Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Iroko – O Orixá do Tempo

Tudo Sobre Iroko – O Orixá do Tempo

orixá iroko

Iroko é um dos Orixás mais antigos, ele representa o tempo e rege a Ancestralidade. Ele foi a primeira árvore plantada na terra, por onde desceram todos os Orixás, por este motivo ele é o líder de todos os espíritos das árvores sagradas.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Durante as reuniões dos Orixás, onde avaliam a humanidade e o desenvolver da Terra, Iroko está sempre presente, mas apenas observa e anota o que é concluído por eles, pois quem regerá o tempo de todos os acontecimentos será ele. Este Orixá, não costuma “baixar”nas giras, mas extremamente respeitado nos terreiros, este Orixá é quem direciona o início e o fim de todo ciclo.

Seu poder e fama abrangem diversas culturas, na Babilônia e Mesopotâmia ele é o Leão Alado Enki,  responsável pelos humanos deste o nascimento até o infinito espiritual, na cultura Maia ele é Viracocha e na Inca, Teotihacan, ambos responsáveis pelo início e fim de todas as coisas. Já na Grécia, ele surge como Chronos, o deus do espaço e tempo, e no Egito ele é o deus Anubis, aquele que guia a passagem sem fim do nascimento ao Vale da Morte.

Iroko é o protetor da natureza, dos animais e da ancestralidade, aqui no Brasil sua presença encontra-se na árvore Gameleira Branca, ou Figueira Branca, como respeito e sinal de sua energia, é de costume amarrar um ojá – fazer um laço com um tecido branco – em seu tronco.

Tanto no Candomblé, como na Umbanda, desrespeitar o nome de Iroko é o mesmo que blasfemar e difamar toda a sua ancestralidade, o seu sangue, as suas raízes e recusar a sua proteção divina.

História de Iroko

Índice do Conteúdo

No início de todos os tempos, os Orixás FunFun decidiram plantar um deles mesmo na Terra, Iroko, o Orixá da Árvore Sagrada. Sendo assim, os Orixás puderem descer com mais facilidade através da Árvore e começaram o trabalho de povoar a terra e dar toda a vida à ela.

Um belo dia, dois homens começaram uma terrível discussão próximo a Iroko, a qual envolveu até mesmo os Orixás, todos eles começaram a brigar, estavam presentes Oxalá, Exú, Xangô, Ogum, enfim, todos eles.

Os humanos não podiam ver a presença dos seres Divinos, no fervor da discussão, Exú soprou um pó, que ao toque do adarun transformou-se em raio, e este matou um dos homens que brigava e mais uma outra pessoa que assistia. Desta forma, o povo ficou aterrorizado e chegaram a conclusão que aquilo era “coisa feita”, magia negra.

Revoltados com a blasfêmia da humanidade, os Orixás começaram a devastar toda a vida na Terra, então, vendo tamanha barbaridade, Oxalá foi aé Olorum, pedir sua intercessão. Vendo toda aquela tristeza acontecendo, Olorum resolveu ajudar e parar com aquela aniquilação de seu povo, em sua misericórdia, ele chamou por Iroko e soprou sobre ele seu Efuru (o poder da vida). No mesmo instante, Iroko criou fortes raízes na Ayê (terra) e começou a crescer e crescer e quase atingiu o Orum (céu).

Com o descontrole do crescimento de Iroko, Olorum se viu obrigado a soprar o pó de Pemba, que fez surgir densas nuvens e encobriu a visão de Iroko, impedindo também seu crescimento, pois ninguém poderia olhar diretamente na face de Olorum. Após esse evento, Olorum pediu para chamar Oxalá, que havia envelhecido muitos anos de tanta tristeza em seu peito por ver seus filhos, suas criações, serem destruídas. Por amor e compaixão, ele pegou um galho do Iroko, o entregou a Oxalá e lhe disse: “- Meu filho, com este opaxorô sagrado você controlará o destino da humanidade, ande sempre com ele, este poder confere somente a você a decisão de como viverão os homens e mais ninguém poderá destruir a sua criação”.

Olorum abençoou Iroko por ter doado uma parte sua pelo bem da humanidade, e o prometeu que ele seria a maior Árvore Sagrada do mundo, e que nunca seria destruído, nem mesmo pelo Ibeji.

Foi por causa também deste acontecido que Exú recebeu o título do Senhor das Encruzilhadas.

Qualidade de Iroko

Iroko Olúwére – representa a energia do Orixá que habita a árvore de Iroko.

Oferenda para Iroko

Iroko aprecia os alimentos: carneiro, milho branco, farofa de dendê e ajabó.

Ajabó

Ingredientes: quiabo, 1 copo de mel e azeite doce.

Modo de preparo: corte os quiabos bem fininhos ou picados, tempere com o azeite doce e o mel, bata sempre com as mãos até se misturarem por completo e aparentar aspecto pastoso.

Dia de Iroko

Seu dia da semana é a terça-feira.

Cores de Iroko

Suas cores são: branco, cinza e verde.

Características das Filhas e Filhos de Iroko

Os filhos de Iroko são raros, e são pessoas apaixonadíssimas pela vida e por tudo que possuem, por isso se divertem ao máximo, sempre estão a procura de realizar os seus projetos e sonhos.

Eles são muito amigos e não medem esforços para ajudar quando necessário, às vezes aparentam ser muito turrões pois lhe desagrada qualquer assunto que eles caracterizam como perda de tempo. Adoram ir para a cozinha e preparar receitas, possuem também paixão por bebida, enfim, são pessoas que desfrutarão ao máximo de sua existência.

Mas, ao mesmo tempo que são excelentes companheiros e amigos, eles também podem ser os piores inimigos. Os filhos de Iroko não suportam a injustiça e perseguirão quem a cometeu até se sentirem vingados, torna-se muito difícil para eles perdoarem. O maior problema destas pessoas é a dificuldade de guardar um segredo.

Sincretismo de Iroko

Devido a sua ligação com a natureza, tanto com a mata e principalmente com os animais, Iroko tem seu sincretismo com São Francisco de Assis, ambos são considerados os Protetores dos Animais. Outra característica igual e fundamental entre os dois é a de respeitar o próximo e tratá-los como a si mesmo.

Oração ao Orixá Iroko

“Senhor do céu rosado
Senhor das tardes enigmáticas
Senhor das nuvens carregadas
Senhor do arco-íris !

Senhor das possibilidades
das vantagens e dos caminhos
do encantamento e da beleza
da alegria, da felicidade
e do tempo que tudo assiste e vê passar!

Senhor dos Senhores das Brumas
dissipe as nuvens dos meus caminhos

Poderoso Príncipe,
Invoque a força do tempo
Invoque a força dos ventos ao meu favor
Que a chuva me cubra de prosperidade
Que a sua coroa cubra o meu destino !

Poderoso Príncipe, pai do oculto,
Que eu seja o seu filho perdido
e bendito em suas graças!

Que a névoa que existe hoje em meus passos,
Com o tempo
Possa ser límpida amanhã !”

Saudação a Iroko

Irôko Issó! Eró! Irôko Kissilé! – Significado: Salve Grande Iroko! O Senhor de todas as Árvores!

Iroko, tem a sua energia contida nas maiores e mais frondosas árvores da Terra, elas presenciam quietas todos os acontecimentos e evoluções da humanidade, absorvendo sabedoria e emanando amor, e é assim que a essência de Iroko está presente em todos os lugares, tempo e espaço.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

 

4.9/5 - (54 votes)

Estamos Online