Início Espiritualidade Xamanismo Rituais de iniciação do xamanismo

Rituais de iniciação do xamanismo

0
3217
rituais de iniciação no xamanismo

Os rituais de iniciação do xamanismo são muito conhecidos. São antigas tradições de cura e também um modo de vida. O xamanismo é uma forma de se conectar com a natureza e com toda a criação. Por isso, os rituais de iniciação no xamanismo podem ajudar a encontrar esse equilíbrio.

A palavra xamã origina-se da tribo Tungus na Sibéria. Os antropólogos cunharam esse termo e o usaram para se referir aos líderes espirituais e cerimoniais entre as culturas indígenas em todo o mundo.

A palavra xamanismo pode ser usada para descrever as antigas práticas espirituais dessas culturas indígenas. Claramente, as inúmeras semelhanças entre várias tradições antigas desempenharam um papel na generalização contínua da palavra.

Nas últimas décadas, o termo “xamanismo” foi popularizado em todo o mundo ocidental, especialmente nos círculos da nova era. Hoje, pode ser difícil distinguir entre as formas tradicionais de xamanismo e as práticas modernizadas, geralmente esotéricas, que utilizam o termo, porém, foram mantidos os rituais de iniciação no xamanismo.

Pode-se ver o xamanismo como a sabedoria espiritual universal inerente a todas as tribos indígenas. Como todas as práticas espirituais antigas estão enraizadas na natureza, o xamanismo é o método pelo qual nós, como seres humanos, podemos fortalecer essa conexão natural.

O xamanismo é um caminho espiritual mundial e transcultural

Índice do Conteúdo

O xamanismo é um caminho espiritual transcultural praticado em todos os continentes do mundo. É notavelmente semelhante em todos os lugares, embora, ao longo da história, tenha havido pouco contato entre os xamãs em partes amplamente divergentes do mundo.

Todas as tentativas de erradicar o xamanismo pelos nazistas e por várias religiões organizadas falharam. Embora algumas pessoas considerem o xamanismo uma religião, ele não tem dogma, papa, um livro sagrado ou qualquer conjunto universal de regras ou mandamentos. Na verdade, muitos xamãs indígenas em todo o mundo são católicos, judeus, budistas e membros praticantes de muitas religiões diferentes que ingressam por meio dos rituais de iniciação no xamanismo.

Xamanismo é a cura – rituais de iniciação do xamanismo

O xamanismo é o estudo e a prática de acumular, armazenar e utilizar o poder para suspender as leis cotidianas da natureza e para influenciar e manipular a realidade com o propósito de curar, profetizar, adivinhar e se envolver em feitos sobrenaturais.

O que é uma cura xamânica? – rituais de iniciação do xamanismo

A cura xamânica começa com uma entrevista para descobrir quais são os sintomas, há quanto tempo a pessoa os tem, bem como a gravidade e o tipo de dor e outras informações pertinentes, como se a pessoa foi atendida por um médico e quais os tipos da medicação que a pessoa está tomando.

O praticante então se prepara, geralmente observando silenciosamente o paciente em um estado meditativo, pedindo a seus aliados ou espíritos auxiliares e aos aliados do paciente que os ajudem a ver o que é necessário na cura.

Dependendo das informações que recebem, eles podem fazer várias abordagens para a cura, usando as ferramentas xamânicas adequadas para o trabalho. Como a maioria dos problemas vem de fluxos de energia represados, a abordagem mais comum é restaurar a circulação e o movimento da energia no corpo.

O praticante pode usar a cura pelo som com um tambor ou chocalho, penas, tabaco, cristais ou outras ferramentas para limpar a resistência na forma de padrões de medo ou raiva, fazer a circulação se mover novamente, restaurar partes perdidas de si mesmo ou extrair energeticamente energia estranha ou obstáculos.

Ocasionalmente, eles podem usar técnicas simples de massagem. Normalmente o praticante canta, assobia ou murmura canções de cura tradicionais.

As curas xamânicas, provenientes dos rituais de iniciação no xamanismo ou do recebimento de energia, geralmente são curtas, entre quinze minutos a meia hora, mas em alguns casos, podem durar até uma hora. Embora seja comum para o médico cobrar uma taxa modesta por esse trabalho, ele nunca deve manipular o cliente, sugerindo que somente ele pode salvá-lo, nem deve cobrar taxas exorbitantes ou fazer qualquer insinuação sexual inadequada ou tocar o paciente de forma inaceitável.

Aspectos do Xamanismo – rituais de iniciação do xamanismo

Conexão com a natureza

O xamanismo origina-se da própria natureza. As práticas xamânicas exploram o poder que a Mãe Terra tem a oferecer e os antigos ensinamentos indígenas são derivados das verdades simples da natureza.

Cura de si mesmo e da comunidade

O xamanismo não se preocupa apenas com a saúde do indivíduo, mas também com a saúde de toda a comunidade. Isso inclui todas as pessoas, plantas, animais e toda a vida.

Prática espiritual

A prática espiritual diária permite o crescimento contínuo e exponencial do corpo e da alma. O objetivo é criar harmonia interna e externa com toda a criação.

Peregrinação a lugares sagrados

Aprender a se aproximar e se conectar com lugares sagrados é uma parte intrínseca do xamanismo. Ao homenagear maravilhas naturais como rios, lagos, montanhas e cavernas, despertamos e revigoramos a energia da terra.

Visão e Cerimônia

As cerimônias para homenagear os espíritos da natureza ajudam a promover a harmonia e o equilíbrio. O caminho do xamanismo nunca termina. Acredita-se que enquanto essas cerimônias continuarem, o mundo continuará.

Rituais de iniciação no xamanismo

Para Léo Artese, os rituais de iniciação no xamanismo devem ser levados a sério e não se consagram em um final de semana. Para ele, um xamã é uma pessoa que transforma a sua vida para poder ajudar nos processos de cura das outras. Portanto ele desce ao seu inferno pessoal para poder encarar as suas sombras e depois ressurgir dessas cinzas, como uma fênix.

Ser xamã implica em iniciações e transformações de profundo significado que visam preparar o aprendiz para ajudar o próximo e passar a sua vida nisso, ou seja, para praticar o xamanismo não é necessário ser xamã. E não são todos os que estão preparados para abrirem suas vidas para se dedicarem verdadeiramente ao outro.

Como os rituais de iniciação no xamanismo melhoram a sua vida?

Conecte-se com a natureza

Os ensinamentos xamânicos nos guiam em um caminho para a harmonia sustentável não apenas com todos os humanos, mas com cada planta, animal e entidade espiritual que faz parte de nosso mundo.

Eleve sua alma

Nossos programas o guiam através do processo de elevação de sua alma com práticas diárias e experiências cerimoniais. Permita que sua alma se funda com o universo.

Unifique sua vida

A harmonia é inerente à natureza e, portanto, intrínseca ao xamanismo. Parte da jornada da nossa vida é unificar os 3 aspectos do  Corpo, Coração e Espírito . Essa unidade nos permite funcionar naturalmente.

Cure o mundo

Transforme suas ações para trazer cura para você, sua comunidade e tudo o que vive na Terra. Dessa forma, cada passo que você dá no caminho da vida se torna um processo de cura.

Quer conhecer mais sobre o xamanismo? Então, clique aqui!

Rate this post

Estamos Online