Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Exú Mirim e Pomba Gira Mirim – O poder de descomplicar a...

Exú Mirim e Pomba Gira Mirim – O poder de descomplicar a vida

Exú Mirim E Pombagira Mirim

O Exú Mirim e a Pomba Gira Mirim são seres encantados que auxiliam os homens a se manterem  corretos em todos os caminhos de sua vida, por isso são tão arteiros e levados quando percebem que as pessoas que eles ajudaram não estão ouvindo os seus conselhos.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Esses seres são responsáveis por anular qualquer intenção negativa que esteja presente na vida das pessoas, portanto é de grande importância as suas atuações para aqueles que desejam se proteger ou se “limparem” de todo mal que está a persegui-los.

Quem são as Pomba Giras e os Exús Mirins?

Índice do Conteúdo

Ao se perguntar o que é a Pomba Gira Mirim ou o que é Exú Mirim, primeiramente é importante ressaltar que eles não são espíritos humanos. Ambos são seres encantados que nunca tiveram a forma humana e que agem na Linha da esquerda, trazendo assim uma maior proximidade às causas dos homens.

Eles aparecem no terreiro de Umbanda juntamente com os Exús e Pombagiras, transformando assim o trabalho do Lado Esquerdo da Criação ainda mais forte.

Embora tenham uma aparência energética infantil, eles não são crianças e seus poderes também não devem ser vistos como algo sutil ou inferior aos demais encantados. Ao contrário, a grande vibração que emanam e que traz limpeza e proteção espiritual é gigantesca.

Porém eles não são muito invocados por conta dos grandes mistérios que ainda rodeiam suas histórias, principalmente se tratando das Pomba Giras Mirins.

É necessário também ressaltar que eles não são filhos de Pomba Giras e Exús, e sim fazem parte desse grupo de Esquerda que trabalha pela proteção das pessoas, fortalecendo ainda mais suas ações.

Esses seres estão ligados ao ser humano por um cordão de energia, e devido a este fator deve-se estar sempre em contato com eles, levando em consideração os seus ensinamentos ou a pessoa e o encantado entrarão em atrito. Essa ligação é exercida de forma mental, e a harmonia de vida depende totalmente desse equilíbrio.

O motivo pelo qual isso acontece é que para Deus todos são parte de uma única célula, e quando alguém se desvia, há uma grande pertubação no meio energético, tirando a pessoa do equilíbrio e por isso esses encantados se revoltam e por fim o comportamento desse alguém estará conturbado e suas escolhas para as suas vidas serão as piores possíveis.

Algumas das formas que podem levar a identificar essa falta de harmonia é o descontrole emocional, o comportamento descontrolado, um humor sem consistência e a crescente vontade em se isolar.

Você também pode ler em nosso Blog tudo sobre Pomba Gira e entender melhor como diferenciar os guias!

As características dos Exús e Pomba Giras Mirins

Eles apresentam-se como crianças divertidas e arteiras, demonstram sempre uma grande energia contagiante. Para alguns, transmitem um pouco de medo, mas os médiuns que os incorporam possuem total controle sobre essas entidades.

A forma que adotam na verdade não é de uma criança, pois se assemelham mais ao formato pigmeu, acredita-se que no universo em que vivem tudo possui essa imagem menor do que o normal, por isso também apreciam brinquedos como oferendas, o que não há nenhuma ligação em serem crianças, pois isso eles não são.

Quem não ficar esperto, logo estará preso em uma travessura desses encantados. Porém o seu trabalho no terreiro é muito sério, eles são responsáveis por descomplicarem a vida de todos que permitem que eles façam parte do seu mundo, limpando até mesmo a mente da própria pessoa quando ela se autossabota com pensamentos ruins. . Podendo então, esclarecerem e acabarem com qualquer assunto que prenda ou impeça a pessoa de viver em paz. Eles também são responsáveis por identificarem a presença de energias negativas ou trabalhos feitos para alguém, colocando de vez um fim a esse mal ao levarem eles para o local onde habitam e nenhum ser humano poderá nunca adentrar.

Esses Guias são responsáveis por devolver a energia negativa para aqueles que a enviaram. Portanto, mesmo que para muitas pessoas seja injusto alguns ganharem tanto enquanto são detestáveis e injustas, tenha a certeza de que tudo que eles plantaram irão algum dia colher, pois os seres Divinos não permitirão que eles escapem da própria sentença.

