Tudo Sobre Oxóssi – Orixá do Conhecimento

Orixá Oxóssi

De arco e flecha na mão, assim é representado Oxóssi, um dos principais Orixás na Umbanda e no Candomblé. Muito ligado à natureza, ele enaltece tudo que ela nos proporciona e sabe usá-la perfeitamente, conforme a necessidade.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online

FAZER CONSULTA DE BÚZIOS

Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça, O Orixá Oxóssi é o responsável por prover as refeições de todos, sempre afortunando os que o buscam. Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Ele está em sintonia com o meio ambiente e é responsável por todo o balanço do eco sistema, até mesmo o cantar dos pássaros. Esse Orixá é defensor de todos aqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Oxóssi está ligado a tudo que é natural, inclusive dons como a dança, o canto e as artes plásticas. Viver em sintonia com esse Orixá é esperar sempre o positivo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. Por amar tanto tudo que naturalmente possuímos, ele também representa um pouco de preguiça e comodidade, pois, para poder contemplar é necessário paciência e tempo de relaxamento.

Apesar de ser um Orixá da caça e da arte, quem busca como guardião Oxóssi,  geralmente pede ajuda para encontrar um emprego ou para que suas condições no local atual melhorem, já que essa é a forma de manter o sustento de todos os dias.

A história de Oxóssi

Filho de Oxalá e Yemanjá, seu nome provém do iorubá, e possui significado de guardião popular. Oxóssi é considerado o Rei de Ketu, pois livrou a população de um dos pássaros de Eleyé, quebrando assim um feitiço que ele lançava sobre eles. Diz a lenda que Oxóssi não precisa de mais que uma flecha para matar seu alvo, por sinal desta forma que ele abateu este pássaro. Por isso ele é chamado de Otokan Soso, que é um Okiri com o significado de: guerreiro que precisa somente de uma flecha, pois nunca erra o alvo.

Na região da qual ele era Rei seu culto foi quase extinto, pois essa civilização sofreu grandes agressões e perdas durante a história da humanidade, sendo dizimados ou forçados a se tornarem escravos. Mas a raiz do culto ainda vive em locais como o Brasil, onde sua presença é muito forte e a cultura sobreviveu ao tempo.

A história de Oxum e Oxóssi

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga. Assim fizeram, e de início o plano dos dois deu certo, mas logo Oxum engravidou e não foi possível manter a farsa por muito tempo. Quando Oxalá descobriu que sua confiança havia sido traída por sua filha, expulsou Oxóssi do palácio e o condenou a ser bissexual, já que passou tanto tempo vestido como mulher.

Qualidades de Oxóssi

OtinVive na mata, tem um temperamento agressivo. Se veste de cor azul claro e usa capangas. Está ligado a Ogum.
AjenipapoDe Iyamis Osorongá. O dono do Irukere. Relacionado as Iyamis Osorongá.
IbualamoApresenta-se em águas do rio Irinlé. Veste-se de branco com saiote e um capacete de palha. Um velho caçador. Está relacionado com Omolú e Oxun.
InkuleEstá ligado a Oxaguiã e Jagun, habita as montanhas, gosta de vestir turquesa e verde claro.
InleLigado a Oxuns, Oxaguiã e Yemanjá. É um caçador jovem, seu culto é as margens do Irinlé.
Dana DanaEste Orixá veste-se de azul claro, está relacionado a Exu e Ossain. Ele não teme a própria morte e a afronta pela mata da morte.
KaréSuas vestes são azuis e dourados, está atrelado às águas e a Oxum e Logun Edé.
InseewéHabita as matas com Ossain, é o senhor da floresta e está relacionado com as folhas. Usa um capacete que cobre quase todo seu rosto, usa banda de palha nas costas e veste azul claro.
InfamíSó usa branco e está relacionado a Oxaguiã e Oxalufã.
AkueranGosta de oferendas de comidas cruas. Mora nos lugares mais profundos da mata e é o Orixá da fartura. Veste-se de azul claro com detalhes de tiras vermelhas e usa contas de cor verde claro.

Oferenda para Oxóssi 

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Por ter derrotado o pássaro de Eléye, Oxóssi ele não aceita mel de abelhas, pois elas são animais de Ìyámi Eléye. A oferenda para Oxóssi pode ser feita com melaço de cana-de-açúcar. Entre as comidas preferidas do Orixá, estão:

  • Axoxô

Ingredientes: 1 coco seco, mel de cana, 1 kg de milho vermelho e vinho branco frutado.

