Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Ewá – A Orixá da sensibilidade e da vidência

Tudo Sobre Ewá – A Orixá da sensibilidade e da vidência

Orixá Ewá

Ewá ou Yewá é a Orixá da vidência e do sexto sentido. Ela é filha de Oxalá e Nanã, irmã de Oxumaré e Obaluaiê.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Conhecida por sua aparência exótica, Ewá é também símbolo da beleza e sensualidade, mas nunca se entregou a nenhum homem, se conservando casta e se tornando protetora de tudo que é virgem e puro, desde o ser humano até mesmo as florestas e rios.

Não confunda pureza com ingenuidade, pois essa Orixá é muito astuta e esperta, por isso não queira nunca despertar a sua ira. Às vezes é confundida com Oxumaré, assim ela costuma ser cultuada juntamente com seu irmão e os dois são responsáveis pela energia do arco-íris. Ela também possui a serpente como seu símbolo, só que em tamanho menor que a de Oxumaré.

Ewá é uma Orixá mais tradicional no Candomblé do que na Umbanda. Sua principal força vem da Nigéria, onde existe um rio com seu nome. Ela é regente da neblina e dos nevoeiros, e quem a desafia costuma se perder na vida e nunca mais consegue encontrar o seu caminho. Mulher guerreira e de grande sabedoria, Ewá não possui medo da morte e já a enganou diversas vezes. Algumas de suas lendas diz que ela habita também regiões de cemitério, onde se sente em paz e consegue se manter afastada de Ifá e de Xangô.

É de tradição também que ela suba somente na cabeça de mulheres, portanto ela se apresenta somente em filhos de santos femininos. Seus símbolos mais comuns são: o Ofá usado em guerra, o arpão, a cobra e a lira.

Leia Mais > Erês – Os intermediários dos Orixás

História de Ewá

Índice do Conteúdo

Ewá engana a morte

Conta uma das lendas de Ewá que um dia ela estava a beira do rio lavando roupas, as quais ela carrega em uma gigante gamela (igba), e notou que de longe vinha um homem correndo desesperado de algo. Se sentindo disposta a ajudá-lo, ela jogou as roupas no rio e o escondeu dentro de sua igba. Logo em seguida Ikú surgiu (a morte) e a perguntou se ela havia visto um homem, calmamente ela respondeu dizendo que ele havia descido o rio correndo, assim Ikú passou despercebido. Ao sair da igba o rapaz se apresentou como Ifá e se apaixonou perdidamente por Ewá, a levando embora consigo com a finalidade de desposá-la. Ela aprendeu com Ifá o dom da vidência, mas não se tornou sua mulher.

O ewó de Ewá

Certo dia Ewá estava a estender as roupas que havia lavado no rio quando de repente uma galinha surgiu e ciscou toda a terra em suas roupas lavadas. Tomada de ódio por ter que lavar tudo novamente, Ewá amaldiçoou a galinha deixando suas patas espalmadas e a condenando ter que ciscar o resto da vida.

Ewá aterroriza Xangô

Sabendo da beleza de Ewá, Xangô decide conquistá-la, a Orixá fugiu dele de todas as formas possíveis. Um dia Xangô estava a dançar em um dos territórios de Ewá, onde a neblina tomava conta de todo o local. Ela então foi caçoar de Xangô do modo como ele dançava e o perguntou se ele não notou onde estava a dançar, Xangô todo cheio de si disse que ele agiria como quisesse e onde desejasse.

Ewá deixou bem claro que ali ela era quem governava e saiu, levando consigo a névoa, então Xangô notou que ele estava em um cemitério, toda sua energia e alegria dissipou-se pois a única coisa que ele teme é a morte, então o Orixá saiu dali correndo no mesmo instante.

