Início Espiritualidade Cristianismo Conheça mais sobre São Lucas – O médico amado

Conheça mais sobre São Lucas – O médico amado

São Lucas Evangelista

Celebra-se em 18 de Outubro o dia de São Lucas, aquele cuja a fé era tamanha que deixou imortalizado seu amor por Cristo através dos seus escritos e ensinamentos no Novo Testamento no livro com o Evangelho de Lucas, mesmo sem ter conhecido pessoalmente o Messias.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Padroeiro dos pintores e médicos, ele utilizou dos seus dons e conhecimentos para propagar a vida de Jesus e transformar o coração daqueles que eram pecadores. Deixou assim obras importantíssimas contando sobre a caminhada de Jesus e sendo também nomeado como o ” Biógrafo da Virgem Maria“.

Quer saber mais sobre São Lucas e tudo que ele fez para os homens? Então continue com a leitura deste artigo:

A História de São Lucas

Índice do Conteúdo

Lucas nasceu na cidade de Antioquia, Síria. Ele exercia como profissão a medicina e possuía grande paixão pela pintura.

Não chegou a conhecer pessoalmente a Jesus como os demais Santos apóstolos, mas foi através da obra deles que ele soube do Senhor. Ele foi discípulo de São Paulo e é citado como ” o médico amado”.

São Lucas permaneceu firme em sua fé, até os últimos momentos de sua vida. Por isso viveu solteiro e sem filhos, sendo que dedicou seu tempo em dois grandes livros que fazem parte da Bíblia Sagrada: o terceiro Evangelho ou mais conhecido como Evangelho de São Lucas e Atos dos Apóstolos.

Muitos historiadores afirmam que São Lucas foi o primeiro a registrar em pintura a Virgem Maria, e também fez pinturas de São Paulo e São Pedro – por isso é considerado o padroeiro dos pintores.

O dom já nasceu com ele, e o seu desempenho ao realizar tudo que amava com muita maestria inspirou diversas vidas. Lucas foi como um anjo capaz de instruir, acreditar sem cobrar e principalmente inspirar todas as almas para que elas possam encontrar a paz interior.

Suas escritas

Lucas não presenciou nenhuma cena do Messias ou dos seus milagres, mas teve o cuidado de um estudo aprofundado sobre todos os fatos, para assim transcrever somente a verdade. Ele narra a infância de Jesus e toda sua história até a idade de 12 anos.

Como havia muita fé e queria difundir a vida e história de Jesus e também a de Maria, ele contou com a ajuda de Nossa Senhora para narrar toda a história. Portanto seus livros são ricos em detalhes oriundos dos olhos da Mãe, o que comprova o seu rico estudo e fé.

Podemos tirar de exemplo o amor de Lucas, pois ele também não precisou ver para acreditar no poder de Deus e em sua ação para o bem da humanidade.

Encontre nos Salmos e orações o fortalecimento que você precisa para enfrentar os mais diversos desafios da vida, nós sabemos que você consegue! Clique aqui e fale com um consultor especialista em orações que ele te ajudará!

Morte de São Lucas

São Lucas morreu aos 84 anos, solteiro e sem filhos. Uma antiga tradição diz que ele foi pregar em diversas regiões o Evangelho, criou comunidades e transformou pecadores através das promessas e do amor de Jesus, por isso por onde passava formava discípulos através dos conhecimentos que adquiriu com São Paulo.

Foi martirizado na Grécia, por causa de suas pregações e entregou sua vida nas mãos da Virgem Maria e de Jesus Cristo antes de partir. Derramou seu sangue, seu suor e suas lágrimas na propagação do Evangelho e por isso eternizou seus escritos.

Aproveite para conferir as interpretações dos salmos no nosso Blog da iQuilibrio.

 Representações de São Lucas

A túnica Branca

Santidade, devoção, vida missionária e perseverança.

O manto Vermelho

Seu martírio, sangue de Jesus e também o fogo do Espírito Santo.

A pena e o Livro

Representam seus escritos, sabedoria, amor por Deus e conhecimento.

O Boi

Simboliza suas pinturas e também o sacrifício de Cristo.

Oração de São Lucas

Oração 1

“Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus. Pela alegria e doçura que o vosso coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos apóstolos.

Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida.

Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus.

E para maior glória por toda a eternidade.

Amém!”

Oração 2

“Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo.

Santo evangelista, intercedei por nós!”

Oração 3

“Ó Deus que lhe escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverá num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna,

Amém.”

Novena de São Lucas

As Orações deverão ser repetidas durante os 9 dias. Essa Novena é especialmente para as pessoas que buscam saúde, proteção e que desejam afastar todo o mal de suas vidas que possam causar tanto doença físicas, como psicológicas e espirituais.

Para realizá-la siga os seguintes passos:

  • Comece com uma Ave-Maria e um Pai-Nosso;
  • Na sequência faça a Oração Inicial;
  • Depois a Oração Principal;
  • Finalize com 3 Ave – Marias, 3 Pai – Nossos e 3 Glórias ao Pai.

Durante a realização da Novena, sempre mentalize coisas boas e o que você quer alcançar. Agradeça até mesmo antes de ter a graça, pois com certeza Deus saberá prover o que é necessário para seu bem.

Oração Inicial

“Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo.

Santo evangelista, intercedei por nós!”

Oração Principal

Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o vosso coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai-Nosso aos apóstolos. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida. Ó meu bom São Lucas médico, que, com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém!

São Lucas, rogai por nós e tornai-nos anunciadores da boa-nova aos enfermos.

Que assim como São Lucas evangelista não podemos desistir diante das adversidades, e de lembrarmos dos sacrifícios de Jesus Cristo por nós. Entreguemos à nossa vida muito amor, pois ela é um presente Daquele que perdeu tanto para que pudéssemos contemplar o bem maior de crescimento espiritual e presentes da vida.

Gosta do assunto? Clicando aqui você poderá conferir o salmo do dia!

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online