Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo sobre Ossain – O Orixá da Cura e dos Milagres

Tudo sobre Ossain – O Orixá da Cura e dos Milagres

Orixá Ossain

Ossain é o pai das plantas sagradas e milagrosas. Possui o poder sobre qualquer tipo de vegetação e delas consegue extrair as curas de todos os males. É o defensor da saúde e auxilia todos aqueles que buscam uma vida saudável.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Ossain é também responsável pelo sucesso e alcance de bens materiais, isto se deve ao fato de que ele possui o dom da feitiçaria. Este Orixá é o único que possui total domínio sobre as plantas, até mesmo os demais Odús o procura para que possam viver repletos de saúde e para alcançar sucesso em seus projetos.

Os Odús por sua vez são os caminhos da vida, e é os compreendendo que temos a capacidade de traçar melhor nossos planos e conquistar o que desejamos. Se você quer ter uma leitura sobre a sua vida por meio dessas divindades, clique aqui e faça a Cabala dos Odús!

Nas curas através das folhas de Ossain é possível encontrar o axé oculto, que é um dos mais poderosos pois ele é oriundo da vibração do poder da terra que é alimentada pela natureza e pela chuva. Sem Ossain não é possível realizar cerimônias no Candomblé, pois o seu axé é essencial para ativar o sangue verde, na Umbanda seu axé está associado ao de Oxóssi.

O seu símbolo é a haste de ferro no formato de um leque com 6 pontas, em seu centro está o Pássaro do Poder que pode ir a todo lugar e trazer relatos. Essa simbologia é a representação do poderoso axé de Ossain que além de curandeiro é também feiticeiro.

Não é aconselhável penetrar na mata sem deixar alguma oferenda para Ossain, Oxóssi e Ogum, pois eles são defensores deste local e o seu território é sagrado por isso deve ser respeitado. São nas matas mais virgens e profundas que os Orixás encontram a emanação mais pura da energia da natureza.

Ossain é um Orixá misterioso e reservado, não se sabe muito sobre sua vida e não possui nenhum relacionamento anunciado como os demais Orixás, acredita-se que ele já se envolveu com Yansã, mas que possui maior afinidade com Oxóssi e ambos têm preferências e gostos muito parecidos, estão sempre em sintonia. Ele não faz parte do panteão Jeje como muitos acreditam, pois é originário dos Iorubás.

História do Orixá Ossain

Índice do Conteúdo

Conhecendo o nome de todas as plantas

Ossain já possuía conhecimento em de algumas plantas e de suas propriedades, pois já as estudava com afinco, um certo dia ao passar na região de Àgbàsaláààrin ayé lòrun (é uma rocha que está no meio do percurso entre o céu e a Terra) ele encontrou o Orixá Orunmila que descia do céu carregando inúmeras folhas:

Ossain aonde vai? – interrogou Orunmila

Irei buscar folhas para fazer alguns remédios para alguns doentes na Terra. – respondeu Ossain

Vendo a dedicação do Orixá aos seres humanos, Orunmila que descia com todas as espécies de folhas para nomeá-las o convidou para que ele pudesse ter conhecimento delas no momento de sua nomeação, e foi assim que Ossain aprendeu o nome das plantas e de seus segredos. Os dois Orixás desceram com as folhas para a Terra e as espalharam pelo planeta.

O segredo das folhas está contido no Axé de Ossain

Xangô, que é um Orixá de temperamento forte e guerreiro, queria tomar posse do poder de conhecimento das folhas de Ossain e para tal propósito teve uma ideia. Ao observar o passos de Ossain ele notou que em determinados dias, ele pendurava a sua cabaça que continha todas as plantas em um galho de Iroko. Então, ele solicitou o auxílio de sua esposa Yansã para que ela enviasse uma forte tempestade quando isso acontecesse, o objetivo era espalhar as folhas para que eles pudessem recolhê-las e desvendar os seus segredos.

Yansã então enviou uma tempestade muito forte que arrancou grandes árvores pelas raízes e espalhou as folhas que estavam na cabaça para todo lado. Os Orixás saíram correndo para pegá-las, cada um tornou-se conhecedor de algumas folhas, mas Ossain continuou a ser o único a ter o domínio de todas, pois elas já faziam parte de seu Axé e só ele era o rei absoluto para invocar seus poderes.

Qualidades de Ossain

AgbènigiÉ um velho feiticeiro, é acompanhado por um pássaro sagrado. Tem total poder sobre as ervas.
Ossain AguéUsa roupa de contas rosas e verdes. Ligado a Oxumaré e Oyá.
Ossain AroniÉ o mais velho de todos, está ligado a Yansã. Veste-se de verde escuro e vermelho, protege as matas e a morte.
Ossain AtuláLigado a Oxalufã, se veste de branco e só come de dia.
Ossain BiriganLigado a Oxóssi, tem uma pluma branca na cabeça, veste-se de verde claro com rosa e igbá possui pequenos chifres.
Ossain GayakuJovem e ágil, não vai em locais habitados. Aparece na roda do padê de Exú e come com Oxóssi.
Ossain MiróVeste-se de verde claro e escuro, é grande conhecedor das ervas sagradas. Anda com o paregum em mãos e tem fundamento com o tempo.
Ossain ModunConhece todas magias de cura e morte. É ligado com Omulu e Nanã.
Ossain MokossuEstá ligado a Exú, é idoso, vive isolado nas matas, gosta de bebida e fumo.

Oferenda para Ossain/ Comida de Ossain

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

A quizila do Orixá Ossain é a ventania, por isso é preferível que suas oferendas sejam entregues nas matas virgens. Suas principais oferendas são o fumo, o mel e a cachaça.

Inhame para Ossain

Ingredientes: azeite de oliva, folhas de fumo e 3 quilos de inhame, mel e sal.

Materiais: velas brancas e 1 alguidar.

Modo de preparo: cozinhe os inhames descascados e os amasse usando um pilão ou as mãos. Lave o alguidar utilizando água e mel, na sequência o forre com as folhas do fumo previamente lavadas, coloque a massa de inhame por cima e regue com azeite e acrescente uma pitada de sal.

Observação: as velas não devem ser acesas, pois Ossain não suporta que suas ervas queimem.

Dia de Ossain

Seu dia da semana é a quinta-feira e o dia de comemoração é 05 de outubro.

Cores de Ossain

Suas principais cores são o verde e branco.

Características dos Filhos de Ossain

É muito raro encontrar os filhos e filhas de Ossain, isto pode ser porque eles possuem características como as do Orixá, que é extremamente reservado. Essas pessoas não avaliam nada nem ninguém a primeira vista, são muito inteligentes e sabem que para compreender melhor uma pessoa e seus mistérios é necessário que haja paciência. Assim, devido ao mesmo fator, um filho de Ossain também não confiará em ninguém tão brevemente, o que os fazem pessoas de sentimentos reclusos.

São curiosos e não aceitam uma afirmação facilmente, querem saber o porquê de tudo e estudar possíveis caminhos, isso faz com que sejam ótimos em descobertas e estudos aprofundados. A pressa e ansiedade não fazem parte de sua vida, eles precisam de espaço para analisar meticulosamente cada detalhe, características que os tornam pessoas detalhistas e que preferem na maioria das vezes trabalhar sozinhos.

Os filhos desse Orixá são ótimos julgadores, pois eles nunca usarão sua emoção para decidir algo, serão sinceros e analisarão o contexto de forma racional e justa. Não são muito bons com relacionamentos sociais, pois não fazem questão alguma de saber da vida alheia e muito menos entra em uma fofoca. Possuem uma grande energia interna e mesmo com sua aparência esguia são capazes de realizar muito mais coisas do que aparentam.

Nunca confunda o silêncio e isolamento dos filhos de Ossain com falta de carinho ou amor. Eles são pessoas amorosas, mas precisam de seu tempo de solidão para se satisfazerem pessoalmente.

Sincretismo de Ossain

Seu sincretismo é com São Benedito, um Santo da Igreja Católica, negro, protetor dos escravos e afro descendentes. Benedito nasceu em uma família de escravos na Itália, viveu com voto de pobreza entre os eremitas por 17 anos, andando descalço e dormindo nas ruas e mesmo após iniciar a sua jornada como cozinheiro em um convento, não perdeu a sua humildade e sempre levava comida escondida para os pobres e mais necessitados do que ele.

Oração ao Orixá Ossain

“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas!

Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;

Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;

Senhor das Folhas!

Que no outono as folhas protejam meus caminhos;

Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;

Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;

Que no verão as folhas alegrem minha vida.

Amém!”

Oração de Ossain para iluminar o dia

“O “Senhor das Ervas” venho louvar no começo deste dia

Peço nessa Oração a Ossaim que seu axé inspire minhas ações

Sem o “Orixá das Folhas” nenhum orixá é cultuado, sendo assim; pela sua força e poder eu peço:

Que suas bênçãos derramem sobre meu espírito, minha mente e meu corpo trazendo paz e harmonia a minha vida

Com as folhas frescas traga a fartura, a saúde, a alegria e o amor a minha jornada diária, Ewê ô!

Com as folhas secas leve para longe aqueles que obstruem meus caminhos, Ewê ô!

Saravá Ossaim, traga sua proteção a meus caminhos! Ewê Asá! Ewê ô!”

Saudação de Ossain

“Ewé Ó” seu significado é: Salve as folhas!

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

5/5 - (4 votes)

Estamos Online