Oxumaré ajuda sua irmã

Nanã queria que sua filha Ewá se casasse com alguém poderoso, pois achava a jovem muito solitária e calada e ciente de sua fama por tamanha beleza ela sabia que Ewá poderia encontrar um bom partido. Mas a Orixá queria viver sozinha e se dedicar a sua função de equilíbrio e proteção de tudo que é puro e verdadeiro, decidiu então pedir ajuda de seu irmão Oxumaré. Então o Orixá serpente a levou para o seu lugar único, no final do arco íris, onde ninguém nunca chegou, nem nunca viu. Lá os dois passaram a viver juntos e Ewá se escondeu para sempre de Nanã e pôde fazer o que gosta, que é trazer a noite com seu adô.

Qualidades de Ewá

Ewá AwoSenhora dos jogos de Búzios. Está junto com Oya, Oxossi e Ossayn
Ewá BamioDona das pedras preciosas. Ligada a Ossayn
Ewá FagemySenhora dos arco íris. Ligada a Oxun e Oxalá
Ewá GyranSenhora dos raios solares. Ligada a Omulu, Oxossi e Oxum
Ewá GebeuyinSe transforma em serpente azulada nas tempestades. Ligada a Omulu, Oya e Oxum
Ewá SalamimSenhora guerreira e das matas, ligada a Yemanjá e a Odé.

Oferenda para Ewá

Lembrando que nunca se deve oferecer nada para a Orixá com galinha, pois esta é a sua quizila.

Adimu de Ewá

Ingredientes: feijão fradinho refogado, feijão preto refogado, milho de galinha cozido, batata doce picada e cozida, camarão seco, banana da terra picada e coco cozido e picado em cubos.

Materiais: Alguidar e vela branca.

Como montar: em um alguidar junte todos os ingredientes em pequenas quantidades e misture. Não se esqueça de colocar a vela branca ao lado e fazer as saudações necessárias à Orixá.

A Orixá prefere que a entrega das suas oferendas sejam a beira de lagos ou rios.

Dia de Ewá

O dia da semana de Ewá é a terça-feira e o dia de comemoração é 13 de dezembro,

Cores de Ewá

As cores de Ewá são bem femininas: coral, rosa e vermelho vivo.

Características das Filhas e Filhos de Ewá

Os filhos de Ewá possuem características bem distintas, sua beleza é exótica e seu temperamento é instável. Aparentemente são pessoas calmas e muito simpáticas, possuem uma natureza que as fazem encantadoras e de aspecto jovem e puro, mas como que repentinamente podem mudar de humor se mostrando ignorantes e arrogantes.

Dão valor ao que é belo fisicamente, por isso gostam de se vestir bem e com coisas caras. Se entregam facilmente as coisas belas e são facilmente influenciáveis, agindo conforme o ambiente onde frequentam ou gostariam de frequentar.

Sua atenção está inteiramente voltada a fatos e pessoas, por isso percebem facilmente pontos e detalhes em diversos tipos de ocasiões, os quais elas usam para se envolver ao meio que lhes interessem, toda essa vivacidade pode distraí-las de aspectos mais profundos o que faz delas pessoas desatentas e muitas vezes distraídas.

Sincretismo de Ewá

Ewá por seu poder de vidência é sincretizada com a Santa Luzia do catolicismo. Esta, conhecida como padroeira dos que possuem problema de visão. Santa Luzia também escolheu não se casar e entregou a sua vida ao que acreditava, a visão de ambas vai muito além do físico, elas conseguem enxergar os melhores caminhos da para a alma.

Oração ao Orixá Ewá

“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris.

Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade.

Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa princesa!

Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto!

Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã!

Que assim seja!

Rirô Ewá!”

Saudação a Ewá

Ri Rô Ewá! – Significado: Doce, branda Ewá!

Ewá é uma Orixá guerreira e de palavra firme, o que ela decide ou diz não há quem a faça mudar de ideia. O seu objetivo é proteger os que são puros e verdadeiros de coração e para compreender e se entregar totalmente ao seu ideal ela escolheu ficar sozinha e casta para sempre.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.6/5 - (8 votes)

Estamos Online