Início Outros Como se conectar com a natureza?

Como se conectar com a natureza?

0
1968
conectar com a natureza

Em primeiro lugar, não existe natureza e nós. Somos parte da natureza, pertencemos à teia da vida. Mas nós nos esquecemos disso. E agora a natureza muitas vezes não é mais do que o parque em que caminhamos nas tardes de domingo. Mas precisamos nos conectar com a natureza.

Inegavelmente, temos alguns problemas neste mundo. Da mudança climática à perda de solo fértil, da perda da biodiversidade à poluição por plásticos em nossos oceanos, da poluição do ar em nossas cidades à escassez de água potável. E o nosso desligamento da natureza é uma causa importante desses problemas.

Mundo da Separação

Índice do Conteúdo

Quando, nos anos 1600, René Descartes descreveu os humanos como máquinas, o mundo ocidental passou a direcionar suas ciências para o estudo de peças especializadas, desconectadas de todos os outros campos. E criamos um mundo dividido.

Nossa economia, por exemplo, é movida pela maximização do lucro, ao invés de respeitar todos os valores, não apenas o dinheiro. Nossos negócios incluem apenas os custos de produção em seus preços. Todos os outros custos, como resíduos, poluição, problemas de saúde das pessoas e muitos mais, são custos para nossas sociedades. A responsabilidade não está mais ligada às nossas ações. E as consequências são sentidas cada vez mais claramente. É preciso se conectar com a natureza.

Conectar com a natureza: visão do todo 

A solução é uma mudança de visão do mundo. Da separação à conexão. Não podemos apenas maximizar uma parte, precisamos otimizar o todo. Isso é chamado de pensamento holístico, pensamento sistêmico.

O mundo não é feito de partes separadas, todas essas partes estão conectadas. Se você tocar em uma fruta, ela estará conectada ao resto do mundo. Ele se conecta à árvore, que se conecta ao solo com suas raízes, ao ar com suas folhas, ao sol para fazer sua fotossíntese etc. Nós respiramos o oxigênio que é produzido pelas árvores, que em troca comem CO2 para produzem celulose para seus caules.

Melhora da saúde

  1. Coloque uma bússola no bolso

Nosso senso de lugar, de pertencer, se perdeu para a maioria de nós. Você sabe se sua mesa está voltada para o oeste? Ou norte? Você está ciente da direção em que está dirigindo quando o sol está nos seus olhos?

Olhar para uma bússola várias vezes ao dia dá-lhe consciência do lugar em que se encontra, dos passos que está a dar na sua vida, da ligação com o sol, a lua e a mãe terra. É a primeira ação que você pode realizar no sentido de estar ciente de que cada passo conta, cada pensamento conta, cada ação conta. Se conectar com a natureza é fundamental.

E é divertido! Tente começar sua caminhada do almoço indo para o norte hoje e veja onde você vai parar. Perca-se e encontre o caminho de volta à intuição. Use a bússola para fazer escolhas conscientes sobre o local da próxima árvore frutífera que plantar ou a verbena de hortelã e limão para sua próxima xícara de chá.

2. Escolha um lugar GAIA e passe algum tempo lá todos os dias

Escolha um lugar perto de sua porta, para que seja fácil de alcançar e visitar com frequência. Pode ser um local com apenas uma árvore ou uma parede com musgos ou um arbusto. E passe um tempo neste local todos os dias. Você pode apenas se sentar lá, observar um pássaro ou um inseto, ou apenas contemplar. Você pode meditar ou fazer o que quiser. Isso é parte de se conectar com a natureza.

Depois de um tempo, você começará a notar coisas que não notava antes. Por exemplo, você notará pequenas coisas que o sabiá se distingue dos outros, então você saberá que é quando um deles se aproximar. Você notará sua voz específica ou sua maneira de voar quando ele estiver farto e quiser uma mudança de cenário. Dê a ele um nome.

Conecte-se!

