Início Terapias Alternativas Saiba o que é terapia holística

Saiba o que é terapia holística

0
2026
o que é terapia holística

‘Holístico’ vem da palavra grega holos, que significa ‘todo’, mas afinal de contas, o que é terapia holística? Os profissionais são aqueles que tratam todo o nosso corpo e que em vez de apenas abordar um sintoma imediato, procurará a causa subjacente, considerando os atuais estados físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais de saúde e bem-estar.

Eles então trabalharão para restaurar o equilíbrio natural do corpo, levando a uma qualidade de vida mais sustentável e recompensadora. Embora tenha sido usada com eficácia por séculos, a comunidade científica hoje está reconhecendo a importância que a terapia holística desempenha na manutenção da boa saúde e do bem-estar geral. Restaura o equilíbrio e melhora a longevidade

O que é terapia holística e por qual motivo buscá-la?

Índice do Conteúdo

Quando se pergunta “o que é terapia holística” deve pensar na necessidade de buscar mais equilíbrio e harmonia dentro de si. A terapia holística ganhou popularidade, especialmente entre aqueles que procuram controlar o estresse crônico. Estudos mostram que ‘dar um tempo’ para um tratamento de terapia holística pode ajudar os indivíduos a controlar o estresse; auxiliando no relaxamento e melhorando a longevidade.

Cuidar do corpo, da mente e da alma – O que é terapia holística

A terapia holística é eficaz no tratamento de inúmeras outras preocupações físicas e psicológicas, desde dores musculares e desequilíbrios hormonais, até melhora do sono e clareza mental. Para saber mais sobre outras condições comuns que os terapeutas holísticos tratam com frequência. Além de serem profundamente relaxantes e aliviarem as tensões do dia a dia, os tratamentos de terapia holística também podem ser um deleite para as pessoas que gostam de se mimar.

Um tratamento natural que ajuda o corpo a se autocurar

Muitos indivíduos ficaram insatisfeitos com a experiência ou os resultados da medicina convencional ou tiveram taxas de sucesso limitadas ou efeitos colaterais adversos dos medicamentos prescritos. A terapia holística é um tratamento totalmente natural e não invasivo, adequado para todas as idades, que funciona de maneira suave, mas eficaz, para restaurar e manter o equilíbrio natural do corpo para estimular a autocura do próprio corpo. A terapia holística oferece uma abordagem mais natural para a cura do corpo, embora possa ser usada junto com medicamentos ortodoxos.

Tipos de terapias holísticas

 Acupuntura

A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas em diferentes partes do corpo (chamadas de pontos de acupuntura). Acredita-se que isso estimule os nervos e músculos que podem liberar substâncias químicas naturais para o alívio da dor.

É baseado na crença de que problemas de saúde podem ser causados ​​quando a energia (ou seu ‘Qi’) fica ‘bloqueado’. A acupuntura visa desbloquear seus canais de energia para restaurar o fluxo de seu Qi.

A acupuntura é usada principalmente para dores de cabeça ou dores crônicas, mas algumas pessoas acham que ajuda a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade.

Aromaterapia

A aromaterapia usa óleos essenciais (óleos extraídos de plantas) para a cura. Algumas pessoas acham que o cheiro (aroma) de determinados óleos as ajuda a relaxar, dormir melhor, aliviar a dor e melhorar o mau humor. Por exemplo, quando usados ​​apropriadamente, os óleos essenciais de lavanda e camomila são considerados relaxantes e ajudam a dormir.

Os óleos podem ser usados ​​de muitas maneiras diferentes, como cremes, queimadores de óleo, massageando a pele ou adicionando gotas em um banho quente.

É possível ter alergias ou reações aos óleos, portanto, você deve falar com um aromaterapeuta com antecedência se tiver alguma dúvida.

Medicina ayurvédica

Ele é baseado na antiga teoria indiana e usa medicamentos feitos de plantas e minerais para restaurar o equilíbrio do corpo. A medicina ayurvédica também inclui massagem e panchakarma (terapias que visam eliminar as toxinas do corpo por meio de massagens e óleos de ervas).

Homeopatia

A homeopatia envolve o uso de substâncias naturais extremamente diluídas (aguadas) para tratar problemas de saúde física e mental. Os homeopatas acreditam que quanto mais uma substância é diluída, mais eficaz ela será – e menos provável que cause quaisquer efeitos colaterais indesejados.

