Início Espiritualidade Cristianismo Nossa Senhora dos Navegantes – A Estrela do Mar

Nossa Senhora dos Navegantes – A Estrela do Mar

A Estrela do Mar

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos de Maria (Nossa Senhora) e ela passou a ser mais conhecida no período das Cruzadas, pois antes de colocarem suas caravelas ao mar, -principalmente os portugueses e espanhóis – os marinheiros pediam pela proteção da Santa, onde a maioria das expedições eram organizadas justamente à Palestina para a proteção de territórios Sagrados para o cristianismo.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

O costume tornou-se uma prática tão comum e os milagres apresentados foram tamanhos que Nossa Senhora ganhou mais essa honraria pela Igreja, tendo reservado o dia 02 de fevereiro como a sua data de comemoração.

No Candomblé e Umbanda, a Santa faz sincretismo com uma das principais Orixás, Iemanjá, que na cultura afro é chamada de Rainha do Mar.

A história de Nossa Senhora dos Navegantes

Índice do Conteúdo

Não há data exata para a confirmação dessa invocação de Maria para proteção, porém pode-se afirmar que a prática foi mais fervorosa realmente no período das grandes navegações. Conhecida também como a Estrela do Mar, esse carinhoso chamado é a representação do ponto que norteia a viagem segura e leva ao local correto, é como se a Mãe fosse no vasto mar a direção segura a seguir para os navegantes.

Em todo mundo tornou-se comum dedicar uma missa ou Oração à Nossa Senhora dos Navegantes antes de se embarcar nos barcos e se aventurar nos mares. Ainda em épocas das navegações de descobertas, era comum encontrar uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a frente da embarcação segurando uma lâmpada que os marujos nunca deixavam se apagar.

Aqui no Brasil essa devoção chegou juntamente com as caravelas. Até mesmo as famílias dos simples pescadores aderiram ao costume de pedirem pela proteção da Santa antes de partirem para o mar para ganharem o sustento para a família. Todas as capelas e igrejas de Nossa Senhora dos Navegantes ficam próximas aos litorais brasileiros.

Já o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, encontra-se no estado de Santa Catarina na cidade de Navegantes, onde todos os dias realizam missas em nome e honra da Santa.

Na representação de Maria nessa imagem, ela encontra-se de pé no barco segurando em seu colo o Menino Jesus.


Todos aqueles que buscam o crescimento espiritual, podem contar com a ajuda dos Anjos para conquistar tudo que precisam, seja no âmbito amoroso, profissional ou pessoal.

Clique Aqui e descubra o Tarot dos Anjos


Oração de Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”

Novena de Nossa Senhora dos Navegantes

Durante os nove dias, ora-se na sequência: Oração Inicial, a Oração do Dia, a Jaculatória e a Oração Final.

Oração Inicial

“Oh! Maria Imaculada, Mãe e consoladora nossa, me refugio em vosso amabilíssimo Coração com toda a confiança de que sou capaz; vós sois o objeto mais querido de meu amor e veneração. A vós, que sois a dispensadora dos tesouros celestiais, recorrerei sempre em minhas penas para ter paz, em minhas duvidas para ter luz, em meus perigos para ser defendido, em todas as minhas necessidades para obter vosso socorro.

Sede, pois, meu refugio, minha fortaleza, minha consolação, Oh! Maria consoladora.

Por piedade, na hora de minha morte, recebei os últimos suspiros de meu coração e obtende-me um lugar na mansão celestial, onde todos os corações unidos adorarão eternamente o Coração adorável de Jesus, ao mesmo tempo em que a vosso Coração sempre amável, Oh! Maria.

Terna Mãe nossa, consoladora dos aflitos, rogai por nós que recorremos a vós.”

Jaculatória

“Coração imaculado e Dolorido de Maria, tende piedade de nós!”

Oração Final

“Oh! Maria, Virgem poderosa e Mãe de misericórdia, Rainha do Céu e Refugio dos pecadores!

Nos consagramos a vosso Imaculado coração. Vos consagramos nosso ser e toda nossa vida, todo o que temos, o que amamos, o que somos.

Vossos sejam nossos corpos, nossos corações, nossas almas, nossos lares, nossas famílias, nossa pátria.

Queremos que tudo o que há em nós e em nosso vos pertença e participe de vossas maternais bençãos. E para que esta consagração seja verdadeiramente eficaz e duradoura, renovamos hoje a vossos pés Oh! Maria, as promessas do batismo e da primeira Comunhão.

