Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Ibejis – As Divindades Gêmeas da Vida e do Nascimento

Tudo Sobre Ibejis – As Divindades Gêmeas da Vida e do Nascimento

Orixá Ibejis

Imagina aquela alegria que invade de repente, aquela vontade de fazer o que nos faz bem enfim, uma vontade de viver intensamente. Esse é o Orixá Ibeji, gêmeos que carregam a felicidade em seus corações e veem a vida com os olhos de criança.

Os gêmeos são protetores das crianças e simbolizam o nascimento e a vida. O Ibeji Orixá é a sobrevivência da continuidade. Na África os filhos são fonte de grande alegria, pois eles são a garantia de que a sua história e de sua descendência perdurará.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Se você se identifica com o assunto e quer se aprofundar ainda mais com essa energia, poderá receber interpretações de diversas áreas de sua vida através da Cabala dos Odús, clique aqui e confira! 

O Ibeji na Umbanda e no Candomblé são vistos como filhos de criação de Oxum, devido a esse fato, em rituais voltados especialmente a Orixá costuma-se dedicar algo também as crianças Ibejis.

A característica dos gêmeos mais particular é o seu poder de desfazer coisas realizadas por outros Orixás, mas algo feito por Ibejis jamais poderá ser desfeito por nenhum outro Orixá.

História de Ibejis

Índice do Conteúdo

Os Ibejis são muito confundidos com Erês, por serem crianças e terem os mesmos atributos de características infantis, mas os gêmeos são na verdade uma divindade e possuem história e missões diferentes dos Erês.

Caso você queira saber quem são os Eres, veja aqui também em outro artigo em nosso blog!

A maioria das histórias diz que os gêmeos são um casal, um menino e uma menina. O primeiro a nascer chama-se Taiwo e o segundo Kehinde, na cultura Yorubá acredita-se que Kehinde deixa a função de supervisionar o mundo nas mãos de seu irmão Taiwo, que o faz sem discutir com sua irmã, por isso acredita que ele seja o mais velho e carrega responsabilidades a mais.

O Nascimento dos Ibejis

Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.

Oxum estava a passear por perto e escutou o choro das crianças, sem hesitar correu na direção do som e encontrou os dois pequeninos recém nascidos. Diz a lenda que ambos irmãos sorriram para Oxum quando a viram, o que fez o coração da Orixá derreter de amor pelos pequenos. Oxum então passou a ser a mãe dos Ibejis e os deu os nomes: Taiwo e Kehinde. Ibejis é o único Orixá que possui dupla representação e eles simbolizam o nascimento de todas as coisas.

A História da vida humana dos Ibejis – Antes de serem Orixás

Os gêmeos eram dois príncipes capazes de trazer sorte a todos que os consultassem. Com muita alegria e sabedoria o jeito infantil de enxergar as situações os possibilitavam a encontrar as melhores respostas para qualquer tipo de problema questionado. Em troca, eles pediam como pagamento doces.

Como toda criança levada, eles adoravam fazer traquinagens e um dia brincando próximo a uma cachoeira um deles caiu, na queda das águas e morreu afogado.

O irmão sobrevivente não conseguia mais encontrar a felicidade em viver e em meio aos seus prantos de saudades implorava a Orunmila que o levasse para perto de seu irmão. Tocado pelo sofrimento do pequeno, Orunmila resolveu atender ao seu pedido, e o desencarnou. Para confortar a todos que os amavam ele deixou em seu lugar duas estátuas de barro representando os príncipes gêmeos.

Por isso é muito comum oferendas aos Ibejis no pé da estátua de gêmeos.

Você gosta da cultura afro e acredita no poder das energias dos Orixás? Então faça uma consulta com quem entende de jogo de Búzios e desvende tudo que quiser sobre a sua vida, clique aqui!

Oferenda para Ibejis

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Para os Ibeji, doces são as melhores oferendas, quanto mais doce melhor, de preferência regadas com muito mel. As oferendas podem ter brinquedos acompanhando, mas lembre-se que precisam ser dois e não pode haver um brinquedo com melhor qualidade que o outro, os gêmeos devem receber brinquedos de igual valia.

Oferenda de doces diversos

Ingredientes: mel, doces variados (paçoca, pirulito, bala de goma, jujuba, chocolate, maria mole) e refrigerante.

Material: prato de barro e quartinha de barro.

Modo de fazer: coloque os doces no prato de barro da forma mais organizada possível e regue tudo com mel. Na quartinha coloque o refrigerante.

Caruru para Ibejis

Para essa oferenda é preciso que haja silêncio ao cortar os quiabos, mentalizando o pedido que você queira alcançar resultado.

Ingredientes: 1 cebola grande ralada, 1 xícara de azeite de dendê, meio quilo de camarão seco moído, 1 quilo de quiabo cortado em cruz, 2 dentes de alho, suco de 1 limão, 200 gramas de castanha de caju moída, água quente e gengibre ralado a gosto. Refrigerante de preferência Guaraná.

Material: 1 alguidar e 1 quartinha de barro.

Como Fazer: Refogue a cebola e alho no azeite de dendê aquecido, depois adicione o gengibre ralado e na sequencia o quiabo e refogue. Acrescente o camarão seco, as castanhas e deixe cozinhar. Adicione aos poucos a água quente e cozinhe até as castanhas ficarem em tom rosado.

Sirva no alguidar acompanhado do Guaraná na quartinha de barro.

Bolo de Chocolate para Ibejis

Ingredientes para a massa: 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara de leite morno, 1 xícara de chocolate em pó e 1 colher de chá de fermento em pó.

Ingredientes para a cobertura: 7 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de margarina, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (medida da lata do leite condensado) e pacote de chocolate granulado.

Material: prato de barro e quartinha de barro.

Preparando o bolo: separa a clara dos ovos e bata a clara em neve, reserve. Bata 4 gemas e o açúcar, adicione o leite e farinha de pouco em pouco dissolvendo na mistura. Acrescente na massa o chocolate em pó e bata até misturar, depois o fermento. Com uma espátula adicione a clara em neve e mexa delicadamente. Unte uma forma redonda com manteiga e farinha e coloque a massa. Em um forno pré aquecido, asse por 40 minutos.

Preparando a cobertura: coloque todos os ingredientes da cobertura em uma panela e mexa com muito cuidado para não queimar até que forme uma massa de brigadeiro mole.

Após o bolo assar, o coloque em um prato de barro e derrame a cobertura uniformemente sobre o bolo. Despeje o granulado por cima para decorar. Coloque o refrigerante na quartinha de barro, de preferência Guaraná.

Dia de Ibejis

O seu dia da semana é o Domingo e a data comemorativa é em 27 de Setembro, dia de São Cosme e São Damião.

Cores de Ibejis

As cores características do Ibejis são: verde, azul e rosa.

Características das Filhas e Filhos de Ibejis

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e com um ar muito jovial, mas não pensam muito para realizar algo, eles são inconsequentes. Dificilmente um filho de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer, por serem muito brincalhões e agitados eles estão sempre na ativa colocando tudo e todos a sua volta em movimento.

São muito teimosos e não vivem sem companhia. No amor são dependentes do parceiro, chegam ao ponto de serem bem obsessivos e ciumentos. Ao mesmo tempo possuem uma magia contagiante de criança com suas expressões infantis que contagiam e deixam a todos alegres.

Parece que o tempo não passa para eles, não espere muita maturidade de sua parte. Por terem um olhar de uma criança, eles entendem as questões da vida da forma mais simples possível, é tudo “8 ou 80”, ou gosta, ou não gosta, não existe meio termo. Por esse motivo, são pessoas muito frágeis e que se magoam muito na vida pois elas acreditam que tudo é muito maior e mais profundo do que realmente é.

O lado bom é que também devido ao seu jeito infantil eles esquecem tudo muito rápido, se você magoar um filho de Ibejis logo mais ele não lembrará nem de sua existência na vida dele.  Adoram festas, doces e os momentos rodeados de muitas pessoas.

Sincretismo de Ibejis

Os Ibejis foram sincretizados com os Santos Católicos Cosme e Damião. Também gêmeos, os dois dedicaram suas vidas a curar as pessoas através da medicina e da fé. Mas não só o fato de serem gêmeos os sincretizaram, o dom de guardar a vida também é um motivo para essa comparação.

Oração a Ibejis

Omi Ibeji. Bejé eró!
Salve as forças das crianças.
Força pura, verdadeira,
Que reluz no céu azul
E na rosa das flores,
traga ao nosso Axê a paz
E a esperança,
Zele por nossas crianças.
Peça a Oxalá, com sua
imensa pureza,
que meus pedidos feitos
com clareza
e verdade sejam atendidos.
Doces crianças,
representantes de Cosme e Damião,
Que vossa santa proteção
Nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Aceitem essa oferenda que é feita
Com verdade
E interceda por mim junto ao Pai
De Amor Supremo.
Agradeço desde já a vocês,
Crianças. Obrigado.  

Saudação a Ibejis

Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

Os Ibejis estão presentes em todos os rituais e merecem respeito como os demais Orixás, lembre-se sempre de tratar os dois com a mesma importância para não alimentar o ciúme de criança, aceite a alegria da infância em sua vida e a forma simples de enxergar o mundo e aprenda com os Ibejis a aproveitar tudo que a vida te oferece não se prendendo a nada que o diminua.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.5/5 - (23 votes)

Estamos Online