Quando há total harmonia com o  Exú ou Pomba Gira Mirim, consegue-se levar uma vida mais otimista, com uma visão mais positiva dos acontecimentos, como se tudo houvesse uma explicação sensata, ou que a pessoa seja realmente capaz de superar qualquer desafio em sua vida.

Para esse lindo trabalho, eles encontram-se à Esquerda sob regência do Orixá Exú e são divertidos e comunicativos em seus passes durante as giras.

Pomba Gira Mirim e Exú Mirim – Nomes

Exú Mirins: Exú Mirim Caveirinha, Exú Mirim Brasinha, Exú Mirim Porteirinha, Exú Mirim Sete Coroinhas, Exú Mirim Prainha, Exú Mirim Calunguinha, Exú Mirim Toquinho e entre diversos outros. São sempre nomes que possuem o diminuitivo do nome dos Exús tradicionais.

Pomba Gira Menina/ Mirim: Pomba Gira Mirim do Cruzeiro, Pomba Gira Mirim Mariazinha, Pomba Gira Mirim da Estrada, Pomba Gira Mirim Rosinha, entre outras. As Pomba Giras Mirins já possuem o nome relacionado ao Orixá ao qual se apresentam.

Oferenda a Exú Mirim e Pomba Gira Mirim

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá ou Guias possuem suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Ambos gostam de brinquedos e doces, são como os Erês, só que ao invés de atuarem na Direita, estão na Esquerda.

As Pomba Giras Mirins preferem: uva, morango, maçã, maracujá, pêssego, abacaxi, limão e laranja. As suas bebidas preferidas são sucos cítricos.

Os Exús Mirins preferem: guaraná, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Também adoram sabores cítricos e alguns deles costumam preferir o álcool como bebida.

Dia dos Exús e Pomba Giras Mirins

Não há um dia certo para o culto à essas entidades. Depende muito do Orixá que rege a Linha da Casa para a definição de suas datas no terreiro.

Cores das Pomba Giras e dos Exús Mirins

A cor predominante para as Pomba Giras Mirins é o vermelho, já para os Exús Mirins são: vermelho e preto.

Oração ao Exú Mirim

“Exú Mirim que em nome de Olorum, vosso mistério descomplique nossa existência e nossa compreensão.

Vossa atuação se faz necessária em nossa vida. Nossa vida se faz no equilíbrio da criação. O equilíbrio na simplicidade dos fatos naturais. A simplicidade nas soluções. As soluções nas lições da vida. As complicações e obstáculos, o caminho para o merecimento.

Portanto, amado Exú Mirim. Descomplique-nos para que possamos em nossa compreensão, achar nosso caminho de volta ao Pai mais facilmente.

Amém.”

Pontos de Umbanda – Exú Mirim e Pomba Gira Mirim

Ponto de Pomba Gira Mirim

“Ela gira no ar
Ela gira na praça
Ela gira na rua
Ela canta ela dança
Ela vive sorrindo em noite de lua
Ela é sincera
Ela é de verdade
Mas cuidado amigo que ela não gosta de falsidade.”

Ponto de Exú Mirim

“Ele pulou brasa
Ele pulou a porteira
Ele pulou brasa
Ele pulou a porteira

Tacou fogo no paiol
Numa brincadeira
Tacou fogo no paiol
Numa brincadeira

É Mirim
É Mirim
É Exú Travesso

É Mirim
É Mirim
É Exú Travesso

É Mirim
É Mirim
É Exú Travesso

É Mirim
É Mirim
É Exú Travesso.”

Saudação à Pomba Gira Mirim e Exú Mirim

“Laroyê, Pomba Gira Mirim! Pomba Gira Mirim é Modjubá!” – “Mensageira, Pomba Gira Mirim! Pomba Gira Mirim meus respeitos!”

“Laroyê, Exu Mirim! Exu Mirim Modjubá!” – “Mensageiro, Exú Mirim! Exú Mirim meus respeitos!”

Exú Mirim e Pomba Gira Mirim são encantados responsáveis por descomplicar a vida daqueles que os procuram. Trabalhando na Linha do Orixá Exú, eles protegem e afastam das pessoas todos os sentimentos e energias negativas que se acumulam durante suas vidas.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.7/5 - (3 votes)

Estamos Online