Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Descubra mais sobre os Guias Malandros na Umbanda

Descubra mais sobre os Guias Malandros na Umbanda

guias malandros

O Sagrado pelas energias dos excluídos, este é o significado dos Guias Malandros na Umbanda. Grande parte dessas entidades sofreram na verdade o preconceito racial, onde passaram a viver à margem da sociedade com limitações para crescerem e se desenvolverem na vida neste plano.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Totalmente focados na felicidade, eles viveram da forma que puderam, carregando em seu esteriótipo físico algo que na realidade não eram na maioria das vezes. O sorriso sarcástico no rosto era a forma de afastar as tristezas, pois lamentação não enche barriga, mas a fé no amanhã pode sim realizar diversos milagres, e era nisso que os Malandros acreditavam.

E foi por meio desse modo de enxergar as possibilidades e de saber lidar com as adversidades que esses espíritos ganharam força maior ao desencarnar, e passaram a ser respeitados e buscados como inspiração nos terreiros de Umbanda.

Os Malandros na Umbanda

Índice do Conteúdo

Não significa que o Malandro era santo, muitos realmente passaram alguns limites por conta do tipo de vida que levavam. Porém, ao desencarnaram muitos deles alcançaram um grau de espiritualidade muito elevado ao compreenderem melhor a forma de enxergar a vida. Alguns, somente aprimoraram o que já sabiam, outros tornaram-se conscientes da verdadeira Luz, mas todos eles que trabalham na Linha dos Malandros se dispuseram a auxiliar aqueles que se encontram perdidos ainda em nosso plano.

Essa Linha é muito especial, pois mostra a aceitação do que é Divino para com aqueles que buscam o conhecimento, e ao mesmo tempo expressa para a sociedade o valor que tem o preconceito: nenhum sequer.

A malandragem ensinou a esses espíritos uma forma de erradicar o mau humor, e um jeitinho especial de encarar qualquer tipo de adversidade, por isso eles passaram a ser grandes professores nas Giras.

Os Malandros não são tipos de Exú, como algumas pessoas imaginam, por isso ao se falar de Exú Malandro não se refere especificamente a esta Linha.

Considerados de uma regência bem mista, os Malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são de estrada -, podem aparecer também na Esquerda com regência de Exúcomo o famoso Zé Pilintra -, e ainda se apresentarem na cura, com uma fitinha branca em seu chapéu sendo regidos por Oxalá.

Esses Guias no Terreiro, são especialistas em curas, abrir caminhos, desmanchar magias ruins e proteção, por isso devem ser bem-tratados e levados a sério como qualquer outra entidade, pois são seres de Luz e mais elevados espiritualmente que nós.

As características do Malandro – Umbanda

De atitudes simples, muito fieis e justos, os Malandros não toleram mentiras e se alguém tenta de alguma forma enganá-los será facilmente desmascarado na frente de todos. Apreciadores de fumos, eles se apresentam no Terreiro vestidos elegantemente – tanto quanto gostavam durante a vida -, com suas camisas de seda ou listradas, chapéus de palha ou Panamá com detalhes em fita, alguns gostam de terno e usam sempre sapatos brancos ou bicolor.

Os movimentos que realizam que se assemelham a dança, na verdade é uma forma de limpar o ambiente de toda energia negativa presente. Seus passes e atendimento no geral é sempre alegre, realizado com um sorriso inspirador de quem conhece de perto a dor, mas que perdeu há muito tempo o medo dela.

Lembre-se de manter sempre seu peito aberto e espírito sincero nessas Giras, pois o único mal do Malandro, é amor demais por todos.

Frases – Malandro na Umbanda

As frases de Malandro são muito conhecidas, principalmente quando as que se tratam do Zé Pilintra, também conhecidas como frases de Zé Malandro, entre elas temos:

“Não desista enquanto você for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a vitória.”

“Malandro não pode se intimidar se o destino o derruba, mesmo sem ajuda, tem que se levantar.”

“Cuidado moço, quem tanto tenta derrubar os outros um dia cai e não levanta mais.”

Nomes comuns de Malandros na Umbanda

Nomes masculinos: Zé da Luz, Zé Pelintra, Zé Malandro, Zé do Coco, Camisa Preta, Sete Navalhas, entre outros.

Nomes femininos: Maria do Cais e Maria Navalha.

Oferendas aos Malandros

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

As oferendas mais apreciadas pelos Malandros são: rapadura, fumo de rolo, carne seca com abóbora, farofa de farinha de milho amarela com carne seca, cocada mole, doce de abóbora, carne seca com abóbora, coco e diversas frutas. O melhores pontos de força são as encruzilhadas, pés de coqueiros e morros.

Cores dos Malandros

Vermelho, preto e branco, usados aos pares.

Oração dos Malandros

” Salve Deus, Pai Criador de todo o Universo, Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho. Bendito seja o Senhor do Bonfim. Bendita seja a Imaculada Conceição. Salve Zé Pilintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade. Dai-nos Zé Pilintra, o sentimento suave que se chama misericórdia. Dai-nos o bom conselho. Dai-nos a proteção quando pederdes. Dai-nos o apoio, a instrução espiritual de que necessitamos para darmos aos nossos inimigos o amor e a misericórdia, que lhe devemos por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens sejam felizes na terra e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódios.

Tomai-nos, Zé Pilintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai nosso espírito, nossa alma, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá. Valei-me, Zé Pilintra, nesta necessidade, concedendo-me a raça de vosso auxílio junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que faço agora (faz-se o pedido).

E que Deus, nosso Senhor, em sua infinta misericórdia vos cubra de bênçãos e aumente a vossa luz e vossa força, para que mais possas espalhar sobre a Terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Ponto de Malandro na Umbanda

Ponto 1

“Tem um flagrante no morro
A policia vem ai
Malandro que é malandro
Se escondeu lá na figueira
Olha ele aí, olha ele aí.”

Ponto 2

“Vocês estão vendo
Aquela casa pequenina
Lá no alto da colina
É uma casa que tem amor
Aonde mora Zé Pilintra.”

Saudação aos Malandros

Salve os Malandros!

Felicidade é o que define a Linha dos Malandros na Umbanda, alegria que dá forças de compreensão, traz energias para lutar, e sabedoria para entender que não estamos aqui para desfilar, e sim para crescermos com as dificuldades e evoluirmos durante essa fase que chamamos de vida.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

5/5 - (3 votes)

Estamos Online