Início Espiritualidade Cristianismo Saiba mais sobre o Sábado de Aleluia

Saiba mais sobre o Sábado de Aleluia

sábado santo

A sexta-feira que antecede a Páscoa,  é reservada para a crucificação de Jesus Cristo, relembrando a humilhação e morte do Senhor. Após essa data nos deparamos com o sábado, aquele dia para descanso e meditação, que representam os últimos momentos de Jesus na terra e o descanso eterno de seu corpo físico, por isso como tradição é considerado como sábado de descanso, sábado santo ou ainda sábado de alegria. É a preparação para no dia seguinte, onde Jesus ressuscitará e cumprirá a promessa Divina.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Por isso que é muito importante, independente da tradição reservar aos sábados para orações e buscas de recolhimento e descanso de espírito, entrar em contato com a fé e reconhecimento do esforço e amor de Jesus para com todos os homens.

O que é o Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede a data da Páscoa. Neste dia realiza-se a Vigília Pascal, onde os fiéis dedicam o seu dia e principalmente a madrugada a realizar Orações em nome de Jesus, aguardando a chegada da sua ressurreição.

Também é necessário que o Círio Pascal seja aceso, essa grande vela simboliza a luz de Cristo a salvar e guiar o mundo. Por isso também que a Eucaristia não é permitida nem na sexta ( crucificação e morte de Jesus Cristo), nem no sábado Santo, assim o altar fica coberto.

Pela noite acontece uma vigília em honra do Senhor, que se divide assim:

  • a Celebração da Luz;
  • compreender o amor de Deus e todas as maravilhas que realizou, desde a crianção da terra até cada ser vivo que habita;
  • meditar em sua promessa e de como cumpriu a palavra de salvar a humanidade de todo o pecado;
  • O nascimento espiritual de novos filhos de Deus através do Sacramento do Batismo;
  • E por fim a Comunhão Pascal, que celebra com toda fé e resistência a ressurreição de Cristo.

Para representar a morte de Judas Iscariotes, os fiéis costumam fazer a Malhação de Judas no sábado, como uma forma de puni-lo pelo ato de traição do Filho de Deus.

A benção do Fogo Santo

É de tradição também que todas as luzes da igreja sejam apagadas e do lado de fora uma fogueira esteja sendo preparada, com as faíscas de uma pedra. O celebrante abençoa o fogo e recolhe brasas bentas que representam o Espirito Santo.

Durante o Sábado Santo que todos nós possamos permanecer junto ao Senhor, meditando diante a sua paixão e morte, na espera de sua ressurreição. A igreja não exige mais os jejuns prolongados mas é aconselhável neste período de total recolhimento e reconhecimento que não ingira bebidas alcoólicas e se possível a carne vermelha, porque ainda não é momento de festa mas penitencia e de reviver os últimos momentos que Jesus Cristo estava entre nós.

 

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online