Início Espiritualidade A história do Carnaval – Onde surgiu essa tradição?

A história do Carnaval – Onde surgiu essa tradição?

0
9744
história do carnaval

Estamos em ritmo do Carnaval 2023 e temos que lembrar qual a verdadeira raiz desta data comemorativa. Quem nunca vestiu uma fantasia, ou nunca viu um bloco de Carnaval, não entenderá a magia desta data.

Saiba as Previsões para 2023 aqui!

Como esta festa se tornou mundialmente conhecida pela sua tradição aqui no Brasil, às vezes confundimos seu real surgimento como se ela fosse de uma cultura especificamente local. Mas o Carnaval está presente em diversos países do mundo e possui várias peculiaridades e razões para o seu culto.

A História do Carnaval

Índice do Conteúdo

Esta é uma festa muito antiga e tem sua origem pagã. Acredita-se que dois tipos de eventos tenham influenciado a origem do Carnaval. Ambos têm como características em comum a troca de papéis e status das pessoas na sociedade (fantasia) e a submissão a um poder maior, seja ele um rei ou deus.

Uma das festas acontecia na Mesopotâmia, no Templo do deus Marduk, o rei do local deveria perder sua autoridade por um dia e era açoitado em frente a estátua do deus para sempre se recordar de que ele era um servo e que deveria seguir a risca os desejos de uma divindade superior.

A segunda festa ocorria na Babilônia, um preso sentenciado a morte, tinha o direito de ser rei por 1 dia antes de sua execução, ele ficava detentor de todas as regalias, poderia até mesmo dormir com a  rainha e suas concubinas. Após este dia como líder, ele era executado.

A festa também está relacionada a orgias, devido aos bacanais que existiam na Grécia e em Roma para homenagear ao deus Bacco ou Dionísio, nestas festas o que importava era se embriagar e saciar os prazeres da carne. Todas estas comemorações mostram como surgiu o Carnaval e a sua condição de festa pagã.


Confira um resumo sobre a explicação do que é Carnaval:


Os links para a os artigos citados são:

Quando o Carnaval se tornou uma festa Cristã

Como as festas pagãs se espalhavam pelo mundo todo e principalmente pela Europa, a Igreja se viu na posição de tentar inibir este crescimento e a melhor saída era a de transformar o significado sobre o que é o Carnaval para algo religioso ao invés de acabar com a festividade de vez, pois isso poderia trazer indignação da população.

Primeiramente foram estabelecidas data e motivo: 40 dias de jejum de carne antes da Páscoa, que simbolizaria o respeito pelo sacrifício de Cristo para todos os homens, até a chegada da representação da sua ressurreição. O dia que marca o início da quaresma é a Quarta-Feira de Cinzas, onde os cristãos devem pensar em como a vida é passageira e frágil e que devemos buscar a paz espiritual e a conversão para que possamos ter “vida eterna” após a morte.

O feriado de Carnaval é a preparação para o longo período de abstinência de carne, o significado da palavra é derivado do latim carnis levale que quer dizer: retirar a carne.

Assim a Igreja Católica, contornou a definição do que é o Carnaval e apresentou ao mundo uma grande comemoração da cultura cristã.

História do Carnaval no Brasil

A festa de Carnaval surgiu no Brasil no século XIII com uma brincadeira portuguesa chamada entrudo, onde as pessoas atiravam ovos, farinha, água e tinta umas nas outras.

Durante o século XIX a população começou a trocar o entrudo pelos bailes com máscaras parisienses, que eram realizados em locais fechados e esta comemoração encantou a todos, mas eles só eram frequentados pela burguesia, ícones como o da Chiquinha Gonzaga começaram a surgir nesta época.

As pessoas com menores condições financeiras começaram a se organizar e a fazer uma festa a fantasia embalada pelo ritmo do samba e, no século XX surgiram as primeiras escolas. No ano de 1920 começaram os desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro, logo mais São Paulo entrou também na brincadeira. A região Nordeste faz a comemoração mais parecida com a portuguesa mantendo a tradição de sair pelas ruas, sendo com marchinhas, blocos ou como na Bahia com trio elétrico.

A Data do Carnaval

Primeiramente, precisamos descobrir o dia da Páscoa. Essa contagem é totalmente dependente da natureza, a Páscoa será sempre no primeiro domingo de Lua Cheia após o início do equinócio (depois de 21 de março). A data oficial de início do Carnaval são sete domingos antes da Páscoa.

A atual visão da Igreja Católica sobre a Quaresma

Após a posse do Papa Francisco e o real cenário de crises sociais e econômica que mundo tem enfrentado, a posição da Igreja referente a Quaresma foi modificada. Segundo própria declaração do Papa, a intenção deste período é a de que o homem se lembre da bondade de Deus e seu filho, se mostre fiel e tenha compaixão com o próximo.

Precisamos entender que após momentos difíceis sempre haverá um novo amanhã e ele deverá ser aguardado com muita fé e esperança, esse é o simbolismo da Páscoa. Estes são os pensamentos e dizeres de Francisco para que entendam o real ensinamento desta data:

“Quantos homens e mulheres têm fé mas dividem as tábuas da lei: ‘Sim, eu faço isso’. ‘Mas você dá esmolas?’. ‘Sim, sim, sempre mando um cheque para a Igreja’. ‘Ah, então tá. Mas na tua Igreja, na tua casa, com quem depende de você (filhos, avós, funcionários), você é generoso, é justo?’. Não se pode fazer ofertas à Igreja e pelas costas ser injusto com seus funcionários. Este é um pecado gravíssimo: usar Deus para cobrir a injustiça”.

“Não é somente deixar de comer carne sexta-feira, fazer alguma coisinha e depois, deixar aumentar o egoísmo, a exploração do próximo, a ignorância dos pobres”.

“O amor a Deus e o amor ao próximo são uma unidade e se você quer fazer penitência, real não formal, deves fazê-la diante de Deus e também com o teu irmão, com o próximo”.

“O verdadeiro jejum vem do coração. “- Papa Francisco

A magia do Carnaval está em sua tradição e em seu significado. É um momento de muita energia positiva seja lá qual for sua maneira de comemorá-lo, o importante é sempre lembrar que esta uma data de muito respeito com o próximo e de enchermos nosso coração de esperanças de que este ano será melhor.

Descubra quais as Previsões para sua vida neste ano!

4.5/5 - (42 votes)

Estamos Online