Início Espiritualidade Cristianismo São João Bosco – Exemplo de generosidade, sabedoria e devoção

São João Bosco – Exemplo de generosidade, sabedoria e devoção

Dom João Bosco

Celebra-se em 31 de Janeiro o dia de São João Bosco, muito importante em toda a história e nomeado como Pai e Mestre da Juventude.

Padre e educador, dedicou sua vida para criar o sistema de educação, dedicando cada minuto também no desenvolvimento da religião e na liberdade da igreja católica para expressar-se.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Foi beatificado e hoje é reconhecido pelos seus esforços e por tudo que buscou para beneficiar e evoluir a fé cristã.

História de Dom Bosco

Índice do Conteúdo

A vida de Dom Bosco e principalmente sua infância não tiveram momentos fáceis, nascido em 16 de agosto de 1815 na Itália, em uma família muito simples e com pais camponeses e analfabetos, apenas com 2 anos de idade perdeu o pai, e por este motivo sua infância e juventude passaram a ser repletas de dificuldades. Mas mesmo em meio a tantos desafios nunca desistiu do seu sonho de estudar, e por isso trabalhou como sapateiro, alfaiate, ferreiro, carpinteiro e chegou a mendigar diversas vezes para conseguir continuar estudando.

Sua mãe mesmo na simplicidade do analfabetismo, era cheia de sabedoria e fé, sendo a figura principal de apoio para João Bosco. Ela o ensinava sobre o amor de Deus e toda a ética cristã, e isso era total incentivo para que o pequeno menino não desistisse e superasse todas as dificuldades se apoiando em Alguém Maior, Aquele que é o Pai de todos.


Crie harmonia e equilíbrio para sua vida através de uma conexão única com os anjos!

>>> Clique Aqui <&lt;<


Inspirações únicas

João se sentia chamado por Deus, e por onde passava conseguia enxergar a realidade difícil de muitas crianças, que como ele vieram do campo sem muitas oportunidades. E por isso, a maioria delas acabavam na criminalidade, passando fome ou sendo exploradas. João vendo tudo isso, sempre que podia chamava a todos para apresentar performance de teatro, novas músicas, mágicas e logo depois falava sobre Deus e de como era grande o Seu amor.

Sua dedicação ficou conhecida em toda cidade, e João Bosco dizia com toda sua fé:

“Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles.”

Finalmente, a missão se cumpriu! Padre Dom Bosco

Depois de tanta dedicação, com 20 anos ele ingressou para o seminário, mas só se tornou padre seis anos depois quando passou a ser chamado de Dom Bosco. E assim completou a sua missão, saindo nas ruas evangelizando e ensinando a todos a ter fé para encontrar a superação.

Alguns anos depois lutou para montar uma associação religiosa, mas contudo por causa do Estado e Igreja que estavam em disputas, não conseguiu concretizar a ideia, e por isso ele se moldou as condições do governo e criou uma associação de cidadãos que se dedicavam às atividades educativas.

Assim conseguiu um terreno em Turim e mudou-se para lá com o objetivo de oferecer moradia, segurança e diversão aos que necessitavam. O local foi chamado de Oratório São Francisco de Sales.

Converse com um dos nossos consultores e receba conselhos exclusivos através dos salmos bíblicos! Clique Aqui.

Salesianos e Salesianas

Vendo a grande obra e os frutos desse trabalho, muitas pessoas se juntaram para ajudar o lugar. E assim Dom Bosco deu o nome de Salesianos para aqueles que fizeram votos de religiosidade, castidade, pobreza e obediência, e que tinham como missão cuidar dos meninos. E por fim surgiram as Salesianas, começando com Maria Mazzarello e sua amiga Petronilla, onde foi fundado até mesmo oficinas de costura. Por isso Dom Bosco posteriormente também fundou o Instituto das filhas de Maria Auxiliadora, vale ressaltar que esse nome foi dado por causa de São Francisco, aquele que dedicou a vida para tratar com dignidade todas as vidas.

Os resultados foram tão grandes, que toda a obra não se conteve apenas na Itália, mas foram enviados os primeiros Salesianos para a América do Sul e em seguida para o Brasil.

Morte de São João Bosco

Aos seus 72 anos, no dia 31 de Janeiro de 1888 ocorreu sua morte. Com tantos atributos e com o coração tão grande, o Papa Pio XI canonizou-o entregando diversos títulos, entre eles:

  • Santo Mestre;
  • Santo Dom Bosco;
  • Pai da Juventude;
  • Senhor da sabedoria pedagógica.

Medalha de Dom Bosco

Aqueles que usam uma medalha milagrosa de Dom Bosco, significa que possuem um grande amor e dedicação a juventude, e principalmente que valorizam a esperança por um mundo melhor, com pensamentos fiéis, justos para todos e harmoniosos.

Frases de São João Bosco

” Se quiserem que suas vidas sejam alegres e tranquilas, procurem viver na graça de Deus.”

“Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietação e matam a espontaneidade.”

“Não peça a Deus uma mulher até que não comproves à Deus que és um homem digno.”

Representação de Dom Bosco

A batina preta

Significa que é um Sacerdote católico ordenado.

O colarinho branco

Se coloca no papel de servo.

Mãos cruzadas sobre a mesa

Espírito de oração e devoção para com Deus.

O livro aberto

Ensinamentos e sabedoria.

Crianças e adolescentes

Todas as crianças e adolescentes recebendo a oportunidade de salvação.

O olhar

Aquele que consegue enxergar qualquer dor das crianças e adolescentes.

Oração de Dom Bosco

Oração 1

“Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente… (pequena pausa para pedir a graça que se deseja).

Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Amém.”

Oração 2

“Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Amém!”

Novena de São João Bosco

Reze a oração inicial abaixo durante os 9 dias, e após isso termine com um Pai-Nosso e Glória.

Oração Inicial

“Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

São João Bosco, rogai por nós!”

Que assim como João Bosco, possamos nos doar  para aqueles que precisam de nossa ajuda, fazendo desse ato não uma obrigação, mas um exercício de amor e fé ao próximo.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online