Nos obrigamos a professar sempre com valor as verdades da fé, a viver como verdadeiros católicos, inteiramente submissos às disposições do Papa e dos bispos unidos a ele. Nos obrigamos a observar os mandamentos de Deus e da Igreja e a santificação das festas.

Nos obrigamos a introduzir em nossa vida, em quanto nos seja possível as práticas consoladoras da Religião cristã, e, sobre todo, a santa comunhão.

Vos prometemos finalmente, Oh! gloriosa Mãe de Deus e terna Mãe dos homens, consagrar todo nosso Coração ao serviço de vosso culto bendito, para pedir e assegurar, mediante o Reinado de vosso imaculado coração, o Reinado do Coração adorável de vosso Filho em nossas almas e nas de todos os homens, em nossa querida pátria e em todo o mundo, assim na terra como no céu. Amém.

Para finalizar, rezar três Ave-Marias com a seguinte jaculatória: Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!”

Oração do Dia 1

“Oh! Coração de Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa; Coração amabilíssimo, objeto das complacências da adorável Trindade, e digno de toda a veneração e ternura dos anjos e dos homens;

Coração o mais semelhante ao de Jesus, de quem sois a mais perfeita imagem;

Coração cheio de bondade e tão compassivo de nossas misérias, dignai-vos derreter o gelo de nossos corações, e fazei que estejamos inteiramente encaminhados até o do divino Salvador.

Infundi neles o amor de vossas virtudes, inflamai-los com aquele feliz fogo em que o vosso arde continuamente.

Guardai em vosso Coração a santa Igreja, custodia-la e sede sempre sua doce asilo e sua torre inexpugnável contra todo assalto de seus inimigos.

Sede nosso caminho para ir a Jesus e o canal por onde nos venham todas as graças necessárias para salvar-nos.

Sede nosso socorro nas necessidades, nosso alivio nas aflições, nosso sustento nas tentações, nosso refugio nas persecuções, nossa ajuda em todos os perigos, mas especialmente nos últimos combates de nossa vida, no momento de nossa morte, quando todo o inferno se desencadeie contra nós para arrebatar nossas almas, naquele terrível momento, naquele formidável instante do que depende nossa eternidade.

Oh! Virgem piedosíssima, fazei que então sintamos a ternura de vosso maternal Coração e a força de vosso valimento para com Jesus abrindo-nos na fonte mesma da misericórdia um seguro refugio, para que possamos chegar a abençoar-lhe convosco no paraíso pelos séculos dos séculos. Assim seja.”

Oração do Dia 2

“Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa piedosíssima, humildemente nos prostramos ante vossa presença e solicitamos com toda confiança vosso maternal patrocínio.

A santa Igreja os chama a consoladora dos aflitos e a vós continuamente recorrem os atribulados em suas aflições, os enfermos em suas enfermidades, os moribundos em sua agonia, os pobres em suas necessidades, e toda classe de necessitados em suas públicas e privadas calamidades, e todos recebem de vós alegria e ajuda.

Dulcíssima Mãe nossa, volvei também a nós, míseros pecadores, vossos amáveis olhos, e acolhei benignamente as orações que vos dirigimos com humildade e confiança.

Socorrei-nos em todas as necessidades espirituais e temporais, livrai-nos de todos os males e especialmente do maior de todos, qual é o pecado e de todo perigo de cair em tentação;

Obtende-nos de vosso Filho Jesus todos os bens, e particularmente o mais excelente de todos, a divina graça.

Consolai nossa alma, tão angustiada e aflita em meio de tantos perigos como nos ameaçam, entre tantas misérias e desgraças que nos cercam por todas partes.

Vos pedimos por aquele imenso júbilo que experimentou vossa puríssima alma na gloriosa ressurreição de vosso divino Filho.

Alcançai tranqüilidade a santa Igreja, ajuda e sustento a seu chefe visível, o Romano Pontífice, paz aos príncipes cristãos, as almas do Purgatório refrigério em suas penas, aos pecadores o perdão de suas culpas e aos justos a perseverança no bem.

Acolhei-nos a todos, terníssima Mãe nossa, abaixo de vossa compassiva e poderosa proteção, a fim de que possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer e lograr a eterna bem-aventurança do céu. Assim seja.”

