Início Terapias Alternativas Saiba como fazer seu próprio Óleo Essencial

Saiba como fazer seu próprio Óleo Essencial

óleos essenciais

Os óleos essenciais possuem diversos benefícios, e por isso são utilizados para várias finalidades, desde cosméticos até mesmo para fins de tratamentos espirituais e físicos.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Mas, se você se pergunta ” onde encontrar óleo essencial?” Não se preocupe! Você aprenderá aqui a fazer o seu óleo natural e usufruir de tudo que ele proporciona.

O que são Óleos Essenciais?

O óleo essencial é proveniente das plantas, onde são utilizadas técnicas de extração para que sejam usadas suas diferentes partes, incluindo cascas, folhas, frutos e até mesmo as flores. Mas para isso cada espécie de flores ou ervas possuem um modo de retirada diferente, como exemplo em alguns casos é preciso de uma prensada a frio, ou colhidas no momento que o sol está nascendo, com a possibilidade de ainda retirar o orvalho, porque só assim o óleo natural terá um total efeito esperado.

E por curiosidade é preciso de muitos quilos de flores, plantas e outras partes para extrair uma pequena quantidade de óleo essencial. Por isso algumas vezes é tão caro o produto.

Os óleos são muito populares nas áreas farmacêuticas, cosméticas e terapêuticas, principalmente quando usados como aromaterapia. Conhecidos pelas propriedades medicinais, tanto para o corpo como para o espírito, eles também servem como perfumes.

Benefícios dos óleos essenciais

Existem diversos benefícios, entre eles:

  • antissépticos;
  • tratamento natural;
  • usados para perfumar, isto é, como aroma cosmético;
  • podem ser inalados;
  • trazem equilíbrio emocional;
  • aromatização do ambiente;
  • aliviam dores;
  • acalmam quando utilizados em massagens por exemplo.

Como fazer o óleo essencial?

É possível a fabricação artesanal dos óleos essenciais, por isso existem diversos modos de produzir. Como um dos seus componentes são as flores, fica ainda mais fácil sua fabricação.

Mas vale lembrar que você precisará ficar atento a algumas questões:

  • não passe o óleo diretamente na pele;
  • não deve ser ingerido;
  • se você possui alergia, ou alguma contraindicação médica, verifique antes se você pode usar;
  • mulheres grávidas e crianças pequenas não devem usar o óleo, a menos sob orientação de um médico.

Lembre-se que o material vegetal deve ser limpo e livre de pesticidas, herbicidas, fungicidas ou outros. Sendo que você pode utiliza-los frescos ou secos, isso irá depender de sua preferência ou da particularidade do óleo que será elaborado.

Mas o que são materiais vegetais? Desde ervas, especiarias, pétalas de flores ou cascas de futas cítricas. Por isso você poderá fazer desde óleo de alecrim, até mesmo lavanda, citronela e eucalipto.

Como Fazer Óleo essencial?

Modo 1

Material: material vegetal, panela de barro, água destilada, pedaço de pano e recipiente escuro

Modo de Fazer: pegue a panela de barro encha de água destilada e coloque todo o material vegetal dentro. Deixe cozinhando por várias horas, após isso deixe a penela aberta descansado por uma semana.

Recolha todo o óleo e coloque em um recipiente de vidro escuro, cobrindo com um pedaço de pano, logo após isso deixe descansar por mais duas semana s porque assim toda água que sobrar irá evaporar.

Modo 2

Materiais: material vegetal, azeite de sua preferência, vinagre branco, pequena garrafa com tampa, coador, recipiente de vidro escuro.

Modo De fazer: coloque 1 colher de sopa do material vegetal, 1/2 xícara de azeite da sua preferência e 1/2 colher de chá de vinagre branco em uma pequena garrafa tampada. Coloque em um lugar quente por três semanas, após isso agite muito bem e coe a mistura, colocando todo o líquido em um recipiente escuro.

Modo 3

Materiais: material vegetal moído, saco de algodão, panela e água destilada.

Modo de fazer: coloque todo o material moído no saco amarre-o e coloque-o em uma panela, inserindo a água destilado, pedaço de pano e recipiente escuro.

Ferva a água e cozinha lentamente até perceber que possui glóbulos de óleo na superfície. Assim a coloque em um recipiente de vidro escuro, cubra com um pedaço de pano e deixe descansando por 2 semanas até a água evaporar.

Modo 4

Materiais: garrafa de vidro, azeite de oliva ou amêndoa, jojoba, etc, material vegetal, coador e recipiente de vidro escuro.

Modo de Fazer: preencha a garrafa de vidro com o azeite de sua preferência e depois complete com todo o material vegetal. Tampe a garrafa e deixe em um local fresco e sem claridade por 1 semana. Logo após esse período coe e deixe somente o líquido.

Lembre-se se o cheiro não estiver do jeito que você gostaria, repita o processo usando o mesmo conteúdo. Muitas pessoas preferem fazer o óleo essencial de lavanda, porque assim terão a garantia mais fácil de um bom aroma (por ser já muito conhecido).

Portanto, existe dois processos para fazer o óleo essencial, pela infusão solar onde os ingredientes são deixados no calor do sol, até mesmo soltar suas essências e conseguir fazer o óleo, e também por processo de cozimento.

Escolha qual é a melhor erva para você trabalhar e dê preferência para os óleos mais simples que não pedem uma forma de cuidado muito restritiva e que você encontrará os materiais com mais facilidade. Aproveite do que a natureza tem para te oferecer!

Não Escolhemos os Problemas, mas Podemos Escolher como Lidar com Eles. Clique Aqui e Descubra Como Melhorar a Sua Vida