Início Espiritualidade Cristianismo São Tomé – A incredulidade transforma-se em prova de ressurreição

São Tomé – A incredulidade transforma-se em prova de ressurreição

Santo Tomé

Dentre todos os Santos Apóstolos, São Tomé foi aquele que mais deixou o seu lado humano falar alto e duvidou de Jesus quando ele profetizou que ressuscitaria ao terceiro dia.

Mesmo diante da comprovação de seus companheiros, de que o Messias estava vivo, Tomé só acreditou após ver e tocar as marcas do sofrimento da crucificação em sua pele.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Isso não fez de São Tomé menos Santo, pois a partir daquele momento, após passar anos ao lado de Cristo em sua pregação, ele realmente compreendeu que os milagres de Deus está em tudo, e muitas vezes são invisíveis aos olhos.

Assim como São Tomé, nós também muitas vezes precisamos ver para acreditar, pois as dificuldades parecem tão grandes em alguns momentos que deixamos de crer muitas vezes que Deus olha por nós. Mas, o Senhor nos auxilia de diversas formas, enviando por exemplo os seus mensageiros para nos guiar. O Tarot dos Anjos é uma ferramenta de comunicação com o Divino, voltado exclusivamente para a orientação daqueles que creem nos Anjos de Deus, clique aqui e conheça mais.

A História de São Tomé

Índice do Conteúdo

Na Bíblia, a representação da palavra de Deus, podemos encontrar no Novo Testamento o aparecimento de Tomé 3 vezes.

São Tomé era um judeu da Galileia, não se sabe muito sobre sua vida antes do encontro com Jesus, mas pressupõe que ele possuía um irmão gêmeo, pois Tomé em grego significa Didymus que por sua vez representa gêmeos. Ele foi um dos escolhidos de Cristo, para segui-lo durante sua jornada de 3 anos com louvores a Deus Pai, tornou-se assim, um dos 12 Apóstolos e teve um papel muito importante em toda a história.

São Tomé é conhecido por duvidar da ressurreição, quando os outros apóstolos informaram que Cristo estava vivo, ele precisou ver, para acreditar. Sendo assim, Jesus surgiu em sua frente e o permitiu tocar suas cicatrizes, marcas da crucificação. Esta situação faz de São Tomé o Santo mais próximo de nossas características humanas, pois ele era cheio de dúvidas e como nós, quando passamos por dificuldades ou aflições, acabamos permitindo que a situação faça com que duvidemos em alguns momentos de nossa fé.

Esse fato ocorrido nos mostra que Deus é misericordioso e perdoa aqueles que se sentem fracos algumas vezes, mas que sabem reconhecer que erraram, e mais aventurados ainda aqueles que mesmo diante das maiores adversidades, em nenhum momento perde a sua fé.

Mas não foi somente na volta de Cristo dos mortos, que Tomé duvidou, em uma das passagens do Novo Testamento onde ele surge, há o seguinte acontecimento que resultou em um dos ensinamentos mais conhecidos de Jesus:

“Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 

Jesus Cristo: Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” – Jo 14:5-6

Após a ressurreição, São Tomé saiu pelo mundo a pregar o Evangelho, sendo ele o responsável por espalhar o conhecimento da Palavra na Índia. Neste local ele foi perseguido brutalmente e os hindus o prenderam e torturaram com lanças até a morte. Mas, sua ida a este continente não foi em vão, pois até hoje a comunidade onde ele esteve é adepta do Cristianismo, e segue os ensinamentos de Tomé, o atribuindo o título de mártir e responsável pela disseminação do Evangelho há mais de 2 mil anos.

O Milagre em meio a uma Tsunami em 2004

As pessoas locais contam que seus antecessores passaram a história de que São Tomé antes de falecer, colocou um poste em um ponto da comunidade – na Índia – e avisou para que eles conservassem aquele poste ali, pois as águas nunca passariam daquele ponto. Alguns anos depois, os adeptos do cristianismo ergueram atrás do poste uma Igreja com o nome de São Tomé. O fato curioso foi que em 2004 uma Tsunami terrível devastou dezenas de locais na Ásia, mas, a Igreja de São Tomé não foi atingida e a água parou no poste.

O choque para a região foi tamanho que mesmo as pessoas que não são adeptas a religião pararam de perseguir aqueles que possuem a fé em Cristo.

Oração de São Tomé

As Orações a São Tomé são para todos aqueles que se encontram em dúvida do seu destino, e que só acreditam na salvação por meio dos milagres e que precisam de alguma forma buscar auxílio para confortar a sua alma e alcançar a Graça com ajuda do Santo.

Oração 1

“Ó Apóstolo São Tomé,
experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus,
sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho,
e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa.
Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado,
na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste:
“Meu Senhor e meu Deus!”
Ó Espírito Santo, no dia de Pentecostes,
transformou-te num corajoso missionário de Cristo,
incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra.
Protege a tua Igreja, a mim e à minha família
e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria
para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo
é o único Salvador do Mundo,
ontem, hoje e sempre.
Amém.”

Oração 2

“Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que então vos disse: “Bem aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.

Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.
Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (pensar no que gostaria que fosse resolvido).
Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que assim seja.”

Novena de São Tomé

Oração Final

“Glorioso apóstolo São Tomé, que depois de haverdes duvidado da ressurreição de Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos nas chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que então disse: “Bem-aventurado os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito. Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento. Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento. Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, Apóstolo e Mártir (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas). Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Para encerrar, após a Oração, reze: 1 Credo, 1 Pai Nosso, 3 Aves Marias e 1 Glória ao Pai.

Inicie a Novena com os Salmos citados abaixo, cada qual para um determinado dia:

Primeiro Dia

Leia o Salmo 15

Segundo Dia

Leia o Salmo 20

Terceiro Dia

Leia o Salmo 23

Quarto Dia

Leia o Salmo 43

Quinto Dia

Leia o Salmo 53

Sexto Dia

Leia o Salmo 54

Sétimo Dia

Leia o Salmo 70

Oitavo Dia

Leia o Salmo 87

Nono Dia

Leia o Salmo 100

São Tomé foi um homem que aprendeu o valor de Cristo ao ver sua pregação, sua bondade e seu amor por todos. A partir de então, ele viajou pelo mundo para espalhar o conhecimento de tudo que viveu, viu e sentia através da bondade do Messias.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online