Oração do Dia 3

“Virgem bendita, Mãe de Deus, desde o céu, onde estais sentada, como Rainha, volvei benigna vosso olhar até este miserável pecador, vosso servo; quem, ainda cheio de sua indignidade, vos bendiz e exalta desde o íntimo de seu coração, como a mais pura, a mais bela e a mais santa de todas as criaturas, em reparação das ofensas que vos fazem as línguas ímpias e blasfemas;

Bendigo vosso nome, bendigo vossas sublimes prerrogativas de verdadeira Mãe de Deus, sempre Virgem, concebida sem mancha de pecado, de corredentora do gênero humano;

Bendigo ao Eterno Pai que vos escolheu de um modo particular por Filha;

Bendigo ao Verbo encarnado que, vestindo-se da humana natureza em vosso puríssimo seio, vos fez Mãe; bendigo ao Espírito divino que vos quis por esposa sua; bendigo e exalto a augusta Trindade que vos escolheu e amou com tanta predileção, que vos exaltou sobre todas as criaturas a mais sublime alteza.

Oh! Virgem santa e misericordiosa! alcançai o arrependimento aos que vos ofendem, e dignai-vos aceitar este pequeno obsequio de vosso servo, obtende-me de vosso divino Filho o perdão de meus próprios pecados. Assim seja.”

Oração do Dia 4

“Oh! Virgem Santíssima e Rainha do Céus e dos Mártires, Maria, quem me dera estar no céu para contemplar as honras que recebeis da Trindade beatíssima e de toda a Corte celestial!

Mas como todavia vou peregrinando por este vale de lágrimas, dignai-vos aceitar também de mim, pecador e indigno servo vosso, a homenagem mais sincera e o ato mais perfeito de submissão que pode oferecer-vos uma humana criatura.

A vosso coração, traspassado com tantas espadas de dor, confio desde hoje para sempre minha pobre alma.

Associai-me a vossas dores e não permitais que fuja jamais da Cruz na qual morreu por minha salvação vosso unigênito Filho.

Convosco, Oh! Maria sofrerei todas as tribulações, contradições e enfermidades que agrade a vosso divino Filho enviar-me nesta vida.

Tudo ofereço a Deus em memória das dores que sofrestes durante vossa vida mortal, de modo que cada pensamento de minha mente, cada batida de meu coração, sejam da aqui em adiante um ato de compaixão a vossas dores e de complacência pela glória que tens agora no céu.

Sim, amada Mãe, como eu me compadeço agora de vós e me alegria de ver-vos tão glorificada, tende-vos compaixão de mim reconciliando-me com vosso Filho Jesus, a fim de que torne a ser vosso fiel e verdadeiro filho.

Quando chegue o fim de minha vida, vinde a assistir-me em minha agonia, como assististes a de vosso divino Filho, para que, ao sair deste penoso desterro, possa ir a participar de vossa glória no Paraíso. Assim seja.”

Oração do Dia 5

“Oh! excelentíssima, gloriosíssima e santíssima Maria, sempre Virgem Imaculada, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Rainha do mundo e Senhora de todas as criaturas, que a ninguém abandonas, a ninguém deprecias, a ninguém que a ti recorra com um Coração puro e humilde despedes desolado, não me deixes a mim por meus inumeráveis e gravíssimos pecados, não me abandones por minhas excessivas iniquidades, nem tampouco pela dureza e imundice de meu coração:

Não apartes a este vosso servo de vossa graça e de vosso amor.

Escuta a este miserável pecador que confia em vossa piedade e misericórdia;

Socorrei, Oh! piedosíssima Virgem Maria, em todas as minhas tribulações, angustias e necessidades, e alcançando-me de vosso amado Filho, Deus onipotente e Senhor nosso Jesus Cristo, o perdão e remissão de todos meus pecados e a graça de vosso temor e amor, juntamente com a saúde e castidade do corpo e a imunidade de todos os males e perigos da alma e do corpo.

Em meu posterior momento sede meu piedoso auxilio, e livrai minha alma e as almas de meus pais, irmãos, irmãs e amigos, consanguíneos e benfeitores e de todos os fiéis vivos e defuntos das eternas trevas e de todo mal, por Aquele a quem levastes nove meses em vossa sacratíssimo seio e com tuas santas mãos reclinaste em uma manjedoura, nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que seja bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”

Oração do Dia 6

“Imaculada Virgem, refugio dos pecadores, vós que, para reparar as injurias feitas a Deus e o mal causado ao homem pelo pecado, haveis consentido que morresse vosso divino Filho, sede-nos sempre propicia, e desde o céu, onde reinais gloriosa, prossegue em favor nosso vossa obra de zelo e de amor.

Nós queremos ser vossos filhos, mostrais-vos também Mãe nossa. Suplicai a Jesus, o divino Reparador, que, aplicando a nossas almas o fruto de sua Paixão e morte, nos livre das ligaduras de nossas iniquidades.

