Início Terapias Alternativas Feng Shui As cores no Feng Shui e as vantagens de usá-las em sua...

As cores no Feng Shui e as vantagens de usá-las em sua casa

0
1737

Muita gente já sabe que as cores influenciam o nosso humor e nos ajudam. Mas as cores no Feng Shui tem muito mais força e significado. Esqueça a associação com os significados ocidentais, como branco para paz, verde prosperidade e amarelo dinheiro.

Para quem ainda não está familiarizada com esse termo, não tem problema, pois vamos explicar. Feng Shui é uma técnica oriental – quase uma filosofia de vida – no qual trabalha a harmonização energética dos ambientes por meio de cores, plantas, pedras, objetos que irão vibrar e realinhar as forças.

Aliando arte, arquitetura, decoração e sabedoria oriental chinesa, temos como resultado um ambiente propício. Além do mais, a qualidade de vida é inegavelmente melhor.

Por isso, tem gente que ao comprar um imóvel acaba procurando um profissional de Feng Shui para auxiliar e ver se a casa tem boas energias ou como pode deixar ela mais harmônica.

De acordo com essa técnica milenar, as paredes – ou guás – são vistas como as guardiãs da casa. Elas armazenam e liberam energias, bloqueiam e dissipam vibrações. Por isso, o uso das cores é tão especial e importante.

Qual o significado das cores no Feng Shui?

Índice do Conteúdo

As cores trabalhadas no Feng Shui são nove: vermelho, rosa, branco, cinza/prata, preto, azul, verde, púrpura/roxo e amarelo/dourado.

Cores no Feng Shui - Baguá
Fonte: Casa Cláudia

Vermelho: a cor do Sucesso 💖

O vermelho é a cor que representa, no Feng Shui, o sucesso. Por isso, se você deseja reconhecimento e sucesso pelo que faz, invista em objetos vermelhos.

Melhor ainda se eles forem em formato triangular e tiverem ligação com emissão de luz. Por exemplo, um abajur ou luminária. 

Acha que a cor vermelha pode pesar no ambiente? Então você pode utilizar pequenos objetos decorativos nessa cor. Além disso, você pode representar o sucesso com elementos que remetem ao fogo, como velas e castiçais.

Se gostar de plantas, coloque um vaso bem bonito com um é de alecrim. Inclusive, pode enfeitar o vaso de planta com pedras de ágata ou granada.

Rosa: a cor do Relacionamento 💞

Quer mais harmonia no seu relacionamento? Então, procure utilizar objetos em tons de rosa e aos pares. 

Sua forma é representada pelo quadrado, portanto, que tal porta-retratos ou quadros que incluam essa cor?

Se preferir, pode fazer um lindo enfeite com quartzos rosa, pinturas de flores de hibisco ou até mesmo o pé de hibisco. O Feng Shui para o amor é muito utilizado nos quartos dos casais ou na sala dos enamorados.

Branco: a cor da Criatividade 🎨

Está precisando criar algo e acabou dando um branco? Calma que branco é a cor da criatividade e irá te ajudar na hora da criação.

Para ajudar nesse quesito, utilize esferas metálicas polidas ou objetos circulares brancos. Se gostar de arte, procure imagens que remetem a círculos brancos e enfeite o local.

Nas plantas, experimente salsa e zínia que são as representantes dessa forma. Já as pedras, serve qualquer uma que for branca.

Cinza: a cor da Amizade 👯‍♀️

Os amigos são aquelas pessoas que escolhemos para serem nossa família. São nosso suporte nas horas boas e de necessidade. Para reforçar essa energia, você pode ter um painel cinza ou metálico com a foto dos seus amigos.

Além disso, essa cor remete a viagens e alegria. Coloque objetos que lembrem o lugar dos sonhos que você quer conhecer e enfeite com pedras ametistas e uma linda margarida.

Preto: a cor do trabalho 🖤

As cores no Feng Shui para o trabalho são o preto ou azul marinho. E como em qualquer tarefa que exija esforço, é preciso ter jogo de cintura e flexibilidade.

Por isso, é representado pela água e pelas formas sinuosas, que se adequam a qualquer situação. Além do mais, o trabalho é ligado a prosperidade e oportunidades. Sendo assim, o ideal é que esteja alinhado a porta de entrada.

Jasmim, tomilho e espadas-de-são-jorge são as plantas perfeitas. Dicas: a espada-de-são-jorge pode ficar em um vaso assimétrico à esquerda de quem entra na porta principal da casa. Elas irão filtrar as energias negativas.

Azul: a cor da espiritualidade 💙

Procurando um espaço para equilibrar o corpo, a mente e o espírito? Que tal um cantinho com uma parede azul claro ou detalhes em celeste, bem iluminado?

Quando o foco é espiritualidade e autoconhecimento, elementos de terra ajudam, assim como a pedra lápis-lázuli. De todos, esse é o ambiente que deve ser bem harmonioso para ajudar na concentração e para acalmar a alma.

Verde: a cor da Família 💚

Sabe aquele ambiente em que sua família se reúne sempre? Sala, cozinha ou varanda, não importa qual seja, desde que traga elementos de madeira e a cor verde para manter a família unida.

Uma dica importante é ter um vasinho de hortelã por perto ou alguma decoração com amazonita. Ou seja, não é necessário pintar o cômodo inteiro, pois pode parecer um ambiente opressor e causar mais brigas do que harmonia familiar.

Púrpura: a cor da Prosperidade 💜

Sabe aquele tom de vinho, que nem é vermelho e nem roxo? Essa é a cor púrpura e representa a prosperidade, tanto relacionado ao dinheiro quanto à fartura.

Ele tem uma energia que remete ao sucesso, ampliar horizontes, boas oportunidades e tudo que vem de bom com isso. Dessa forma, procure utilizar objetos ovais, como mesas de madeira e espelhos.

Quer que a energia flua melhor? Guarde seus objetos que são mais valiosos (material ou emocionalmente) nesse cantinho com detalhes em púrpura, madeira e formas ovais.

Amarelo: a cor do Centro, do Equilíbrio 💛

O centro representa o centro vital da sua casa, o coração de energia que se comunica com os outros oito elementos. Abuse de plantas, quadros com temas de natureza, elementos em amarelo e laranja darão o toque final.

Sem esse coração, as outras cores no Feng Shui podem entrar em completa desarmonia. Sendo assim, garanta que ele faça as energias circularem e você notará que até sua saúde física e mental irá melhorar.

Como utilizar as cores no Feng Shui?

Basta ter um baguá em mãos e alinhar o norte com o norte magnético de sua casa. Dessa forma você consegue determinar o centro e cada um dos outros oito pontos.

Achou complicado? Separamos um vídeo para ajudar no processo.

Se ainda quiser saber mais como ter mais harmonia em casa, converse com um de nossos especialistas da Iquilibrio. Tenho certeza que além de falar das cores no Feng Shui, irão orientá-la muito bem.

Um grande beijo e até a próxima! ✨

5/5 - (2 votes)

Estamos Online