Início Espiritualidade Cristianismo Conheça Santa Luzia – A Protetora dos Olhos

Conheça Santa Luzia – A Protetora dos Olhos

santa luzia

Celebra-se em 13 de Dezembro o dia de Santa Luzia, aquela que mesmo com seus olhos arrancados suplicou por misericórdia e sentiu-se honrada por sofrer pela sua fé. Ao não negar o cristianismo, ela presenciou milagres até mesmo em seus últimos momentos, foi instrumento vivo do amor de Deus por todos seu s filhos.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Luzia (que significa Luz) se apoiou em sua fé e ao decorrer da sua jornada entre os homens realizou diversos milagres, salvou sua mãe, e assim se entregou a Jesus Cristo prometendo sua vida e castidade.

Saiba o seu Salmo do Dia AQUI!

A História de Santa Luzia

Índice do Conteúdo

Luzia nasceu em 280 d.C na cidade de Siracusa na Itália, seus pais eram nobres e cristãos. Quando era pequena seu pai faleceu, consequentemente sua mãe teve que criá-la sozinha. Passou então a ser mais ainda ensinada sobre a fé cristã e todo o reconhecimento, amor e gratidão por Jesus Cristo começaram a transbordar em seu espírito.

Infelizmente a mãe de Luzia adoeceu, e com o passar do tempo ela piorava drasticamente. Fortes hemorragias a perseguiam e nenhum médico conseguiu encontrar a cura. Por isso, um certo dia Luzia teve a ideia de levar sua mãe ao túmulo de Santa Ágata e com muito esforço e comprometimento, no dia 5 de fevereiro as duas partiram para a cidade onde estava sepultada a Santa.

Quando Luzia chegou próximo ao túmulo de Ágata com sua mãe, o seu espírito apareceu para a jovem dizendo:

Luzia minha irmã, por que pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa. “

Após isso Luzia se voltou à mãe, e lhe disse com toda fé e devoção que ela estava curada por Jesus Cristo e pela intercessão da Santa Ágata.

Martírio de Santa Luzia

Depois do episódio de sua mãe, ela decidiu realizar os votos de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, com o consentimento de sua mãe, entregou todo o seu dote de casamento para os pobres.

Infelizmente Luzia já tinha um pretendente para o casamento, que quando descobriu sobre a decisão de sua amada, ficou decepcionado e furioso, por isso denunciou Luzia ao governador, acusando-a de ser cristã.

Santa Luzia, foi julgada, condenada, torturada e levada ao prostíbulo para ser humilhada e estuprada, mas a jovem invocava a Jesus pedindo proteção e assim, aconteceu um milagre: dez caras tentaram levantar Luzia do chão mas suas tentativas foram sem sucesso e por conta disso não sofreu absolutamente nada, era como se seu pequeno e frágil corpo pesasse toneladas.

O governador quando soube ficou mais furioso ainda, mandou matá-la ali mesmo jogando resina e azeite fervendo na jovem menina, novamente todos foram surpreendidos porque ela estava protegida pela misericórdia do senhor, nada lhe aconteceu.

Então, o governador solicitou que os carrascos arrancassem os seus olhos e entregassem para ele em uma bandeja. E assim foi feito, mas no mesmo instante, outro milagre aconteceu: outros olhos ainda mais lindos nasceram em seu rosto. Por isso, é conhecida como Santa protetora dos olhos.

A Igreja Santa Luzia

A Paróquia de Santa Luzia na cidade de São Paulo, localiza-se no bairro de Santa Luzia e foi fundada em 1967. Mas, uma das arquiteturas que mais encantam é a da Capela do Menino Jesus e Santa Luzia localizada na região da Sé em São Paulo. É um templo de paz que tranquiliza o espírito em meio aos caos paulistano.

Os Anjos tem mensagens para você: descubra como eles podem te ajudar na sua vida diária clicando Aqui!

Representações de Santa Luzia

A bandeja de Santa Luzia

Fidelidade a Jesus Cristo.

A Túnica de Santa Luzia

Martírio da Santa.

A Fita Amarela de Santa Luzia

Vitória e proteção de Deus.

A palma de Santa Luzia

Vitória sobre o pecado e sobre a morte.

Manto verde de Santa Luzia

A vida que alcançou após a morte.

Véu branco de Santa Luzia

Pureza, inocência e santidade.

Santa Luzia – Oração

Oração 1

Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los.

Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus.
Santa Luzia, rogai por nós.

Amém.”

Oração 2

“Creio em ti, Santa Luzia, dos cegos, a padroeira.

Creio em ti, Santa Luzia, das boas novas, mensageira.

Rogo a ti, ó Santa Luzia, que me dês boa visão para que eu possa ver as maravilhas da criação.

Ó minha Santa Luzia, santa querida, as maravilhas da criação são os milagres da vida.

Eu quero ver esses milagres.

Eu quero ver essa magia.

Eu quero luz nos meus olhos.

Eu quero ver, Santa Luzia.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.”

Novena de Santa Luzia

Esta novena auxilia qualquer graça que precisa ser alcançada, mas deve ser feita com o extremo sentimento de amor e fé. Durante os 9 dias repete-se a Oração Inicial e a Final da Novena.

Oração Inicial

“Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.

Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós
(Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção)
Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos…

Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós.

Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: “os olhos são a janela da alma” (cf. Lc 11,34)
Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.

Santa Luzia, rogai por nós.

Amém.”

Oração final

Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Santa Luzia foi exemplo de santidade e fé para muitas pessoas. Que ela possa abençoar e iluminar a vida de todos!

Leia também em nosso blog: Tudo sobre São Judas!

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online