Seja nossa luz nas trevas, nossa força nas debilidades, nosso socorro nos perigos; e, depois de havermos confortado com sua graça e com seu amor no tempo, nos conceda que o amemos e o vejamos e na eternidade. Amém.”

Oração do Dia 7

“Santíssima Virgem Imaculada, Mãe minha Maria, a vós que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança, o refugio dos pecadores, recorro hoje eu, que sou o mais miserável de todos.

Vos venero, Oh! grande Rainha, e vos dou graças por quantos favores até o presente me haveis feito:

Especialmente por haver-me livrado do inferno tantas vezes por mim merecido.

Vos amo, Senhora amabilíssima; e, pelo amor que vos professo, prometo querer sempre servir-vos e fazer quanto possa para que também dos demais sejas amada.

Em vós ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação;

Aceitai-me por servo vosso e acolhei-me abaixo de vosso manto, Oh! Mãe de misericórdia.

E já que sois tão poderosa para com Deus, livrai-me de todas as tentações, ou bem, alcançai-me a graça de vence-las até a morte.Peço-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo. Espero de vós ter uma boa morte.

Mãe minha, pelo amor que a Deus tens, vos suplico que me ajudeis sempre, mas sobre tudo no último momento de minha vida.

Não me deixeis até que me vejais já salvo no céu para abençoar-vos e cantar vossas misericórdias por toda a eternidade. Assim o espero, assim seja.”

Oração do Dia 8

“Oh! Maria, minha doce Mãe e poderosa Rainha!

Tomai e recebei meu pobre Coração com toda sua liberdade e seu querer, com todo seu amor e seus afetos e com todas as virtudes e graças de que possa estar adornado.

Tudo o quanto sou e valho, Rainha e Senhora minha, quanto tenho e possuo na ordem natural e da graça, de Deus ou tive recebido por vossa mediação e amor;

Em vossas soberanas mãos o deposito, para que volte a sua nobilíssimo origem;

Porque se confessamos que sois o canal por onde nos descem as graças do céu, também dizemos que sois o aqueduto por onde voltam a seu manancial, sois o fio condutor que nos põem em comunicação direta com nosso Pai celestial, sois o caminho imaculado que nos leva seguros ao Coração do mesmo Deus.

Tomai, pois, e recebei todo meu ser, Oh! Maria, Rainha do Céus e dos corações, e escravizai-me com cadeias de amor, para que eu sempre seja vosso e possa repetir com verdade: “Eu sou todo de Jesus por Maria “.

A vós somente quero amar, Mãe minha puríssima, aprestai-me vosso coração, dai-me vosso amor e o de Jesus, que isto me basta para ser feliz nesta vida, em morte e por toda a eternidade. Amém.”

Oração do Dia 9

“Gloriosíssima Virgem, Mãe de Deus e Mãe nossa Maria, dirigi um olhar de compaixão até nós pobres pecadores, que apenados por tantos males que nesta vida nos rodeiam, sentimos rasgar o coração ante tão atrozes injurias e blasfêmias contra vós, Virgem Imaculada, que tão freqüentemente nos vemos forçados a ouvir.

Oh! quanto ofendem a Majestade infinita de Deus e de sua unigênito Filho Jesus Cristo estas ímpias palavras!

Como provocam seu enojo e quanto nos fazem temer os efeitos terríveis de sua vingança! Se com o sacrifício de nossa vida pudéssemos impedir tantos ultrajes e blasfêmias, muito honrados o faríamos, porque, Mãe nossa santíssima, desejamos amar-vos e honrar-vos com todo o coração, por ser esta a vontade de Deus.

E precisamente porque vos amamos, faremos quanto está de nossa parte, para que sejas de todos honrada e amada.

Vós enquanto tanto, Oh! Mãe de piedade, soberana consoladora dos aflitos, aceitai este ato de reparação que vos oferecemos em nome nosso e no de todas nossas famílias, pelos que não sabendo o que dizem, blasfemam impiamente de vós, a fim de que, alcançando de Deus sua conversão, façais mais manifesta e gloriosa vossa piedade, vosso poder, vossa grande misericórdia;

E também eles se unam a nós para proclamar-vos a bendita entre todas as mulheres, a Virgem Imaculada, a piedosíssima Mãe Deus.”

Àqueles que estarão ou estão no mar ou próximo dele, confie de todo coração em Nossa Senhora dos Navegantes para que ela te guarde em segurança no seu colo de mãe.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online