Início Espiritualidade Cristianismo São Luís Gonzaga – Padroeiro dos jovens e dos estudantes

São Luís Gonzaga – Padroeiro dos jovens e dos estudantes

Santo Luís Gonzaga

Celebra-se em 21 de Junho o dia de São Luís Gonzaga, considerado o padroeiro dos jovens e dos estudantes. Isso porque ainda criança ele se sentiu chamado para a vida cristã abandonando todos os títulos e riquezas para transformar sua própria vida em caridade e fé.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Gonzaga inspirou a vida de milhares de jovens com seus estudos, isso porque tinha tanta fé que alegrava por onde passava! Conheça o Santo que foi contra tudo e todos para seguir o chamado de Deus, abdicou sua riqueza e seu luxo como príncipe e hoje é como um dos Santos que nos acolhe como filhos e filhas na misericórdia de Deus.

Quem foi Luiz Gonzaga? Vida e Morte

Índice do Conteúdo

Na verdade, seu nome era Castiglione Delle Stiviere, nascido no dia 09 de Março de 1568 na Itália. Vindo de família nobre, era filho do príncipe chamado Ferrante Gonzaga, comandante do nobre exército imperial.

O desejo e vontade era que Castiglione seguisse os passos do pai, isto é, se tornar um soldado forte e reconhecido. Portando quando tinha apenas 5 anos de idade, já marchava e seguia o exército do pai, para assim poder se habituar com a frieza e a vida de militar. Mas por outro lado sua mãe lhe deu educação e uma sólida formação cristã, por isso Castiglione também frequentava os ambientes de grandes conceitos religiosos.

O chamado e a primeira comunhão

Quando fez apenas 10 anos, foi enviado à cidade de Florença para servir como pajem, e a partir desse momento se sentiu tocado fazendo um voto perpétuo de virgindade. Alguns anos se passaram e Castiglione conseguiu realizar seu sonho de estudar Filosofia na Universidade de Alcalá.

Estando com seus 14 anos, o menino recebeu sua primeira comunhão, ainda na Espanha, das mãos de um Santo chamado ” São Carlos Borromeu”. Castiglione se sentiu tocado pelo Santo, sentindo o chamado de Jesus em sua vida. Neste momento decidiu ingressar a Ordem dos Jesuítas.

O pai contra a decisão

Quando seu pai soube da notícia, ficou desesperado e o chamou de volta para Roma, tentou de tudo para mudar o caminho de Castiglione, mas não teve jeito, o filho estava decidido e nada mudava sua ideia.

Assim, logo após assumir o nome de Luís Gonzaga, renunciou seu título de nobreza. Seu mestre foi São Roberto Belarmino.

Sabiamente, nesta mesma época, dizia:

“Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fétidas”

Vida e morte de São Luís Gonzaga

Por ser jovem e tão cedo entrar para a fé, logo Luiz Gonzaga se tornou modelo para todos os jovens, que encontraram nele uma forma de vida com sentido concreto. Conhecer a Deus e as suas obras é se autoconhecer e tomar para si um amor profundo. Por essa sua influência, ele foi homenageado na cidade de Coimbra, onde também estudou, com uma estátua, se tornando exemplo de pureza e fé verdadeira.

São Luiz precisou ir para Roma, e foi chegando lá que se deparou com muitas vítimas de uma doença contagiosa, chamada tifo. Depois de muito tempo cuidando dos doentes, ele próprio contraiu e veio a falecer. Foi no dia 21 de Junho de 1591 que São Luís Gonzaga faleceu, aos 23 anos de idade e em prol da ajuda ao próximo.

Oração de São Luís Gonzaga

Oração 1

“Ó São Luís, adornado de angélicos costumes, eu, vosso(a) indigníssimo(a) devoto(a), vos recomendo singularmente a castidade de minha alma e de meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza que intercedais por mim ante o Cordeiro Imaculado, Jesus Cristo, e sua Santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e que me preserveis de todo pecado grave.

Não permitais que eu me manche com alguma nódoa de impureza, mas, quando me virdes em tentação, ou perigo de pecar, afastai de meu coração todos os pensamentos e afetos imundos e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprimi profundamente em meu coração o sentimento do santo temor de Deus; abrasando-me no amor divino, fazei que, imitando-vos na terra, mereça convosco gozar a Deus no céu. Amém.”

Novena de São Luís Gonzaga

Reze a oração abaixo durante nove dias, finalizando com 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Credo.

“São Luís Gonzaga, que vivestes a vossa juventude, buscando agradar a Deus e ao próximo, através de uma vida de castidade e pureza de coração, olhai para a nossa juventude e conservai nela os sentimentos de nobreza de alma, que sempre animaram a nossa vida. Que os jovens sempre encontrem o caminho da verdade e do bem, seguindo os apelos de Deus, vivendo com alegria a entrega de sua vocação. Sede para eles, o modelo de seguidor de Cristo, no amor total e exclusivo, em favor de seu Reino. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.”

Que São Luís Gonzaga possa entrar em nossas casas, corações e pensamentos para que percebamos o quanto a fé nos leva para um caminho de compaixão e sentimentos verdadeiros. Se você procura por respostas e iluminações em sua vida, encontre essa energia também com a ajuda do Tarot dos Anjos, onde esses Seres de Luz te instruirão sobre os melhores caminhos.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online