Início Espiritualidade Wicca Wicca – O que é Paganismo e Neopaganismo?

Wicca – O que é Paganismo e Neopaganismo?

neopaganismo e paganismo

A Wicca é uma religião de mistérios e veneração à natureza que tem como base de suas crenças os conceitos do Paganismo.

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

O termo amplo e geral conhecido hoje como Paganismo tem origem nas formas de espiritualidade panteístas, animistas, totêmicas, de bases xamanísticas e na maioria das vezes politeístas, centradas nas forças da natureza.

O Paganismo não pode ser considerado uma religião, mas sim o pilar central que engloba o modo de vida, os conceitos espirituais e filosóficos no qual todas as expressões religiosas focadas na natureza se apoiam e desenvolvem seus fundamentos. Assim, poderíamos dizer que qualquer religião centrada na Terra que não crê no Sagrado como forma transcendente e que não seja monoteísta é Pagã.

Os estudiosos subdividem o Paganismo da seguinte forma: PaleopaganismoMesopaganismo e Neopaganismo.

Paleopaganismo

Índice do Conteúdo

É o termo geral usado para as fés tribais intactas centradas na natureza e encontradas na antiga Europa, África, Ásia e Américas politeístas. O Paleopaganismo é praticamente inexistente nas sociedades urbanas modernas e somente é encontrado, talvez, em regiões distantes e intocadas pela presença e influência do homem contemporâneo.

Mesopaganismo

É usado para se referir a uma série de movimentos organizados e não-organizados que surgiram com o intuito de recriar e/ou reviver aquilo que seria o Paleopaganismo. Ele pode ser considerado um Paganismo intermediário, que engloba os elementos Pagãos que se mantiveram vivos até a Idade Média e influenciaram a Maçonaria, o Rosacrucianismo e a Teosofia, por exemplo. No entanto, tais tentativas não podem ser considerados Paganismo per se, pois foram fortemente influenciadas pelos conceitos, valores e práticas de muitas religiões monoteístas judaico-cristãs.

Neopaganismo

É a terminologia moderna corrente usada para uma variedade de movimentos, geralmente não organizados, iniciados desde a década de 60, com raízes antigas ou não. Nessa classificação de Paganismo estão inclusos todos os que tentaram criar, recriar, reviver ou continuar as práticas do Paganismo de diferentes culturas. Esta categoria de Paganismo inclui ideias e tentativas de eliminar os conceitos inapropriados, assim como as atitudes e práticas, das religiões e visões de mundo monoteístas, dualistas e ateístas.

Pode ser considerado um movimento iniciado pela sociedade contemporânea para restabelecer a adoração à natureza. Esta definição pode incluir qualquer tentativa, indo desde os movimentos reconstrucionistas até os grupos não reconstrucionistas como o Neodruidismo e a Wicca.

Assim, a Wicca é uma religião Neopagã, um nome alternativo dado à Bruxaria Moderna, que se inspira no Paganismo dos Antigos Povos da Europa e que se propõe a celebrar novamente a Deusa Mãe e os Antigos Deuses da natureza, criando e recriando os rituais das antigas culturas onde estas Deidades foram um dia celebradas.

A Wicca é o reavivamento e a sobrevivência moderna desta Antiga Religião baseada na Terra e suas manifestações. Suas raízes espirituais estão no neolítico e paleolítico europeu, tempo em que os povos primitivos cultuavam a Deusa Mãe como a grande criadora, nutridora e sustentadora da vida.

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

Rate this post

Estamos Online