconteça na sua vida no trabalho como promoções, aumento de salário, bonificações, elogios e reconhecimento.

Então, imagine todas as cenas com riquezas de detalhes e pronto.

Rate this post

Estamos Online