Algumas pessoas acham que tentar remédios homeopáticos para estresse, ansiedade e depressão as fazem se sentir melhor.

No entanto, a maioria dos médicos é cética em relação à homeopatia. O NHS diz que as evidências mostram que a homeopatia não funciona melhor do que um placebo (uma pílula de açúcar). Ele também adverte que escolher a homeopatia como seu tratamento principal pode significar que você não escolher outras opções, que poderiam funcionar melhor.

O que é terapia holística? E Hipnoterapia?

A hipnose envolve colocá-lo em um estado de relaxamento profundo para acessar as crenças subconscientes, pensamentos e memórias que podem afetar a maneira como você age.

Os hipnoterapeutas usam a hipnose para ajudá-lo a mudar pensamentos e comportamentos indesejados, usando sugestões e aumentando sua autoconsciência. Você está sempre em total controle sob hipnose, e seu terapeuta só usará métodos com os quais você concordou e com os quais se sente confortável.

Muitas pessoas acham que é uma forma útil de tratar coisas como depressão, ansiedade, fobias e outras.

Massagem

A massagem utiliza o toque de maneira sensível e respeitosa, levando em consideração os sintomas físicos, o bem-estar e o estilo de vida. Existem muitos tipos diferentes de massagem terapêutica, como Shiatsu, massagem indiana à cabeça e massagem com aromaterapia.

Meditação

Existem várias escolas diferentes de mediação, mas todas visam aquietar sua mente e colocá-lo em um estado de calma, quietude e repouso. Alguns tipos de meditação também podem envolver atenção plena.

Embora as evidências sejam confusas quanto à eficácia da meditação no tratamento de problemas de saúde mental, muitas pessoas a consideram uma forma útil de relaxar e controlar os sentimentos de estresse e ansiedade.

Existem muitos DVDs, aplicativos e vídeos online gratuitos que podem ensinar exercícios de meditação.

O que é terapia holística? E atenção plena?

Mindfulness envolve focar sua atenção no que está acontecendo no momento presente. O objetivo é ajudá-lo a se tornar mais consciente de seus pensamentos e sentimentos, para que você possa escolher como reagir a eles com calma.

Muitas pessoas consideram a atenção plena útil para controlar pensamentos negativos e sentimentos de estresse.

Reflexologia

A reflexologia se baseia na ideia de que diferentes pontos em seus pés, mãos, rosto e orelhas estão ligados a outras partes do corpo por meio do sistema nervoso. Durante uma sessão típica, um reflexologista usará as mãos para aplicar uma pressão suave nesses pontos.

Os reflexologistas recomendam este tratamento como uma forma de aliviar a tensão, melhorar o humor e ajudá-lo a dormir.

Reiki

Reiki é uma técnica japonesa que envolve a ‘imposição das mãos’ em diferentes áreas do corpo, incluindo cabeça, ombros, estômago e pés. É baseado na ideia de que temos uma ‘energia vital’ que flui dentro de nossos corpos. Quando essa energia está baixa, é mais provável que fiquemos mal.

Um tratamento de Reiki visa restaurar a energia vital para ajudá-lo a se curar e ficar bem. Algumas pessoas acham que isso as deixa mais relaxadas e menos estressadas.

Fitoterapia ocidental

Eles podem ser usados ​​para tratar problemas de saúde de maneira semelhante aos medicamentos prescritos, mas o fitoterapeuta geralmente adotará uma abordagem holística, em vez de focada na doença.

Ioga

Yoga envolve práticas espirituais e físicas destinadas a aumentar a autoconsciência, como trabalho de postura, exercícios respiratórios, meditação, sons e visualização.

Existem muitos tipos diferentes de ioga, como Hatha (movendo-se através de posturas para criar equilíbrio), Bikram (feito em uma sala quente) e Iyengar (usando blocos e correias para apoiar os movimentos de ioga).

Muitos estudos sugerem que a ioga pode ser útil na redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

É uma boa ideia fazer pelo menos algumas aulas com um instrutor profissional (em grupo ou individualmente) antes de tentar sozinho, pois fazer as poses incorretas pode causar lesões.

Confira quais são os tipos de terapias holísticas, através desse vídeo:

Rate this post

Estamos Online