Utensílios: quartinha de barro e alguidar.

Modo de preparo: cozinhe o milho vermelho somente em água, após o preparo, retire e aguarde esfriar, o coloque no alguidar de barro e cubra com bastante mel, finalizando com fatias de coco.

O vinho branco frutado será servido como acompanhamento na quartinha de barro.

  • Melão especial para Oxóssi

Ingredientes: 1 melão de tamanho grande, 1 coco seco, mel natural e vinho frutado.

Utensílios: quartinha de barro e alguidar.

Modo de preparo: faça fatias bem finas do coco e reserve. Divida o melão ao meio, o coloque no alguidar e cubra com bastante mel, para finalizar coloque as fatias de coco por cima.

O vinho branco frutado será servido como acompanhamento na quartinha de barro.

Dia de Oxóssi

O dia do Orixá Oxóssi é em 20 de janeiro, ele é um Orixá muito valorizado no Brasil pois os poucos escravos que sobreviveram nos navios negreiros que o cultuavam, conseguiram se enraizar aqui em nosso país. Ele é conhecido como o Padroeiro da Linha dos Caboclos.

O seu dia da semana é a quinta- feira.

Cores de Oxóssi

As principais cores de Oxóssi são: verde, azul e azul – turquesa. Essas cores estão ligadas com as principais representações da natureza, da floresta, rios e mata, aos quais Oxóssi pertence.

Características das Filhas e Filhos de Oxóssi

São pessoas muito agradáveis e comunicativas. Estão na maioria das vezes de bom humor e são ótimas companhias. Adoram sair à noite, assim como a maioria dos caçadores. Quando em fúria, ferem profundamente com a palavra. Sabem o que desejam e não descansarão enquanto não conseguirem. Eles são guerreiros, lutadores, e é muito raro algo conseguir abatê-los, parece que a energia da vida flui facilmente para essas pessoas.

No relacionamento são extremamente dedicados e zelosos, e não admitem de forma alguma a traição, pois isso desperta sua fúria. Eles magoam-se facilmente, e se algum dia você perder a amizade de um filho de Oxóssi, saiba que será para sempre. Os filhos de Oxóssi não aceitam serem enganados de nenhuma forma. Eles também são ótimos trabalhadores, muito focados e determinados.

Sincretismo de Oxóssi

O sincretismo desse Orixá é com o São Sebastião. Esse Santo, tentou de diversas formas motivar a fé cristã dos prisioneiros torturados, mesmo ele fazendo parte do exército de perseguição romano, na época liderado pelo Imperador Diocleciano.

E foi essa bondade que o condenou à morte. São Sebastião foi intitulado traidor e ordenado a ser executado com flechadas, mas não morreu, então foi condenado ao espancamento e teve o seu corpo descartado no esgoto. Santa Luciana ao encontrá-lo, o limpou e sepultou.

Devido a façanha de suportar as várias flechadas, ele teve sua imagem sincretizada ao Orixá Oxóssi, que possui a flecha como um de seus símbolos mais conhecidos.

Vale também lembrar que na Bahia Oxóssi é sincretizado com São Jorge, Santo reconhecido pela força e garra, e por enfrentar tudo que venha pela frente.

Oração a Oxóssi

Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas!Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.

Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!

Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!

Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!

Oke Arô Oxóssi!

Saudação a Oxóssi

A saudação a Oxóssi é: Òké Aro!!! Arolé!

Significado: Salve ao Rei! É uma saudação ao que fala mais alto.

O Orixá Oxóssi, é senhor das matas, Rei dos homens Ketu, cheio de energia e não teme a morte, pois ele simplesmente não acredita em sua existência. Ele enxerga a vida como um ciclo eterno. Generoso e zeloso com seus filhos, ajuda a todos aqueles que querem lutar para manter sua família. Oxóssi é Orixá de felicidade e fartura, dá valor ao que é natural da vida e auxilia quem sabe como procurá-lo.

As Melhores Orientações Para Sua Vida Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

CONHECER CABALA DOS ODÚS

Tudo Sobre Oxóssi – Orixá do Conhecimento
4.8 (96.29%) 70 votes
Compartilhe!
Share

Você Também Pode Gostar De: