Início Dicas de Bem-Estar Yoga para iniciantes: equilíbrio entre corpo e mente

Yoga para iniciantes: equilíbrio entre corpo e mente

0
851

Uma das buscas mais frequentes das pessoas hoje é pela qualidade de vida, ou seja, se alimentar bem, se exercitar e cuidar da saúde mental. Porém, essa busca pode não ser tão fácil. Assim, o yoga para iniciantes é uma ótima maneira de tentar alcançar esse equilíbrio.

O exercício de yoga para iniciantes combina a atividade física, a conexão do corpo e da mente, e o respeito pelo tempo do praticante. Então, fique comigo e vamos aprender um pouco mais sobre os benefícios do yoga para iniciantes.

Aprenda também sobre a aromaterapia e potencialize os benefícios da sua prática de yoga!

Índice- Yoga para iniciantes

Índice do Conteúdo

Aula de yoga para iniciantes: conheça a prática

Apesar de ser conhecido como um exercício físico, a prática do yoga é considerada por muitos uma filosofia de vida, pois, conforme a pessoa vai se aprofundando na prática, mais ela se conecta com o mundo, e por consequência, com ela mesma.

Além disso, uma das coisas que o yoga prega é o respeito com o corpo, ou seja, o praticante começa de uma forma simples, que não agride o seu corpo, e vai aumentando a dificuldade de acordo com a sua evolução.

Desse modo, a prática do yoga vem sendo muito procurada pelas pessoas, pois além de ajudar a cuidar do corpo e da mente, pode ser feita em um tempo menor do que um treino de academia, por exemplo.

Assim, vamos ver quais são os benefícios de fazer essa prática.

Benefícios da prática do yoga

A prática do yoga pode ajudar em muitos aspectos, mas principalmente o físico. Isso acontece pois, cada postura trabalha uma parte específica do corpo, e é na prática delas que aumentamos nossa flexibilidade e percepção corporal.

Em outras palavras, cada uma das posições do yoga vai te ajudar a trabalhar uma área específica do seu corpo. Por exemplo, a postura da cobra, que te ajuda a diminuir as dores nas costas e fortalecer os músculos dos braços e ombros.

Além de te ajudar a melhorar sua condição física, a yoga te ajuda em sua saúde mental, pois ao longo das práticas você faz meditações e trabalha o relaxamento do seu corpo e da sua mente.

Da mesma forma, a yoga para iniciantes pode te ajudar a controlar sua respiração, e, por consequência, pode te ajudar a diminuir o estresse e os sinais da ansiedade. Igualmente, a prática pode te ajudar a:

  • diminuir dores no corpo;
  • melhora sua qualidade de sono;
  • ajuda na perda peso;
  • melhora a saúde mental.

Assim sendo, que tal começar a fazer sua prática? E se acaso não queira fazer sozinha, saiba que você pode tentar o yoga em dupla para iniciantes, que é ótimo para fazer com o parceiro ou com uma amiga.

Yoga para iniciantes
Yoga para iniciantes

Por onde eu começo?

Quando falamos sobre a prática do yoga, muitas pessoas já acham que na primeira aula você vai começar a fazer posturas complicadas, mas não é bem assim. Lembra que eu falei que a yoga respeita o corpo do praticante?

Então, nas primeiras aulas, a pessoa vai trabalhar com posturas fáceis, pois  seu foco estará no controle e percepção corporal. Além disso, o iniciante também aprende técnicas de respiração, que vão auxiliar no controle durante a prática.

Para que a pessoa comece a fazer yoga ela só precisa de espaço e roupas confortáveis. Inclusive, se você estiver com vergonha de começar na frente de muitas pessoas, você pode fazer  um exercício de yoga para iniciantes na sua casa.

Potencialize a sua prática de yoga melhorando a energia do ambiente!

Aula de yoga para iniciantes: posturas para começar

Conforme  o tempo vai passando, você vai aperfeiçoando cada vez mais a sua prática. Porém, antes de arriscar uma lesão tentando poses mais complicadas, eu trouxe algumas posturas que podem te ajudar a trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio sem machucar o seu corpo.

Lembrando que a prática deve ser feita sob um tapete, e os movimentos devem ser leves. Você pode segurar as posturas por volta de 10 a 15 segundos, e não se esqueça de respirar fundo.

  • Postura da cobra: já falei sobre os seus benefícios, então, nada mais justo do que ensinar a fazer. Primeiramente, deite no chão com as mãos do lado dos ombros, depois empurre o chão com o intuito de levantar o seu tronco. Depois disso, olhe para cima, com o queixo apontando para o teto.
  • Postura da criança: sente sobre os seus joelhos, e depois os afaste em uma distância mais larga que o seu quadril. Então, estique os braços e vá descendo o corpo até que sua testa encoste no chão. Essa postura te ajuda a regular sua respiração e relaxar.
  • Postura da árvore: se apoie em uma perna, e suba o outro pé até a sua coxa, deixando suas pernas em uma posição que lembre o número 4 (caso não consiga apoiar o pé na coxa, deixe-o na panturrilha, porém não apoie no joelho, pois pode causar uma lesão). 

Junte suas mãos ao peito, e depois, vá levantando os braços lentamente acima da cabeça. Então, depois de alguns segundos, repita a postura com a outra perna. Ela vai te ajudar no alinhamento da coluna e fortalecimento das pernas.

Vamos ver agora algumas posturas para fazer sozinha ou em dupla.

Yoga para iniciantes
Yoga para iniciantes

Yoga em dupla para iniciantes

Conheça algumas posturas que você pode aproveitar para fazer em dupla.

  • Postura de lótus: sente no chão com a coluna reta, então cruze as pernas, colocando o tornozelo direito na coxa esquerda, e o tornozelo esquerdo na coxa direita, assim, as plantas dos seus dois pés ficarão para cima. 

Apoie as mãos nos joelhos com as palmas voltadas para cima, e encoste o dedo indicador no polegar, fazendo um círculo. Assim, essa posição fortalece os joelhos, quadris e panturrilha. E se acaso for fazer em dupla, fiquem de costas, se apoiando um no outro.

  • Postura da cadeira: dobre um pouco os joelhos com as pernas levemente afastadas, então mantenha a coluna reta e estique os braços para cima, com as palmas das mãos viradas para dentro. 

Quando fizer em dupla, encostem as costas um no outro e então entrelacem os braços. Essa postura pode te ajudar no alongamento e equilíbrio do corpo.

Enfim, essas são algumas posturas de yoga para iniciantes que você pode tentar. Conforme você trabalha essa percepção e conexão entre o seu corpo e sua mente, mais fácil fica para conseguir qualidade de vida. Continue se cuidando, e eu te vejo na próxima.

Melhore o seu equilíbrio entre corpo e mente com a meditação guiada!


Aprenda um pouco mais sobre meditação e melhore sua prática de yoga.

Rate this post

Estamos Online