Início Dicas de Bem-Estar Benefícios do hortelã: para que serve e como usar

Benefícios do hortelã: para que serve e como usar

0
3051
Benefícios do Hortelã.

Os benefícios do hortelã ultrapassam seu maravilhoso aroma e refrescância. Ou seja, essa folha verdinha que gosta tanto de sol é uma poderosa aliada da saúde e bem estar e você vai descobrir logo o porquê.

De origem europeia, o hortelã foi inserido no Brasil na época da colonização. Sendo assim, caiu no gosto popular e começou a aparecer em todos os jardins.

De acordo com a Embrapa, atualmente temos em torno de 25 espécies de hortelã no Brasil. Sendo que três deles – o hortelã comum, o hortelã pimenta e o hortelã grosso ou hortelã-da-folha-grossa – são os mais consumidos.

Seja colhido diretamente da horta ou comprado em lojas especializadas, os benefícios do hortelã, independentemente da espécie, são quase sempre os mesmos. Continue nos acompanhando para saber mais!

1. Benefícios do hortelã-pimenta

Índice do Conteúdo

O hortelã pimenta (Mentha piperita) é famosa nos jardins e cozinhas brasileiras. Dessa forma, suas folhas suaves e muito cheirosas eles servem tanto para realizar banhos energizantes quanto para resolver problemas de saúde.

Continue nos acompanhando para conhecer mais sobre os benefícios do hortelã para sua saúde.

Tchau, dor de estômago! Adeus, gases!

Certamente, esse é um dos benefícios mais conhecidos pelas mães e avós. Usado largamente para tratar problemas de estômago e gases em crianças, ele também pode ser utilizado por adultos.

Ele é tão bom, que pode diminuir e até elimina náuseas. Além disso, ajuda na digestão, gastrite e diminui a produção de gases.

Sendo assim, para cuidar desses probleminhas, você pode fazer um chá ou consumir cápsulas de óleo de hortelã.

Baixar a febre

Quem tem criança em casa, sabe que, do nada, elas aparecem com febre e aí bate aquele desespero. Entretanto, se você não tiver um remédio na hora, você sabia que o óleo essencial pode ajudar a baixar a febre de forma natural?

Confira abaixo, no vídeo que nossos colegas do Astrocentro realizaram, como baixar a febre com aromaterapia. A propósito, você sabia que eles oferecem um Curso de Aromaterapia Prática que é bem bacana?

Sim, um dos benefícios do hortelã é a sua propriedade antipirética. Para crianças mais velhas e adultos, o ideal é combinar hortelã e gengibre em um chá quentinho para que a febre vá baixando aos poucos.

Mas atenção! Se a febre persistir, procure ajuda médica para identificar a origem e fazer o tratamento adequado, combinado?

Acaba com as dores

Sejam dores musculares, reumáticas, causadas por inflamações ou até mesmo dores de cabeça, não importa, o hortelã vai ajudar!

Como tem propriedades relaxantes e curativas, você pode fazer uma massagem no local da dor com uma mistura de óleo essencial e óleo de semente de uva. Sendo assim, a proporção é de uma colher de sopa de óleo de uva para 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta.

Massageie o local com delicadeza até que a pele absorva o óleo. Entretanto, em caso de enxaqueca ou dores de cabeça comuns, você pode aplicar essa mistura nas têmporas, acima das orelhas e até mesmo na testa.

Chega de mal estar do resfriado

Sabe aquela tosse chata, nariz congestionado e dor no corpo? Você pode aliviar todos esses sintomas tomando um chazinho de hortelã ou fazer uma inalação com óleo essencial ou folhas maceradas.

Dica! Se for colher as folhas, faça logo pelo início da manhã, quando a concentração dos óleos é maior.

2. Benefícios do hortelã no cabelo

Está chocada com esse benefícios do hortelã para o cabelo? Sim, a hortelã também pode ser usada nas suas madeixas! Ou seja, ele inibe a proliferação de fungos no couro cabeludo, deixando ele limpinho e fresco. Além disso, ele é uma imensa ajuda para fortalecer e promover o crescimento de suas madeixas.

Então, para utilizar, basta fazer uma misturinha de óleo essencial com seu shampoo favorito. Para cada 100ml de shampoo, adicione 3ml de óleo essencial de hortelã pimenta. Considere que 22 gotas de óleo essencial equivalem a 1ml.

3. Benefícios do hortelã-grosso

Também conhecido como hortelã-graúdo ou hortelã-gorda (Plectranthus amboinicus), essa plantinha de origem africana é uma prima distante do nosso hortelã comum. 

De hortelã, só o nome mesmo, pois ela tem cheiro e sabor de orégano! Bastante utilizada na culinária filipina, ela também é ótima para curar feridas.

Além disso, é usada para aliviar queimaduras, picadas de insetos, dores de cabeça e asma. Pode ser usada em forma de chá, macerada ou até mesmo consumida em forma de balas.

4. Benefícios do hortelã com alho

São tantos os benefícios da combinação de hortelã com alho que você vai ficar espantada. Assim como em outras receitas, ele pode ser consumido em forma de chá, inalação e até mesmo pasta.

Para acabar com os vermes, macere 1 dente de alho junto com 3 folhas grandes de hortelã. Em seguida, adicione uma xícara de água fervente e aguarde 10 minutos. Logo depois, coe a mistura e beba 1 colher de sopa pela manhã e outra à noite por uma semana. Guarde a infusão em um frasco de vidro na geladeira.

Finalmente, se você quer combater infecções gerais, como intestinal e respiratória, experimente o chá. Dessa forma, beba três vezes ao dia, por 5 dias seguidos, o chá de alho, limão e hortelã.

Para cada xícara de água fervente, amasse 2 dentes de alho e três folhas de hortelã. Em seguida, deixe em infusão por 10 minutos, coe, adicione suco de meio limão e adoce com mel.

5. Benefícios do hortelã para pele

Se você tem urticárias e coceiras, pode contar com o benefício do hortelã para a pele voltar a ficar fresca e sem aquele vermelho. Mas antes, faça uma prova de toque para ver se não vai piorar a alergia.

Você pode fazer um chá de hortelã e banhar-se com essa água morninha. Além disso, pode até mesmo massagear o óleo essencial diluído no óleo de semente de uva na região afetada.

[BÔNUS] Simpatia com hortelã para parar de fumar

Sim, ele faz bem para o corpo e para a alma! O uso da hortelã em simpatias tem o significado de renovação e mudança. Ou seja, não seria diferente neste antigo ritual.

Veja o vídeo que criamos especialmente para você que quer se livrar desse vício.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do hortelã para sua saúde? Se você usa o hortelã com outras finalidades, conte para gente deixando uma mensagem aqui embaixo.

Grande abraço e até a próxima!

Rate this post

Estamos Online