Início Espiritualidade Cristianismo Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

Nossa Senhora

A Santa Nossa Senhora Aparecida, celebrada no dia 12 de outubro – data em que foi encontrada por pescadores – é um dia de pedidos à padroeira do Brasil, mas também, é um dia repleto de agradecimentos. Muitos devotos agradecem neste dia de feriado Nacional por ter a bênção de receberem tantas graças da Santa, sendo ela, dentre todos os Santos católicos, a que mais olhou com fraternidade e demonstrou grandes milagres para seus fiéis.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Gosta desse assunto? Aproveite para verificar um estudo completo dos salmos em nosso Blog!

Só por curiosidade para algumas pessoas que não são envolvidas com o catolicismo: Nossa Senhora da Aparecida é Maria, a Mãe de Jesus citada na Bíblia Sagrada. Esse nome que ela ganhou é mais um dos seus dogmas, e Aparecida foi justamente por causa da forma que ela foi achada por pescadores. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo.

A História de Nossa Senhora Aparecida

Índice do Conteúdo

José Alves Vilela e João de Morais e Aguiar, padres da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, registraram nos livros da Igreja os relatos sobre a imagem que foi encontrada na região.

O ano foi 1717, mais precisamente em outubro, pescadores foram para o Rio Paraíba com um desafio: pescar muitos peixes para celebrar a passagem de Dom Pedro de Almeida (o Conde de Assumar) – governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro.

Foi então que Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso fizeram uma Oração pedindo ajuda da Mãe de Jesus pois aquela não era uma boa época para pesca.

Na altura de Porto Itaguaçu João Alves lançou a rede ao rio. Junto da rede uma imagem e nenhum peixe. Essa imagem da Nossa Senhora Aparecida e – mesmo faltando a cabeça da estátua – gerou muitas comoções nos pescadores.

Pegos pela emoção eles lançaram novamente a rede e encontraram a cabeça da estatueta que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. E, após esse encontro, muitos foram os peixes pescados por eles.

Foram tantos os peixes que os pescadores ficaram com receio da canoa virar e os moradores de Guaratinguetá compreenderam o fato ocorrido como tendo sido uma intervenção da Mãe de Cristo que – em uma de suas faces – auxiliou a comunidade.

Um interessante trecho da história conta o fato de que a Princesa Isabel passava pela cidade de Aparecida, ela por sua vez, tinha uma forte conexão com a Nossa Senhora da Conceição Aparecida e costumava pedir pelo seu auxílio em suas causas pessoais, desta forma, por causa da sua fé a coroa que figura na imagem da Santa foi doada pela Princesa Isabel em 1884 como forma de agradecimento por um pedido que foi alcançado. A peça possui cerca de trezentos gramas de ouro vinte e quatro quilates e possui quarenta diamantes cravados ao longo da peça.

Acredita que com a ajuda dos Anjos do Senhor, você é capaz de mudar a sua vida? Então clique aqui e receba por meio do Tarot dos Anjos uma previsão completa com todas as orientações que os Anjos querem te passar!

Por que é a padroeira do Brasil?

E foi no dia 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, que a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada a Rainha do Brasil. Mesmo já tendo ocorrido a coroação em 1904, com a peça doada pela princesa Isabel, o decreto oficializou o feito.

E foi em 30 de junho de 1980 que o dia 12 de outubro, oficialmente, entrou no calendário dos feriados como sendo um dia de devoção à Santa. E nessa lei reconhece-se Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Os milagres de Nossa Senhora

A Libertação do escravo Zacarias

Em 1857, conta-se a história, que a Princesa Isabel presenciou um milagre da Santa. O escravo Zacarias, fugiu de Curitiba e veio para Bananal onde acabou sendo preso novamente. Quando ele passou pela Capela de Aparecida ele pediu ao seu senhor que o permitisse entrar. Ao fazer a sua prece de braços abertos e pedindo por libertação a corrente que o prendia caiu no chão.

Esse milagre tocou o coração da princesa Isabel que foi abordada por um escravo que lhe pediu bênçãos. O escravo foi colocado em liberdade a mando da princesa que compreendeu a ação como uma missão e concedeu a libertação a todos os escravos.

O cavaleiro ateu

Passando por Aparecida um cavaleiro tirou sarro da fé dos romeiros. Ao tentar entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem de Nossa Senhora Aparecida as patas do cavalo ficaram presas na escadaria e ambos caíram.

Menino no rio

Em meio a uma pescaria um garoto, que estava acompanhado de seu pai, caiu no rio e a correnteza o levava cada vez mais rápido. Desesperadamente o pai do menino pediu para que a Nossa Senhora Aparecida o salvasse e a correnteza se acalmou e ele pode salvá-lo.

Costumes e homenagens na celebração

Cerca de 12 milhões de pessoas costumam visitar a Basílica no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Muitos romeiros atravessam a passarela da fé – com 392 metros e que liga a antiga igrejinha à basílica  – de joelhos para agradecerem as graças alcançadas ou para fazerem os seus pedidos.

Santinhos com a imagem dela são impressos e distribuídos também para agradecerem os pedidos que foram realizados. Além disso, garrafinhas de água benta são entregues às pessoas para que possam levar a energia de bênçãos com eles.

A Basílica de Aparecida

A Basílica, ou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, foi consagrada em julho de 1980 pelo Papa João Paulo II e é o segundo maior templo católico do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro na cidade do Vaticano em Roma na Itália.

E foi o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto que foi o responsável pela obra da basílica na forma de uma cruz grega. Essas obras tiveram início em 1955 e foram finalizadas no ano de 1972.

A santa Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, ganhou também um espaço no Vaticano. O artista Cláudio Pastro é responsável pela construção do monumento que foi sugerido por Dom Raymundo Damasceno para o Papa Francisco nesse ano.

Oração de Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Essa Novena é longa e muito forte, conhecida entre os fiéis é um dos principais canais do alcance de graças da Santa.

Importante!

Todos os dias deve-se seguir a ordem de Oração: ato de contrição, meditação, súplica, jaculatória, 3 Ave-Marias e a Oração Final.

Ato de contrição

“Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno. Proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.”

Meditação de cada dia

Primeiro Dia – Primeira aparição

“Contemplemos a Virgem Imaculada em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré.
A piedosa noviça, guiada por seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes como Santa Catarina se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso se nos privarmos dos gozos terrenos.”

Segundo Dia – Lágrimas de Maria

“Contemplemos Maria chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o coração de seu Filho seria ultrajado na cruz, escarnecido, e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participemos do fruto de suas lágrimas.”

Terceiro Dia – Proteção de Maria
“Contemplemos Nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: “”Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças.”” Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.”

Quarto Dia – Segunda aparição

“Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição, vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor.”

Quinto Dia – As mãos de Maria

“Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. “”Estes raios, disse Ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé a minha medalha””. Não desperdicemos tantas graças! Peçamos, com fervor, humildade e perseverança, pois Maria Imaculada nos alcançará.”

Sexto Dia – Terceira aparição

“Contemplemos Maria aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, mandando cunhar uma medalha e prometendo muitas graças a todos que a trouxerem com devoção e amor. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha, pois, como um escudo, ela nos protegerá dos perigos.”

Sétimo Dia – Súplica

“Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.”

Oitavo Dia – Súplica

“Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei com que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrasem meu coração vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.”

Nono Dia – Súplica

“Ó Mãe Imaculada, fazei com que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e conduza-me à vida eterna.”

Súplica

“Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (fazer o pedido).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém!”

Jaculatória

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”

Oração Final

“Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, caridade, obediência, castidade, santa pureza de coração, de corpo e espírito; alcançai-me a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (faz o pedido), que peço com toda a confiança. Amém!”

Não é somente por graças que seus filhos a procuram, a maioria vão ao Santuário e ajoelhados agradecem por todo o amor e Luz recebido em suas vidas. Nossa Senhora Aparecida é para muitos o amor que não encontraram entre seus irmãos, o colo de Mãe acolhedor, a esperança em meio ao desespero e a representação da mais delicada e profunda fé.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online