Início Dicas de Bem-Estar Yoga para crianças: inspire-se com 7 posturas da mãe natureza

Yoga para crianças: inspire-se com 7 posturas da mãe natureza

0
2915
yoga para crianças
uma mulher e uma criança estão praticando exercícios em cima de um tapete de yoga

Abelha, árvore e coelho: com qual postura vamos começar? Por sinal, sabia que fica mais fácil ensinar yoga para crianças se inspirando na fauna e na flora? Afinal, essa técnica milenar nos conecta com a mãe natureza em busca de plenitude.  

Aliás, essa prática traz inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espírito de adultos, certo? Mas, por que isso seria diferente com os pequenos?

Então, se você quer saber como funciona a yoga para crianças, vamos começar com um vídeo prático. Em apenas 15 minutos, você vai conhecer uma super oportunidade de aprendizado (e diversão). 

Como acontece uma aula de yoga para crianças?

Índice do Conteúdo

A aula de yoga para crianças adapta os conceitos dessa técnica milenar para a compreensão infantil. Ou seja, não é preciso falar nomes difíceis de entender quando  estamos nos referindo a uma árvore ou um pássaro. 

Hoje em dia, existem escolas que são voltadas para o público infantil, como o método Brincayoga. Por outro lado, também é possível aprender enquanto os pais se exercitam. A propósito, muitas pessoas enxergam a prática de yoga como um estilo de vida, não é?

7 benefícios da yoga para crianças

  1. Concentração, foco e memória
  2. Relaxamento e melhoria do sono
  3. Flexibilidade e coordenação motora
  4. Desenvolvimento físico e mental
  5. Equilíbrio e consciência corporal
  6. Menos tensão, ansiedade e estresse
  7. Mais autoconfiança e autoestima

+5 formas de investir na yoga infantil 

Além das aulas de yoga para crianças, você também pode apostar em outras estratégias, tais como:

  • Livro “Yoga para crianças”, escrito por Rosângela Maria Bassoli. Por sinal, as ilustrações das posturas têm como base a experiência da autora com a Yogaterapia. Além disso, a obra traz histórias sobre valores humanos e as virtudes trabalhadas na yoga.
  • Jogo interativo das posturas de yoga, com cartas feitas de material amigável ao meio ambiente. Por meio de uma atividade lúdica, o foco é promover o desenvolvimento infantil, tanto físico, quanto intelectual. 
  • Videoaulas no Youtube com a demonstração dos exercícios. Por exemplo, o canal da Pri Leite tem materiais feitos para crianças e, também, para mães e filhos. E mais: a proposta dela também envolve a diversão, com a imitação de plantas e animais. 
  • Curso BrincaYoga das emoções, que é voltado para as vivências de ordem emocional. Nessa linha, a meditação, o relaxamento e a respiração nos ajudam a lidar com os desafios da vida.
  • Baralho que tem 48 posturas, divididas em 8 categorias. De quebra, o jogo de cartas tem o apoio das dinâmicas online. Para exemplificar, a proposta envolve a adaptação de brincadeiras à prática da yoga, como amarelinha e estátua.

7 exercícios de yoga para crianças

Sabia que existe um canal no Youtube especialmente dedicado à prática de yoga para crianças? Nele, a instrutora Kali Ananda conta com o apoio da filha Luana para demonstrar as posturas inspiradas na natureza. E, se você se interessou pela proposta, confira algumas delas a seguir! 

1. Árvore da montanha

Com base em uma cantiga popular, a dupla dinâmica trabalha diversas posturas, que são as asanas. Por exemplo, as posturas da árvore, da montanha e da semente, entre outras técnicas. Com isso, as duas também exercitam a coordenação motora, a memória e o equilíbrio.   

2. Respiração e postura do coelho

Na época da Páscoa, Kali e Luana prepararam um vídeo inspirado na tradicional música do coelhinho. E, como não poderia deixar de faltar, elas ainda incluem a respiração e a asana do coelho. 

3. Vôo do passarinho

Agora, Kali e sua filha fazem a brincadeira do passarinho, desde que ele sai do ninho até voar. Durante o vídeo, elas demonstram várias asanas, enquanto cantam, dançam e se divertem. 

4. Postura da borboleta

Com a Badrasana, mãe e filha demonstram como fazer a postura da borboleta, junto com 3 músicas. Por falar nisso, a posição de ficar sentada sobre as pernas juntas também é uma ótima pedida para a hora de meditar.

5. Respiração da abelha

Chegou a vez de se conectar com os sons do ambiente ao fazer a asana Bhramari Pranayama. Isto é, a respiração da abelha contribui para acalmar o corpo, a mente e o coração. Neste vídeo, Luana e Kali nos mostram como contemplar os momentos de calma e de tranquilidade. Assim, podemos nos conectar com a nossa essência interior.

6. Lagartinha da respiração

Continuando com a temática da respiração, Kali e Luana contam com a ajuda de uma lagarta de papel. De maneira lúdica, elas trabalham algumas técnicas de respiração que reduzem o estresse do dia a dia.

7. Saudação ao sol

Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que saudar o astro rei, não é mesmo? Dessa maneira, podemos trazer mais força e luz para o nossa jornada. Isso porque a yoga tem tudo a ver com esse caminho de evolução.

Bônus: vídeos de yoga infantil feitos em espanhol

Se você fala espanhol (mesmo que só o básico), confira o canal MiniPadmini yoga para niños e niñas. Por exemplo, assista o vídeo que tem a respiração do leão para liberar a ansiedade. 🦁

https://youtu.be/PL2RwXwGWB8

Gostou dessas dicas ligadas à prática de yoga para crianças? Então, conta pra gente nos comentários. Além disso, aproveite para conferir mais posts do nosso Blog sobre a riqueza que envolve o universo infantil:

E, para finalizar, não poderíamos esquecer da saudação “Namastê”! Tanto para você, quanto para as crianças que nos rodeiam!

🙏🧒🤸‍♀️

Rate this post
Artigo anterior5 mantras para acalmar o coração
Próximo artigoRituais de iniciação do xamanismo
Avatar
Katrina Devilla escreve sobre magia e como deixar a vida leve. Cozinha coisas gostosas, deita no quintal para ver estrelas e, quando tem sorte, vê um ou outro satélite, mas pensa que é estrela cadente. Vive a magia da natureza e se encanta com cada amanhecer. Frui vita! Além disso, Katrina Devilla é uma bruxa espiritualista que, por acaso, escreve bem e entende de SEO. Tem imenso prazer em ajudar os outros e ver que seus textos podem inspirar e mudar vidas. A espiritualidade está aqui, basta você querer ver e experimentar!

Estamos Online