Conheça mais sobre do se trata a Novena

o que é novena

Novena é um termo utilizado para um grupo de orações que acontecem ao decorrer de 9 dias. Por meio desta, abre-se a possibilidade de exaltar a fé, e principalmente criar um encontro entre orações e devoção a Deus, Santíssima Trindade, Maria ou aos Santos dependendo das intenções.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Mesmo diante de muita dedicação religiosa, algumas pessoas não sabem o significado da novena, e além disso não compreendem sua origem.

O que é Novena?

Como já foi citado, novena é a junção de diversas orações, realizado durante o período de nove dias. É uma prática de espiritualidade geralmente direcionada a uma entidade a fim de facilitar a alcançar o que é sonhado ou desejado.

Novenas Famosas

História e Origem

Originária do cristianismo e aplicada em diversas religiões, principalmente a católica. A prática passou a ser adotada com a Ascensão de Jesus ao Céu, e em seguida pela descida do Espírito Santo, quando se passaram 9 dias toda a comunidade ficou reunida em torno de Maria e a partir daí se iniciou a primeira novena cristã.

Essa primeira união passou a ser repetida todos os anos pelas igrejas, orando pelos irmãos cristãos e também se tornando o maior elo entre um grande números de pessoas para alcançar os objetivos.

Número 9

O número 9 possui um significado muito especial. Por ser igual ao quadrado de 3, tem a sua energia perfeitamente ligada à Santíssima Trindade, por isso ao longo de uma Novena milagrosa, é possível perceber que cada pessoa da Santíssima Trindade é louvada 3 vezes.

Dúvidas e Curiosidades

Novena é tipo um contrato feito com Deus?

Novena não é nenhum tipo de contrato ou barganha. Mas uma forma de nos mantermos perseverantes na oração e com fé diante a graça que Ele nos dá.

Não é contrato porque as duas partes precisam cumprir com a obrigação, e vendo desse lado, Deus não tem nenhuma obrigação conosco, Ele faz por amor e devoção a cada filho.

Como a novena pode se transformar em um exercício de fé?

Ela nos dá esperança, por motivar a perseverar na fé e reconhecer nossa pequenez diante a Deus. É um pedido de  misericórdia e intercessão a nossa vida junto a Jesus.

Não pagar uma promessa é pecado?

Não é pecado e ninguém vai cobrar nada daquele que não cumpriu a promessa. Quem está na terra é a própria pessoa, então se ela deu a palavra e não cumpriu, isso mostra grandes falhas na sua personalidade. Se a prática da espiritualidade realmente foi profunda a novena precisa virar um compromisso.

A promessa geralmente é um ato de graças, dedicação e devoção, e mesmo que o que foi solicitado não venha acontecer, é necessário pagar a promessa, porque só assim reforçamos o exercício de perseverança e fé.

Pode se fazer mais de uma novena?

Não há problema de fazer várias novenas ao mesmo tempo, porque quanto mais rezarmos e nos entregarmos, teremos melhores resultados.

Que a cada novena o seu coração esteja banhado de amor, devoção, fé e perseverança. Para que a cada momento dos 9 dias, sinta que sua graça será alcançada e sua vida amparada nas mãos de Deus.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes