Início Espiritualidade Cristianismo São Brás: o médico do corpo e da alma

São Brás: o médico do corpo e da alma

São Brás

Um homem Santo dedicado a ajudar, não olhava a quem, apenas fazia o que seu coração mandava. Assim era São Brás, conhecido como o protetor da garganta, este Santo fez muito por todos que o procuravam.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

O dia de São Brás é comemorado em 03 de fevereiro, sendo ele um dos Santos da Igreja católica que se dedicou em vida à medicina, profissão que exercia para auxiliar aqueles que menos podiam financeiramente.

A História de São Brás

Índice do Conteúdo

Nascido na Armênia, São Brás formou-se em medicina, mas seu coração clamava por Deus. Em constante dúvida sobre sua profissão e seu destino, ele se isolou em uma caverna por vários anos buscando a verdadeira luz interior. Durante esse período de sua vida, a população principalmente da região da Capadócia, ficou sabendo do homem santo que morava em uma gruta e começaram a ir visitá-lo em busca de cura para seus males.

A energia de paz que Brás transmitia era tão grande que a harmonia era visível até mesmo entre os animais que habitavam a volta de sua caverna. Quando o bispo local faleceu, as pessoas dos povoados ao redor foram até Brás para solicitá-lo que ele comandasse a Igreja local, o santo então aceitou o cargo, dedicou-se ao estudo para virar padre, e mais tarde bispo. Ergueu sua casa próxima à gruta onde morou, esta se tornou uma Diocese e daquele local coordenava todas as Igrejas da região.

O tirano Agrícola, prefeito da cidade de Sebaste, na Capadócia usava de animais selvagens para torturar os cristãos que ele capturava, seus crimes eram encobertos pelo Imperador Licinius Lacinianus. Ao chegar ao local da Diocese os capachos de Agricola notaram que os animais viviam em harmonia e relataram este incidente ao prefeito. Com muito ódio, Agricola descobriu que era Brás o responsável por aquela situação e mandou prendê-lo.

São Brás ficou preso por muito tempo e foi torturado pois não abria mão de sua fé. Mesmo em tal situação ele ainda atendia na prisão os seus fiéis que buscavam por milagres. A fúria de São Brás que o levou a morte foi quando duas mulheres foram escondidas a prisão para limpar suas feridas, ao perceber o ato, os guardas a prenderam e as mataram. Com muito sofrimento, Brás entristecido gritou contra os guardas e o prefeito, assim foi condenado a ser jogado em um lago fundo para morrer afogado. Ao ser atirado, nada lhe aconteceu e ele voltou à margem andando sobre  as águas. Ao chegar em terra, Agricola mandou decapitá-lo e somente assim, em 03 de fevereiro de 316, Brás encontrou a sua morte.

>>> Confira aqui também o Salmo do Dia <<<

Milagre que o nomeou como Santo da Garganta

Enquanto estava na prisão, Brás foi visitado por uma mãe desesperada pois seu filho estava engasgado com um espinho e já estava roxo pela falta de ar. São Brás fechou os olhos e rezou em nome do Senhor, pedindo um milagre e fez o sinal da cruz na garganta da criança, que em seguida cuspiu o espinho.

Por isto até hoje nas Igrejas de São Brás é de costume em seu dia os fiéis rezarem por sua intercessão e usarem duas velas acesas em formato de cruz sobre a garganta.


Os anjos poderão te trazer esclarecimentos de diversos âmbitos e iluminações para pontos importantes em seu caminho, trazendo grandes diferenças em sua vida.

Saiba mais sobre o Tarot dos Anjos, clique aqui!


Oração de São Brás

Se você precisa curar algum mal, seja ele físico ou da alma, faça a seguinte oração a São Brás, com muita fé e de todo coração:

“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar  e cantar os louvores a Deus. Amém”.

Novena de São Brás

Reze por nove dias, a seguinte novena:

“Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.” – Fazer o pedido

“Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:

De verdade e não de mentira;
De justiça e não de calúnia;
De bondade e não de aspereza;
De compreensão e não de intransigência;
De perdão e não de condenação;
De desculpa e não de acusação;
De respeito e não de desacato;
De conciliação e não de intriga;
De calma e não de irritação;
De desapego e não de egoísmo;
De edificação e não de escândalo;
De ânimo e não de derrotismo;
De conformidade e não de lamúrias;
De amor e não de ódio;
De alegria e não de tristeza;
De fé e não de descrença;
De esperança e não de desespero.

São Brás intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.

São Brás, rogai por nós! (3 x)

Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém.”

Bênção de São Brás

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

Santo de grande fé e devoção, São Brás encontrou o verdadeiro caminho da cura através da Palavra de Deus, e ele nos ensina que acima de qualquer desafio é necessário termos amor pelo que fazemos e acreditarmos no poder do Espírito Santo para criarmos nossas verdadeiras raízes espirituais.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Leia também em nosso blog: a história de Santa Cecília

Santa Cecília até mesmo em meio ao caos da perseguição cristã não negou sua fé perante a todos. Ela converteu muitos corações com suas palavras que diziam as maravilhas e perfeições do poder divino. Todos que conversavam com ela entendiam o quanto sua fé era grandiosa, pois jovem menina foi… continue lendo

Rate this post

Estamos Online