Início Espiritualidade Cristianismo Conheça mais sobre São Silvestre – Uma corrida pela fé

Conheça mais sobre São Silvestre – Uma corrida pela fé

Papa São Silvestre

Celebra-se em 31 de Dezembro o dia de São Silvestre, data a qual não é somente a maratona de atletismo, mas trata-se de São Silvestre, o Santo e Papa da igreja católica.

Saiba Mais >>> Jesus Cristo – a Promessa de Vida

Portanto, o nome que a corrida possui e o dia que ela acontece é em homenagem a quem foi São Silvestre. Aquele que auxilio a edificar a igreja depois de tempos de perseguição, sendo o 33º Papa da história do catolicismo, e tem sua suma importância: por ter a responsabilidade total de promover a paz, após o fim das perseguições contra cristãos.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

História de São Silvestre

Silvestre I, como já falado foi o 33º Papa da igreja católica entre os anos de 314 e 335, seu antecessor era Melquíades e após ele veio Marcos, cuja duração foi apenas de 8 meses e meio.

Nascido em Roma em 295 sempre sentiu sua missão cristã, por isso como Papa tinha o dever de organizar toda a vida da Igreja Católica, que estava perdida e bagunçada após o decreto do imperador Constantino que livrou todos os cristãos das perseguições, e decretou a liberdade para sentirem e se manifestarem a fé por Jesus Cristo.

Portanto Silvestre marca o fim da perseguição, embora todo o decreto não tenha colocado a Religião católica como oficial, pelo menos deu a liberdade para que todos pudessem testemunhar a fé nos cultos ou do jeito que acharem melhor: louvores, novenas, cantos, etc. São Silvestre aproveitou o tempo bom em que a igreja estava passando para constituir a paz entre todos.

Em 325 aconteceu o Primeiro Concílio de Niceia, cujo Silvestre não apareceu, o motivo é ainda debatido até hoje, provavelmente tudo indica que deve ser o seu estado de saúde, mas enviou homens fiéis para que pudessem representá-lo na reunião.

Durante todo seu papado foram construídas alguns dos primeiros monumentos cristãos, que até hoje fazem diferença para todos os cristãos e para a cultura do mundo no geral.

Os Anjos tem mensagens para você: descubra como eles podem te ajudar na sua vida diária. Clique Aqui e Descubra!

Curiosidades

  • Acredita-se que ele tinha o poder de ressuscitar os mortos, isso porque na igreja de Santa Croce tem uma pintura que o mostra ressuscitando dois romanos;
  • desde 1994 acontece no último dia do ano a corrida internacional de São Silvestre, que leva esse nome em homenagem ao Santo, e cujo o dia é o fechamento do calendário esportivo nacional;
  • no oriente São Silvestre também é conhecido pelo nome “Isapóstolo” que significa: homem igual aos apóstolos.

Oração de São Silvestre

Oração 1

“Ó São Silvestre, grande lutador em defesa da fé e dos humildes,
que desbarataste os infiéis seguidores de deuses pagãos,
que venceste as batalhas contra os mouros e contra os do islão,
que feriste e abrandaste o vosso coração emperdenido,
que em vida domaste serpentes venenosas, pítons e voadoras,
sê meu pastor.

São Silvestre, guardai-me dos perigos e defendei-me na fé,
que contra mim não haja feitiço, nem erva daninha,
nem pós e nem pedras que me peguem.
Livrai-me das insídias dos inimigos
que contra mim tramam à sombra, à treva,
com o vosso poder, todos ele virão, pedir-me perdão.
Pela glória da luz
Pela força das águas
Pela pureza do fogo
pelo canto do ar.
Que assim seja, assim será.
Amém”

Oração 2

“Valei-me Senhor São Silvestre, pelas três camisas que vestiste no ano 37. Mataste, feriste e abrandaste os corações dos Mouros e as bocas das serpentes. Assim eu abradarei o coração dos meus inimigos, que eles venham ajoelhar-se a meus pés porque Deus que é Deus, pode acabar com tudo que quiser. Eu trarei o coração de fulano debaixo de meu pé esquerdo.
Amém!”

Novena de São Silvestre

Rezar durante os 9 dias a Oração a seguir, após isso finalizar com um Pai-nosso, uma Ave-Maria, um Credo e o Salmo 23.

“São Silvestre, sua sabedoria e prudência sempre se destacaram em sua vida, por isso, estamos ajoelhados neste momento, pedindo-lhe que nos oriente, não deixando que nos falte nada. Que tenhamos saúde, paz, alegria, novas amizades, muito amor, que nos livre das angústias e nos afaste de qualquer perigo. São Silvestre, confiamos na sua fé e na sua santíssima crença em Deus. Rogai por nós!”

São Silvestre com sua personalidade de calma e paz, conseguiu superar cruéis imperadores e todo o período difícil do cristianismo, sendo essencial para propagar a paz na igreja e principalmente libertar todos aqueles que sofreram com uma linhagem de mais de 250 anos sobre perseguições. Não foi martirizado mas mereceu a canonização, por que nunca abandonou a igreja e muito menos agiu sem devoção, fé e generosidade.

Descubra o Salmo do dia de hoje!

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes