Início Espiritualidade Cristianismo Cosme e Damião – Saiba mais sobre a história dos Santos

Cosme e Damião – Saiba mais sobre a história dos Santos

São Cosme e Damião

São Cosme e Damião impressionaram e encheram de paz e amor diversas pessoas de muitas religiões. De corações humildes e generosos, os irmãos gêmeos emocionaram a todos com suas histórias de fé e devoção. 

Em suma, eles curavam não só as doenças físicas, mas as almas que os procuravam através da salvação em nome de Jesus Cristo. 

Índice – Cosme e Damião

Índice do Conteúdo

A figura desses jovens gêmeos também é muito popular na Umbanda por causa de seu sincretismo, amados e venerados em diversas religiões, Cosme e Damião também recebem o nome de Ibejis na cultura afro. Leia mais sobre os Ibejis em nosso blog!

O dia de Cosme e Damião é celebrado conforme a festa litúrgica:

  • 26 de Setembro (Igreja Católica – calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário);
  • 27 de Setembro (Igreja Católica – calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário);
  • 1º de novembro (Igreja Ortodoxa).

Abra os caminhos com a orientação do Tarot dos Anjos!

A História de Cosme e Damião

Foi no ano de 260 que os gêmeos Santos nasceram em Egeia, uma cidade da Arábia. Eles eram de família nobre e sua mãe lhes ensinou a fé cristã desde pequenos.

Antes de mais nada, ela era muito devota e uma mulher de sabedoria, assim quis que Deus também se tornasse o Salvador e o motivo de toda luz na vida de seus filhos.

Após crescidos Cosme, Damião decidiram estudar na Síria em um centro para formação e especialização nas ciências e medicina. Sendo assim, após muitos tempo eles se tornaram grandes médicos.

No entanto, o principal foi que logo no início de suas carreiras, os gêmeos se destacaram e ficaram famosos principalmente pela competência com que realizavam os tratamentos dos pacientes.

Nesse sentido, os irmãos também possuíam almas caridosas, pacientes e tinham empatia com as pessoas que cuidavam.

Agiam sempre junto com a profunda fé em Jesus e curavam baseado na crença cristã. E foi a partir dos atendimentos realizados que decidiram atrair as pessoas para o cristianismo.

todos os santos

Caridade e benevolência – A dedicação ao amor

Suas consultas não eram cobradas, o que logo renderam boatos e na grande maioria maldosos, devido os corações invejosos.

Todos diziam que Cosme e Damião não gostavam de dinheiro, mas na verdade é que eles não colocavam tanta importância na riqueza material, mas sim em ajudar quem necessitava.

Queriam curar as pessoas, não somente de corpo mas de alma também. Estavam prontos para propagar os ensinamentos e salvação de Cristo. E por esse motivo é que são padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.

Muito tempo se passou, e o Imperador Diocleciano iniciou uma busca e perseguição contra os cristãos, os gêmeos foram retirados bruscamente de onde atendiam os doentes e levados ao tribunal para renunciar sua fé em Cristo.

Em seguida, eles foram presos e condenados à morte porque se recusaram a abdicar a fé.

Descubra tudo o que seus sonhos podem estar revelando para você! Fale com um especialista!

A terrível morte de Cosme e Damião

Sentenciados à morte, por não renunciarem à fé cristã, o Imperador teve que mudar diversas vezes a forma de matá-los. Eles não paravam de louvar a Deus e pedir salvação, o que irritava o tirano cada vez mais.

Antes de tudo, eles acreditavam que tudo o que estava acontecendo era um presente, porque estavam sendo dignos de sofrerem por Jesus.

Por fim, morreram decapitados, depois de tentarem matá-los por flechadas, afogamento e queimados.

Os fiéis médicos foram sepultados pelos seus pacientes e os restos mortais foram para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Felix IV, em Roma na Basílica do Fórum.

Como morreram em testemunha e fé por Jesus Cristo, são considerados santos mártires. Portanto, celebra-se em 26 de setembro Cosme e Damião, dia dedicado em seus nomes.

Dia dos Arcanjos

Você confia nas palavras do Senhor?

Você também confia nas Palavras do Senhor e nas orientações divinas que somente os Anjos podem conceder? Então, fale agora com a consultora Bárbara, Ela é especialista em mensagens dos Anjos e saberá identificar o que esses seres de luz querem revelar para te ajudar neste momento!

Clique aqui agora e saiba qual é a mensagem dos anjos para você!!!

Simbolismo nas imagens de Cosme e Damião

  • Túnica Verde

Simboliza esperança, fé, generosidade e a vida que sempre vence a morte;

  • Colarinho Branco

O branco vem da pureza do coração;

  • Medalhão

É a fé por Cristo;

  • As caixinhas de presente

Podem representar os remédios que eram utilizados para a cura ou o que eles davam para todos as pessoas: a fé em Jesus Cristo;

  • A Palma

Vitória sobre a morte, sobre o pecado pela fé;

  • Manto Vermelho

Representa a morte, a decapitação pela fé em Jesus Cristo.

Pai e Mãe de Santo

Curiosidades sobre os Santos em outras religiões

Toda essa inocência e amor pelas palavras do Messias desde pequenos, tornaram os dois irmãos muito famosos. Até mesmo em outras religiões, como nas culturas afro. Você já ouviu falar sobre as simpatias de Cosme e Damião, aproveite para entender mais no artigo das simpatias. 

O conceito do DOUM

Cosme, Damião e DOUM. Talvez você já tenha escutado falar essa palavra mas não tem ideia do que significa. Cosme e Damião na Umbanda e Candomblé também são reverenciados como gêmeos e possuem o seu sincretismo com os Ibejis.

Em algumas imagens dos Santos você poderá encontrar uma terceira criança com eles, um pouco menor.

Nas religiões afro, acredita-se que quando irmãos gêmeos nascem, eles sempre são 3 espíritos que tentam encarnar ao mesmo tempo, só que um não sobreviverá. No caso de Cosme e Damião, o irmão que não sobreviveu foi chamado de Doum.

E é também por esse motivo que acredita-se que desde tão jovens eles tinham tanta vontade de curar principalmente as crianças, de forma gratuita e por meio da fé, pois somente ela conseguiria elevar os pensamentos a Deus e realizar a verdadeira cura, que parte da alma.

Traga cura e restauração para a sua vida. Fale agora mesmo com um especialista!

Oração da Mulher

Oração de São Cosme e Damião

Primeira oração

“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu
São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém!”

Oração 2

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Desejo que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.
Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!”

Novena de Cosme e Damião

Durante os 9 dias, inicie com com a Oração:

“ Deus, Vinde em nosso auxílio.

Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Esp. Santo

Como era no princípio, agora e sempre

Amém!”

Depois, prossiga com a segunda Oração:

“ Ó Deus, nosso Pai: com fé e confiança Vos suplicamos: por meio dos Gloriosos São Cosme e São Damião, irmãos e mártires, santos médicos, que à semelhança de Jesus, tratavam o corpo e o espírito, num amor íntegro, gratuito e de predileção pelos pobres!

Atendei-nos!

E vós, gloriosos mártires São Cosme e São Damião, interceda ao Senhor e ajudai-nos a amar e servir os irmãos, como vós. Desejamos imitar a vossa união e testemunho de vida, aceitando a vontade do Pai.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Amém”

E finalize com um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai.

Não se esqueça no dia 26 de setembro de parabenizar, homenagear ou somente agradecer a Cosme e Damião, que foram enviados do Senhor para propagar palavras de fé e amor. Procure por eles sempre que precisar acalmar ou curar o corpo e alma.

Vença os obstáculos da vida com a ajuda de espiritualistas experientes e verdadeiros! 

5/5 - (1 vote)

Estamos Online