Início Dicas de Bem-Estar Você sabe qual a importância da saúde mental para sua vida?

Você sabe qual a importância da saúde mental para sua vida?

0
1918
Qual a importância da saúde mental

Já se perguntou qual a importância da saúde mental para sua vida? Você bebe água para se hidratar, come coisas saudáveis para cuidar da saúde física e faz exercícios para cuidar do corpo. Mas quanto à sua mente?

O que você tem feito para manter-se realmente saudável? Aliás, você sabia que o conceito de “saudável” não é ausência de doenças ou dores? Ser saudável está se referindo a uma questão muito mais ampla, o bem-estar. 

Quando se está com corpo, mente e espírito em equilíbrio (ou seria Iquilíbrio? 😉) você está saudável. Por isso, é importante cuidar da saúde mental também.

Ser forte o tempo inteiro, não demonstrar tristeza, guardar angústias para si mesma, não é sinal de uma mente forte. Muito pelo contrário, isso pode te deixar doente.

Qual a importância da saúde mental?

Índice do Conteúdo

Ter uma saúde mental em harmonia facilita nossa interação com as pessoas. Além do mais, ajuda em nosso processo de autoconhecimento e amadurecimento.

Ter a saúde mental em dia é ter inteligência emocional, evitar ou amenizar sintomas de ansiedade e outras doenças. Ou seja, é ter a capacidade de administrar com sabedoria seus sentimentos.

E não se engane que estar com a saúde mental em dia é ser feliz e só ter pensamentos positivos. Os problemas e pensamentos negativos fazem parte da vida e são quase inevitáveis.

Por isso, é preciso administrar bem tudo que sentimos e percebemos ao nosso redor. Ter uma saúde mental afetada e em desequilíbrio nos torna mais suscetíveis a:

  • Brigas;
  • Acessos de raiva;
  • Tristeza
  • Desenvolver ansiedade;
  • Desenvolver depressão ou outras doenças;
  • Desarmonia com as pessoas. 

Agora que você já sabe qual a importância da saúde mental para sua vida, conheça algumas dicas que separamos para você. Confira!

Não estou bem. O que devo fazer?

Notou que anda dormindo mal, ficando irritada com mais frequência e a vida já não tem as mesmas cores? “Algo de errado não está certo”, não é mesmo? Que tal procurar ajuda profissional?

Antes de mais nada ou de pegar aquela receita maravilhosa de canja de galinha que tudo cura, procure um psicoterapeuta e um psiquiatra. Sim, são serviços caros, mas o Sistema Único de Saúde oferece de forma gratuita.

Um dos braços do SUS são os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS). Cada município possui o seu, portanto, procure informações nos postos de saúde da sua cidade.

Além disso, muitas faculdades oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico de forma gratuita. Não perca as esperanças e vá atrás do seu tratamento!

Vale sempre lembrar que não é fraqueza procurar auxílio. E também não significa que você seja louca ou qualquer coisa do tipo. Procurar um especialista só mostra o quanto você se importa com sua saúde mental.

O que mais posso fazer?

Em conjunto com a psicoterapia, você pode procurar atividades alternativas para complementar. Quer saber mais? Continue lendo.

Quem dança seus males espanta! Quem canta, também!

Cantar e dançar são atividades extremamente prazerosas. E mais, elas estimulam a criatividade e são muito relaxantes.

Por meio do ritmo da música, você vai dando os primeiros passos e ativando vários músculos. Nessa hora, seu cérebro começa a relaxar e você vai melhorar a sua saúde mental.

Aproveite para soltar a voz! Cante e espante os males da vida e da alma. Não importa se é afinada ou não, o que importa é se divertir.

Acelera esse coração! Mexe esse corpo!

Pratique um exercício físico do seu agrado algumas vezes na semana. Dessa forma, você deixa o estresse de lado e deixa corpo e mente sãos.

A prática regular de exercícios físicos funciona como uma válvula de escape para os problemas. Além do mais, a prática de exercícios físicos libera hormônios da felicidade, que servem para a manutenção da saúde mental.

Pinte o 7, o 8, o 9 e o que mais quiser!

A arte está para a saúde mental assim como o ar está para nossa sobrevivência. Seja consumindo ou produzindo, a arte é um ótimo caminho para manter-se feliz e saudável.

Já experimentou pegar algumas tintas e dar rabiscos aleatórios em uma tela? Faça isso sem pretensão, apenas pelo puro prazer do ato.

Quando realizamos uma atividade artística, nosso cérebro vai “desligando” todas as defesas e você consegue se expressar melhor. Portanto, nada de vergonha. Pegue um lápis, uma caneta ou que for e vai se divertir.

Contato com a natureza

Essa não é uma novidade, mas é sempre bom lembrar. Nós, da Iquilíbrio, acreditamos muito no poder curativo da natureza.

Está se sentindo carregada? Que tal caminhar na grama ou na areia com os pés descalços? Esse contato com a natureza permite a troca de energias e, o melhor, a renovação.

Se não puder andar descalça na grama, tomar um banho de mar ou de cachoeira, não tem problema. Espere anoitecer e observe a imensidão do universo. Veja as estrelas e a lua e faça uma meditação contemplativa.

Falando em meditação…

Yoga e meditação são ótimas pedidas pois essas duas práticas sabem muito bem qual a importância da saúde mental. /ambas as práticas são consideradas terapias holísticas pois tratam a pessoa como um todo: corpo, mente e espírito.

Dessa forma, você mantém o corpo e a mente sãos, enquanto vibra boas energias e eleva seu espírito. Quer uma boa notícia? Você pode fazer sozinha em casa!

Terapias alternativas

Sim, você pode investir em terapias holísticas, como acupuntura, aromaterapia, cristaloterapia e o que mais você se sentir confortável.

O que importa é você buscar algo que lhe proporcione paz e prazer. Aliás, você também pode falar com um de nossos esotéricos para buscar uma orientação. Tenha certeza de que você irá se sentir muito bem acolhida e eles sabem qual a importância da saúde mental para ter uma vida mais leve e feliz.

Um grande beijo  e até a próxima! ❤❤❤

5/5 - (1 vote)

Estamos Online