  1. Medite fora

A meditação é uma ótima maneira de acalmar seus pensamentos e emoções. No início, seus pensamentos serão caóticos e confusos, mas depois de se familiarizar com a meditação, seus pensamentos se acalmarão.

Eles nunca desaparecerão completamente, esse não é o ponto. Mas quanto mais você treina para observar seus pensamentos e emoções sem se deixar levar, mais espaço será criado para a intuição e uma conexão automática com a teia da vida.

Meditar ao ar livre tem o efeito positivo de que você pode sentir conexões com o ambiente. Você começará a sentir a árvore sob a qual está sentado ou os pezinhos de uma formiga em sua mão. Além disso, você sentirá que pode se conectar com a natureza.

4. Deite-se na grama e sinta as batidas do coração da Mãe Terra

Um exercício muito simples: deite-se de costas na grama, feche os olhos e sinta onde seu corpo toca a terra. Apenas siga sua respiração por um tempo e sinta o batimento cardíaco da Mãe Terra.

Quando eu percebo que a Terra existe há 4,6 bilhões de anos, o tempo todo mudando e alimentando e embalando todas as espécies vivas, eu só posso sentir admiração! Respeito!

Uma formiga pode passar por cima do seu braço, apenas sinta seus pés. Se você sentir medo, apenas sinta, não o pressione, apenas observe e respire. O medo diminuirá com cada expiração e uma nova energia alegre entrará com cada inspiração. Aproveite sua conexão.

  1. Dance sem se limitar

Nossa sociedade colocou muitos, muitos freios em nossas personalidades. A imagem está suspensa, o que as pessoas vão pensar? Queremos nos reconquistar. Seja alegremente real. E a dança intuitiva pode resolver o problema. A dança te ajuda a conectar com a natureza.

Você pode colocar uma música e dançar na sua sala sozinho para começar. Enquanto você dança, siga sua conexão com a música e siga em frente. Não pense em como parece. Apenas dance.

Isso vai libertar sua alma …

  1. Faça uma caminhada silenciosa e abra todos os seus sentidos

Uma caminhada silenciosa é uma ótima maneira de se conectar com a natureza. Abra todos os seus sentidos e ouça, veja, cheire, saboreie e sinta. Você ficará surpreso com o quanto você notará que não percebeu antes.

Você ouvirá vozes de pássaros diferentes, sentirá o gosto das folhas de um dente-de-leão, sentirá a fragrância do solo quando acabou de chover, sentirá a textura da casca ou da areia fluindo por seus dedos. E você verá cores e formas que não conhecia antes.

Se você quiser fazer algo com o que experimentou durante a caminhada, pode escrever um pequeno poema de três frases. Em dois deles, você descreve algo que percebeu fora de você, o terceiro será sobre algo dentro.

Um sentimento, uma emoção, um pensamento … Faça fluir a sua criatividade …

  1. Fique lá fora no escuro

Nossa visão é o sentido mais dominante que temos. Portanto, se esse sentido não pode ser muito ativo, aprofundaremos a experiência de nossos outros sentidos.

Nossa audição será mais intensa e poderemos ouvir o chamado da coruja. Ou o farfalhar de ratos pelas folhas secas. Podemos cheirar, saborear e sentir muito mais nuances e gradações.

“Se nossa visão não pode ser muito ativa, vamos aprofundar a experiência de nossos outros sentidos.”

Também aqui, o medo pode entrar em ação. Podemos nos sentir vulneráveis ​​sem nossa visão. Mas quando você se acostumar com esse sentimento de vulnerabilidade por estar apenas no escuro em seu próprio quintal, você pode dar um passo adiante e estender o território para um lugar que conhece bem à luz do dia.

E se você quiser se aprofundar na experiência de estar no escuro na natureza, pode considerar fazer uma Busca da Visão e sair completamente da sua zona de conforto.

Boa sorte. Aproveite os exercícios e divirta-se compartilhando suas experiências. A natureza irá recebê-lo …

Rate this post

Estamos Online